Os 20 melhores aplicativos para aprender a falar inglês

Imagem do autor Kelen Vargas
Kelen Vargas
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
11/07/2019 42.600 visualizações comentarios

A globalização exige cada vez mais que saibamos um segundo ou até mesmo terceiro idioma, mas essencial mesmo é o inglês. Elaboramos aqui no Blog da Cissa uma lista com os melhores aplicativos para aprender inglês no sistema Android e iOS.

Separamos opções de aplicativos bem avaliados pelos usuários nas plataformas do Google Play e App Store. Que comportam métodos e funcionalidades aprimorados para ajudar você a aprender de uma vez por todas a língua inglesa.

Blog Smartphones Apple

O aprendizado de um idioma requer metodologias que funcionam, tempo bem alocado e muita motivação em toda a caminhada — e se tem algo que estes aplicativos conseguem fazer é motivar seus usuários para aprender inglês, seja por meio de conteúdo de qualidade surpreendente, gamificação ou interação com outros usuários.

A seguir você encontra diversas opções, com diferentes formas de ensinar inglês, você pode escolher aquele(s) que melhor atender ao que você procura, desde escrita, conversação, pronúncia, enfim, tudo o que você precisa para ficar fluente no inglês.

Veja também:
→ Melhores Aplicativos do Mês
→ Melhores Aplicativos para Reservas e Hospedagens
→ Melhores Aplicativos de Transporte

 Melhores apps para falar inglês

1. Duolingo

Um dos mais populares e eficientes aplicativos para aprender inglês, o Duolingo já ganha espaço abrindo a nossa lista de melhores apps para falar inglês. Este aplicativo, de certa forma, revolucionou o mundo do aprendizado de inglês e praticamente qualquer outro grande idioma na face da terra.

Os principais diferenciais do Duolingo para aprender inglês são sua gratuidade e ausência até mesmo de anúncios e também a forma como se aprende no aplicativo. Algo já muito utilizado com idiomas vem forte no aplicativo, a gamificação. Você aprende inglês como se estivesse em um joguinho, perde uma vida quando erra e ganha pontos quando acerta. Ganha medalhas e tudo mais.

Duolingo

As lições têm uma sequenciação bem estruturada e que funciona, além de ser dividida por assuntos ou áreas de conhecimento.

Algumas das principais características do app que vale a pena destacar, segundo os desenvolvedores:

- Funciona! 34 horas de Duolingo = 1 semestre universitário de aulas de idiomas. Ensino de nível universitário sem mensalidade;
- É científico. Analisamos e medimos cientificamente como milhões de pessoas aprendem no Duolingo. Com o tempo, o processo de aprendizagem melhora através da inteligência artificial;
- Um aplicativo para aprender inglês 100% grátis e eficaz.

Google PlayApple Store

 2. Babbel

Uma empresa mega famosa no mundo dos idiomas e que hoje em dia faz marketing com um poliglota ou “camaleão dos idiomas”, provavelmente você que aprende inglês na internet já viu o rapaz desenrolando a língua em diversos idiomas.

E ele representa a Babbel que é uma empresa fortíssima, que recentemente tem investido pesado em seu software para melhoramento do aprendizado de idiomas, e por ter tido investimentos recentes, está sempre atualizada com temas fresquinhos.Também possui treinamento de pronúncia através de reconhecimento inteligente de voz.

Babbel

Neste aplicativo para falar inglês as funcionalidades são muitas e todas formam um plano 100% eficaz para aprender de uma vez por todas a falar inglês. Segundo os desenvolvedores da plataforma, seguem-se algumas características principais:

- Acesso a todo o conteúdo dos 14 cursos da Babbel: curso de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, português do Brasil, sueco, turco, polonês, holandês, dinamarquês, norueguês e indonésio;
- Para todos os níveis: básico (principiante), intermediário, avançado;
- Curso de inglês para negócios, cursos de francês para refrescar a gramática, cursos de espanhol para viagem.
- Sistema de revisão que ajuda a memorizar o conteúdo aprendido.

Google PlayApple Store

3. Tandem

Outro excelente aplicativo para aprender inglês é o Tandem, este conta com uma comunidade com mais de 2 milhões de integrantes espalhados pelo mundo, com direito a chat privado para aprimorar o aprendizado e tutores profissionais para acelerar o progresso.

Longe de ser apenas, permite que estude tanto online como offline, oferecendo mais de 150 línguas para que você possa conhecer, aprender e se divertir. Esse é um jeito muito mais legal e gostoso de aprender do que estar preso dentro de salas de aula. Teste e comprove agora mesmo.

Tandem

Este é um aplicativo de aprender inglês gratuito, mas oferece a possibilidade de pagar um valor para ser Pro e ter certas regalias, incluindo traduções ilimitadas. Mas se você não quiser pagar, a versão gratuita do app já oferece uma imensidão de conteúdos e métodos inteligentes e dinâmicos de fazer você falar de vez a língua inglesa.

As funcionalidades deste app, segundo os desenvolvedores da plataforma, incluem:

- Fale com o mundo todo em qualquer língua;
- Tutores Nativos - Você pode ter um professor online experiente, nativo e fluente;
- Gramática e corretor de texto - Dicas de gramática para ajudar você a aprender;
- Tradutor - não sabe traduzir uma palavra? A comunidade Também te ajuda;
- Recursos - Chamadas de Áudio, salas de bate-papo, chamadas de vídeo, mensagens com fotos e muito mais!

Google PlayApple Store

4. HelloTalk

Para você que quer aprender a falar inglês de uma forma divertida e dinâmica, sem que precise entrar naquele monótono e desanimador ambiente de estudos, o aplicativo HelloTalk poderá lhe ser bastante útil.

Nele, ao contrário de lições e todo aquele climão de didática, você irá entrar em uma espécie de rede social, onde poderá trocar conversas e informações com outros usuários espalhados ao redor do mundo. 

HelloTalk

São mais de 100 idiomas, disponíveis para você escolher e aprender, os seus professores serão nativos ao redor do mundo todo, e os métodos são super eficazes, sem perder a forma dinâmica e ainda ser fácil - para que você não encontre obstáculos na hora de aprender inglês com o HelloTalk.

Existe forma mais gostosa de aprender uma língua do que conversar com alguém que é nativo e fluente? Do mesmo modo que você aprende, você também poderá ensinar. É muito legal e prático!

Google PlayApple Store

5. LinguaLeo

Com o Lingualeo você aprende inglês de forma dinâmica, junto a  elementos de gamificação, o conteúdo torna-se mais fácil para aprendizagem e quando você vê, já aprendeu.

Logo que foi lançado, o app LinguaLeo visava atender mais o público infantil, mas acabou cativando o público adulto e hoje é um dos aplicativos mais interessantes para aprender a língua inglesa.

Os recursos deste app para aprender inglês inclui exercícios de leitura, escrita e gramática; dicionário e vídeos com legenda em inglês. Tudo combinado a uma interface clara, simples e super interativa.

Lingualeo

Um ponto bem interessante do aplicativo LinguaLeo é que o mesmo realiza um teste para avaliar em que nível o usuário se encontra, isso antes de começar a utilizar as funções do app, de modo que, com o teste, as atividades propostas serão de acordo e partirão com o conhecimento atual da pessoa.

Este aplicativo para falar inglês deve ser configurado com dados precisos daquele que deseja aprender, incluindo  a idade, tempo diário que dispõe para estudar e quais os assuntos de seu interesse, por exemplo. Assim a plataforma se adequa ao seu modo e oferece uma prática certeira para aprender inglês.

A maior parte dos conteúdos são gratuitos, outra parte é paga.

Google PlayApple Store

6. Learn English Grammar

Este aplicativo é indicado para quem busca aprimorar a sua gramática no inglês, possui duas versões: uma para o inglês britânico e outra para o americano. Deste modo você pode usar a versão do app que mais lhe interessa.

O  aplicativo é totalmente otimizado para atender aos mais diferentes públicos, oferecendo uma forma eficaz de aprender inglês para quem assim desejar. Para tanto, o app está disponível em inglês, japonês, espanhol e chinês tradicional e simplificado.

Learn English Grammar

O aplicativo Learn English Grammar oferece quatro graus de dificuldade, assim atende desde iniciantes na língua inglesa, até quem se encontra em um nível mais avançado. Para tanto, oferece centenas de exercícios para você aprender e aprimorar o seu inglês.

No app, é possível realizar provas para testar como estão seus conhecimentos e também acompanhar o seu desempenho na atividades e evolução na qualidade do seu inglês. O Learn English Grammar é uma aplicativo gratuito para aprender inglês.

Google PlayApple Store

7. Hello English

Esqueça a velha e tradicional rotina de frequentar aulas e cursos presenciais para aprender inglês, o Hello English oferece um jeito muito mais legal e dinâmico.

Na plataforma do Hello English você aprenderá a falar, escrever e ouvir inglês. É totalmente gratuito e já é utilizado por mais de 24 milhões de usuários ao redor do mundo. Nele você começará a aprender através da sua própria língua, levando-o a imersão conforme a progressão ocorre.

Hello English

Além de aulas, conte com jogos e inúmeras outras ferramentas complementares que auxiliarão na sua rotina e aprendizado, deixando-a muito mais divertida e prazerosa.

Algumas das principais características do app, segundo os desenvolvedores da plataforma, incluem:

-  300 lições interativas: lições interativas 100% gratuitas com conversação em inglês, tópicos gramaticais, vocabulários e mais. Todas as lições também funcionam offline!
- Jogos Interativos: Sobre Leitura, tradução, soletração, gramática, vocabulário. Com resultados imediatos e dicas de gramática;
- Pratique usando notícias diárias: Aprenda com as últimas notícias, artigos, clipes de áudio e vídeo e e-books;
- Dicionário com 10.000 palavras: Aprenda novas palavras e escute suas pronúncias.

Google PlayApple Store

8. Cambly

Que tal ter aulas de inglês online com base na conversação com nativos? Esta é a proposta principal do aplicativo Cambly, com o intuito de fazer você aprender a falar inglês de forma correto, para tal, quem melhor que um nativo para te ensinar?

O Cambly é um app para aprender inglês que além de ensinar na prática, ainda é ótimo para quem quer socializar e de quebra, aprender coisas novas de diversas partes do mundo.

Cambly

Com o aplicativo de aprender inglês Cambly você pode praticar com estrangeiros de vários lugares do mundo - através de aulas de inglês por vídeo chamadas com professores nativos do Canadá, EUA, Inglaterra e Austrália.

O Cambly oferece uma forma divertida, eficaz e super fácil de aprender inglês. Depois de criar sua conta, basta escolher um orientador que esteja online e partir para a conversação!

O app não é totalmente grátis, você consegue contratar planos por minutos, de 15, 30, 60 ou 120 minutos.

9. Voxy

Com o Voxy você aprende inglês com músicas, leitura de notícias e troca de imagens - métodos dinâmicos que colocam você em contato direto com a língua, de forma divertida e em tempo real.

Este aplicativo para aprender inglês oferece um aprendizado totalmente personalizado, que se adapta às necessidades individuais de seus alunos e funcionários em tempo real. Não por menos, a plataforma já conta com cerca de 3 milhões de usuários em 21 países.

Voxy

Os ensinamentos do Voxy são de fato relevantes, sem frase soltas e sem relevância, este app para aprender inglês oferece um conteúdo real em inglês que é atualizado diariamente, por meio de uma eficiente metodologia e tecnologia.

No aplicativo você aprende inglês com sons, textos com fotos e tradutor. Você ainda pode optar por interpretar e traduzir os textos lidos, destes logo o resultado é mostrado e você pode saber seu desempenho, bem aprimorar os aprendizados que se seguem na plataforma.

Google PlayApple Store

10. Italki

Um ótimo aplicativo para aprender idiomas, o Italki é uma plataforma que  conecta alunos e professores ao redor do mundo.

Com um método prático, inteligente e eficaz, o Italki oferece mais de 130 idiomas para você escolher. Você como usuário escolhe o idioma que deseja aprender e paga por aula, e então tem acesso a nativos que irão mostrar cenários da vida real à você, tornando às aulas muito mais eficientes, interativas e fazendo você aprender inglês ao mesmo tempo que aprende novas coisas de países distantes do seu.

italki

Você escolhe quando e onde é hora de aprender inglês, os métodos de aprendizagem incluem falar, ler, escrever, ouvir e terminologias de vários setores. Você tem a sua disposição um currículo sistemático, tal como a possibilidade de um método personalizado apenas para você.

Aprenda novos idiomas, ao mesmo tempo em que descobre coisas novas sobre culturas diferentes, compartilhe conteúdos e ainda faça novas amizades e amplie sua rede de contatos com o Italki.

Google PlayApple Store

11. Busuu

O Busuu é muito bem conhecido também pelos amantes de idiomas ou aprendizes de inglês aqui no Brasil. É dividido em várias unidades, cerca de 150, com o intuito de ensinar as 3.000 palavras mais importantes de qualquer idioma cadastrado, e assim dar bases sólidas para o falante evoluir em suas habilidades. 

A gamificação também se faz presente aqui como não poderia faltar, e não só em um, mas nos 11 idiomas que você pode aprender através da plataforma.

Busuu

Assim como no Duolingo, aqui você aprende a falar, escrever, ouvir e ler. As quatro habilidades básicas são trabalhadas. O único ponto negativo dele talvez seja a necessidade de pagar por lições na medida que o aprendiz avança, mas vale a pena testar.

Algumas das principais características e funcionalidades do app Busuu, segundo os desenvolvedores da plataforma incluem:

- Educação internacional, seja você iniciante ou avançado, torne-se fluente em: espanhol, inglês, alemão, francês, italiano, japonês, português, polonês, chinês, russo, árabe ou turco.
- Sem internet? Sem problemas! Você pode usar nosso aplicativo móvel offline.
- Lições personalizadas para as suas habilidades
-  Pratique com pessoas fluentes que lhe ajudarão com exercícios e conhecimentos de expressões.
- Teste sua aprendizagem das lições com questionários divertido, exercícios de compreensão e jogos de vocabulário.

Google PlayApple Store

12. Lingbe

Aprender um idioma estrangeiro não requer apenas entrar em um curso e praticar as aulas. Se você não tiver motivação o suficiente para literalmente imergir em outras dimensões, é certo de que tudo será jogado fora.

O Lingbe leva você diante desta intensidade tão necessária. Nele, o método de ensino é feito com outros usuários, geralmente nativos e fluentes daquela localidade.

Lingbe

Você poderá utilizar tanto chat bate-papo, como chamadas telefônicas, colocando-o em uma situação bastante peculiar, como se realmente estivesse em território hostil precisando transmitir a comunicação. Além disso, é uma maneira bastante divertida e prazerosa de se aprender.

Algumas das principais características do app, segundo os desenvolvedores da plataforma, incluem:

- Resposta imediata, sem tempo de espera, basta pressionar o botão de chamada e começar a praticar línguas com falantes nativos;
-  Praticar a qualquer momento e em qualquer lugar - melhorar a sua fluência em línguas nunca foi tão confortável;
- Social - conhecer pessoas e fazer novos amigos, aprender línguas enquanto compartilha suas paixões e interesses. Companheiros para ajudá-lo a melhorar sua pronúncia.
- Recompensas - ajudar os outros a praticar o idioma para subir de nível mais rápido, obter o tempo de prática para falar línguas e desbloquear recompensas exclusivas.

Google PlayApple Store

13. Rosetta Stone

Rosetta Stone historicamente se refere a uma pedra de verdade, com textos esculpidos em três scripts diferentes para entendimento de todos, escrita em aproximadamente 196 A.C. e encontrada no ano de 1799. 

Isto já dá à Rosetta Stone a fama de organização completamente focada em idiomas e no entendimento do núcleo dos mesmos, empresa que também mantém o site Sharedtalk.com.

O aplicativo segue o modelo de flashcards, escrita e também reconhecimento de voz patenteado e muito eficiente. No Rosetta existe um custo, porém totalmente acessível perto das aclamadas escolas.

 Rosetta Stone

Além disso, conta com o mesmo nível de ensino, apesar de que a presença de um profissional jamais possa ser substituída por um aplicativo, mas acaba oferecendo melhor custo-benefício, levando-o a fluência da mesma maneira - basta se dedicar. 

No aplicativo Rosetta, você aprenderá um segundo idioma com a mesma eficiência que você aprendeu sua atual língua, através de um método intuitivo, imersivo, eficiente e divertido. Um dos destaques deste app é a tecnologia TrueAccent™, que escuta sua pronúncia para ajudar a refiná-la e deixar ainda mais autêntica.

As três principais características do app, segundo os desenvolvedores são:

- Pratique a pronúncia das palavras e leitura de histórias em voz alta com TruAccent®, a melhor tecnologia de reconhecimento de voz do mundo;
- Estude com o método de imersão Rosetta Stone. Aprenda a falar palavras, seguidas de frases e como iniciar conversas;
- Pratique um idioma off-line fazendo o download de todas as lições de sua língua de escolha. Aprenda espanhol, inglês, francês, italiano ou quaisquer outras de nossas línguas, aonde quer que você estiver no mundo com o Audio Companion.

Google PlayApple Store

14. 50Languages

Um aplicativo para aprender inglês com interface bem mais simplificada e séria do que os apps já mencionados na lista. Segue a mesma linha de lições por assunto, mas possui partes que são bem mais ligadas à língua pura em si, como alfabeto, números, livrinho de frases, opostos, jogo de vocabulário, etc.

É o aplicativo perfeito para começar a aprender inglês e depois deslanchar nos estudos, seja você autodidata ou aluno de escolas regulares.

50Languages

Um dos grandes atrativos deste aplicativo é a possibilidade de baixar os áudios e praticar sua audição do inglês no ônibus, no carro ou na fila do banco, por exemplo.

O aplicativo para aprender inglês  50Languages é de fato uma das melhores opções da lista e consegue atender a um imenso público, ao que a plataforma está disponível em mais de 50 idiomas e em aproximadamente 3000 combinações de línguas - por exemplo: alemão para inglês, inglês para espanhol, espanhol para chinês etc.

Google PlayApple Store

15. Innovative Language 101

A empresa Innovative também não é nada iniciante no campo do aprendizado de inglês e idiomas em geral, possui vasta experiência em um número considerável de línguas. 

Sua metodologia de ensino é muito parecida em alguns aspectos com os aplicativos mencionados anteriormente, mas este aplicativo para aprender inglês traz características únicas como aulas inteiras em áudio e vídeo para facilitar o aprendizado.

Innovative Language 101

Também possui mecanismos de gamificação, como reorganização de frases e premiações. Porém, um dos pontos mais interessantes talvez seria a ferramenta de leitura linha por linha, como se fosse um karaokê. 

A plataforma do app Innovative Language 101 separa algumas modalidades e funcionalidades possíveis de forma 100% gratuita:

- Receber aulas novas de áudio e vídeo todas as semanas para o resto da vida;
- Aprender offline baixando aulas para a Minha Biblioteca;
- Receber aulas diárias de vocabulário em seu e-mail;
- Alternar entre todos os seus dispositivos e computador sem perder progresso e muito mais!

Google PlayApple Store

16. Rocket Language

O aplicativo Rocket Language vai de encontro às aplicações desktop da instituição e continua acreditando na importância do treino de áudio com auxílio da parte escrita para memorização e aprendizado de inglês ou outros idiomas. 

Ao contrário de cursos de inglês, no aplicativo Rocket Language é você quem delimita o que quer aprender e quando quer aprender. O aplicativo só guia você pelas melhores formas de aprender.

Rocket Language

O aplicativo Rocket ensina inglês por prática de audição, completar lacunas e também reconhecimento de voz para a prática oral.

Além do inglês, você ainda pode escolher aprender espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, mandarim e muito mais!

Rocket Language é um aplicativo para aprender um novo idioma, mas mais do que isso, além de te ajudar a aprender uma nova língua, a plataforma ainda ensina o asso a passo sobre como a linguagem funciona e valiosas dicas culturais.

Google PlayApple Store

17. AnkiDroid

O mais conhecido aplicativo Android para aprender inglês por meio de repetição espaçada é o AnkiDroid. Um aplicativo simples mas que possui algoritmos potentes e bem fundamentados de memorização por trás de sua interface clean.

Um aplicativo ideal para manter o seus inglês tinindo, de um jeito divertido e que você pode realizar a qualquer momento.

O funcionamento dele é simples, possui mais de 6.000 decks pré-prontos, ou seja, mais de 6.000 montes de cartas com palavras feitos pelos idealizadores ou por usuários.

AnkiDroid

Para começar o processo de memorização das palavras em inglês, você escolhe qual deck quer estudar, por exemplo: Gardening tools, Office supplies, Groceries, etc.

Você estuda as palavras, e depois o software se encarrega de fazer a repetição espaçada com você até que você não esqueça mais da palavras que estudou.

Google PlayApple Store

18. Memrise

Depois de aprender um novo idioma é importante manter-se antenado e sempre praticando e, assim como o AnkiDroid, este é outro aplicativo que foca na memorização.

O Memrise é um app bem conhecido e que demonstra ter sido projetado com as melhores técnicas de memorização existentes. Seus algoritmos foram em grande parte construídos levando em consideração os resultados provenientes de um prêmio anual dado pela Memrise em conjunto com a University College London.

Memrise

Aqui você tem um aplicativo Android para aprender inglês de forma a respeitar a sua velocidade, e também as suas necessidades, sendo que você pode escolher centenas de temas, como inglês para negócios, TOEFL, IELTS, etc.

Suas características, segundo os próprios desenvolvedores incluem:

- Pessoas da vida real ajudando você a falar o idioma de verdade;
- Estude seus idiomas favoritos onde e quando quiser, mesmo quando estiver offline;
- Diversos jogos emocionantes para aprender e praticar: Revisão Rápida, Habilidades de Escuta, Palavras Difíceis, Revisão Clássica, dentre outros.

Google PlayApple Store

19. MosaLingua

Já pensou memorizar 600 palavras em 2 meses se esforçando por apenas 10 minutos por dia? Pois é exatamente isto que o aplicativo Android MosaLingua se propõe a te ajudar a fazer.

Foi desenvolvido por um grupo de poliglotas internacionais que sabem bem os desafios de se aprender um idioma, e muitas vezes com recursos limitados.

MosaLingua

O software contém mais de 3.000 palavras que vão do iniciante ao avançado, e permitem que você saiba 20% do idioma útil em 80% das conversas.

Falta de tempo não é mais desculpa para não aprender inglês, afinal de contas, o MosaLingua oferece uma plataforma eficaz e extremamente útil para quem quer aprender inglês, mas não tem muito tempo livre.

E não apenas inglês, o MosaLingua oferece recursos eficazes para te ajudar a aprender outros idiomas como espanhol, francês, italiano, alemão e russo. Torne-se um poliglota, sem precisar frequentar aulas monótonas em salas de aula.

Google PlayApple Store

20. English Pronunciation

E para reforçar ainda mais e deixar seu inglês 100% é necessário manter a pronúncia em dia, de modo a manter diálogos e conversações com nativos e manter-se à altura. 

Para que você esteja bem afiado em todos os aspectos da língua inglesa, trouxemos um bônus para você: um aplicativo com detalhamento dos sons do inglês americano. 

Aqui você aprende o inglês falado, a articulação e as peculiaridades da pronúncia inglesa.

English Pronunciation

Vogais curtas e longas como em dip e deep, o temido TH, vogais vocalizadas e não vocalizadas e muito mais. Você pode ver, por meio de gravuras, a posição da boca e língua ao pronunciar certos sons.

Este aplicativo para  treinamento de pronúncia em inglês oferece tópicos importantes e comuns de sofrerem equívocos por quem está começando, incluindo:

- vogais curtas;
- vogais longas;
- sons da vogal dupla;
- consoantes com voz;
- consoantes sem voz;
- outras consoantes;
- posições da boca e da língua ao pronunciar sons;
- sons com voz e sem voz.

Google Play

O que você achou dos aplicativos para aprender inglês? Você já utilizou outros que também funcionaram para seu estilo de aprendizagem?

Tell us about your experiences! ;)

Comentários