Os 15 melhores aplicativos para aprender a falar inglês

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
07/08/2015 38.356 visualizações comentarios

A globalização exige cada vez mais que saibamos um segundo ou até mesmo terceiro idioma, mas essencial mesmo é o inglês. Elaboramos aqui no Blog da Cissa uma lista com os 15 melhores aplicativos para aprender inglês no sistema Android e iOS.

O aprendizado de um idioma requer metodologias que funcionam, tempo bem alocado e muita motivação em toda a caminhada — e se tem algo que estes aplicativos conseguem fazer é motivar seus usuários para aprender inglês, seja por meio de conteúdo de qualidade surpreendente, gamificação ou interação com outros usuários.

Iniciantes

1. Hello English

Todos se perguntam se existe algum jeito mais legal e dinâmico de aprender uma nova língua do que a velha e tradicional rotina de frequentar aulas e cursos presenciais. A resposta para todas as dúvidas é o Hello English.

Nle você aprenderá a falar, escrever e ouvir inglês. É totalmente gratuito e já é utilizado por mais de 25 milhões de usuários ao redor do mundo. Nele você começará a aprender através da sua própria língua, levando-o a imersão conforme a progressão ocorre.

Hello English App Aprender Inglês

Além de aulas, conte com jogos e inúmeras outras ferramentas complementares que auxiliarão na sua rotina e aprendizado, deixando-a muito mais divertida e prazerosa.

Botão Google PlayBotão Apple Store

2. Lingbe

Aprender um idioma estrangeiro não requer apenas entrar em um curso e praticar as aulas. Se você não tiver motivação o suficiente para literalmente imergir em outras dimensões, é certo de que tudo será jogado fora.

Lingbe Aprender Inglês

O Lingbe leva você diante desta intensidade tão necessária. Nele, o método de ensino é feito com outros usuários, geralmente nativos e fluentes daquela localidade. Para isso, você poderá utilizar tanto chat bate-papo como chamadas telefônicas, colocando-o em uma situação bastante peculiar, como se realmente estivesse em território hostil precisando transmitir a comunicação. Além disso, é uma maneira bastante divertida e prazerosa de se aprender.

Botão Google PlayBotão Apple Store

3. Tandem

Outro excelente aplicativo para aprender inglês, apresentando mais ou menos a mesma mecânica que o HalloTalk proporciona. Conta com uma comunidade com mais de 2 milhões de integrantes espalhados pelo mundo, com direito a chat privado para aprimorar o aprendizado e tutores profissionais para acelerar o progresso.

Tandem Inglês

Longe de ser apenas, permite que estude tanto online como offline, oferecendo mais de 150 línguas para que você possa conhecer, aprender e se divertir. Esse é um jeito muito mais legal e gostoso de aprender do que estar preso dentro de salas de aula. Teste e comprove agora mesmo.

Botão Google PlayBotão Apple Store

4. HelloTalk

Para você que quer aprender a falar inglês de uma forma divertida e dinâmica, sem que precise entrar naquele monótono e desanimador ambiente de estudos, o aplicativo HelloTalk poderá lhe ser bastante útil.

HelloTalk

Nele, ao contrário de lições e todo aquele climão de didática, você irá entrar em uma espécie de rede social, onde poderá trocar conversas e informações com outros usuários espalhados ao redor do mundo. Existe forma mais gostosa de aprender uma língua do que conversar com alguém que é nativo e fluente? Do mesmo modo que você aprende, você também poderá ensinar. É muito legal e prático!

Botão Google PlayBotão Apple Store

5. Duolingo

Ao redigir esta lista, um fato já estava muito claro, a necessidade da presença do aplicativo Duolingo. Aplicativo este que, de certa forma, revolucionou o mundo do aprendizado de inglês e praticamente qualquer outro grande idioma na face da terra.

Os principais diferenciais do Duolingo para aprender inglês são sua gratuidade e ausência até mesmo de anúncios e também a forma como se aprende no aplicativo. Algo já muito utilizado com idiomas vem forte no aplicativo, a gamificação. Você aprende inglês como se estivesse em um joguinho, perde uma vida quando erra e ganha pontos quando acerta. Ganha medalhas e tudo mais.

Duolingo

As lições têm uma sequenciação bem estruturada e que funciona, além de ser dividida por assuntos ou áreas de conhecimento.

Botão Google PlayBotão Apple Store

6. Busuu

O Busuu é muito bem conhecido também pelos amantes de idiomas ou aprendizes de inglês aqui no Brasil. É dividido em várias unidades, cerca de 150, com o intuito de ensinar as 3.000 palavras mais importantes de qualquer idioma cadastrado, e assim dar bases sólidas para o falante evoluir em suas habilidades. A gamificação também se faz presente aqui como não poderia faltar, e não só em um, mas nos 11 idiomas que você pode aprender através da plataforma.

Busuu

Assim como no Duolingo, aqui você aprende a falar, escrever, ouvir e ler. As quatro habilidades básicas são trabalhadas. O único ponto negativo dele talvez seja a necessidade de pagar por lições na medida que o aprendiz avança, mas vale a pena testar.

Botão Google PlayBotão Apple Store

7. Babbel

Outra empresa mega famosa no mundo dos idiomas e que hoje em dia faz marketing com um poliglota ou “camaleão dos idiomas”, provavelmente você que aprende inglês na internet já viu o rapaz desenrolando a língua em diversos idiomas.

Babbel

E ele representa a Babbel que é uma empresa fortíssima, que recentemente tem investido pesado em seu software para melhoramento do aprendizado de idiomas, e por ter tido investimentos recentes, está sempre atualizada com temas fresquinhos.Também possui treinamento de pronúncia através de reconhecimento inteligente de voz.

Botão Google PlayBotão Apple Store

8. Rosetta Stone

Rosetta Stone historicamente se refere a uma pedra de verdade com textos esculpidos em três scripts diferentes para entendimento de todos, escrita em aproximadamente 196 A.C. e encontrada no ano de 1799. 

Isto já dá à Rosetta Stone a fama de organização completamente focada em idiomas e no entendimento do núcleo dos mesmos, empresa que também mantém o site Sharedtalk.com (onde dialoguei pelas primeiras vezes em inglês em 2007).

Rosetta Stone

O aplicativo segue o modelo de flashcards, escrita e também reconhecimento de voz patenteado e muito eficiente. No Rosetta existe um custo, porém totalmente acessível perto das aclamadas escolas. Além disso, conta com o mesmo nível de ensino, apesar de que a presença de um profissional jamais possa ser substituída por um aplicativo, mas acaba oferecendo melhor custo-benefício, levando-o a fluência da mesma maneira - basta se dedicar. No Rosetta, você aprenderá um segundo idioma com a mesma eficiência que você aprendeu sua atual língua, através de um método intuitivo, imersivo, eficiente e divertido. Um dos destaques deste app é a tecnologia TrueAccent™, que escuta sua pronúncia para ajudar a refiná-la e deixar ainda mais autêntica.

Botão Google PlayBotão Apple Store

9. 50Languages

Um aplicativo para aprender inglês com interface bem mais simplificada e séria do que os apps já mencionados na lista. Segue a mesma linha de lições por assunto, mas possui partes que são bem mais ligadas à língua pura em si, como alfabeto, números, livrinho de frases, opostos, jogo de vocabulário, etc.

É o aplicativo perfeito para começar a aprender inglês e depois deslanchar nos estudos, seja você autodidata ou aluno de escolas regulares.

50 Languages

Um dos grandes atrativos deste aplicativo é a possibilidade de baixar os áudios e praticar sua audição do inglês no ônibus, no carro ou na fila do banco.

Botão Google PlayBotão Apple Store

10. Innovative Language 101

A empresa Innovative também não é nada iniciante no campo do aprendizado de inglês e idiomas em geral, possui vasta experiência em um número considerável de línguas. 

Sua metodologia de ensino é muito parecida em alguns aspectos com os aplicativos mencionados anteriormente, mas este aplicativo para aprender inglês traz características únicas como aulas inteiras em áudio e vídeo para facilitar o aprendizado.

Innovative Language

Também possui mecanismos de gamificação, como reorganização de frases e premiações. Porém, um dos pontos mais interessantes talvez seria a ferramenta de leitura linha por linha, como se fosse um karaokê. Corra logo para a Google Play e dê uma chance a este app Android.

Botão Google PlayBotão Apple Store

11. Rocket Language

O aplicativo Rocket Language vai de encontro às aplicações desktop da instituição e continua acreditando na importância do treino de áudio com auxílio da parte escrita para memorização e aprendizado de inglês ou outros idiomas. Ao contrário de cursos de inglês, aqui no aplicativo é você quem delimita o que quer aprender e quando quer aprender. O aplicativo só guia você pelas melhores formas de aprender.

Rocket Language

O aplicativo Rocket ensina inglês por prática de audição, completar lacunas e também reconhecimento de voz para a prática oral.

Botão Google PlayBotão Apple Store

Melhoramento e memorização

Os aplicativos citados acima trazem muito conteúdo principalmente para quem está começando do zero. Mas depois de um tempo você sentirá a necessidade de evoluir principalmente em vocabulário. Neste estágio, aplicativos para aprender inglês que focam em situações talvez não sejam mais tão interessantes.

É aí que entram em cena os aplicativos que trabalham com sistemas de SRS (Spaced Repetition System) que são sistemas de repetição espaçados, ou seja, quando você está quase esquecendo de algum vocábulo, o aplicativo te relembra dele e a taxa de esquecimento cai drasticamente.

12. AnkiDroid

O mais conhecido aplicativo Android para aprender inglês por meio de repetição espaçada é o AnkiDroid. Um aplicativo simples mas que possui algoritmos potentes e bem fundamentados de memorização por trás de sua interface clean.

O funcionamento dele é simples, possui mais de 6.000 decks pré-prontos, ou seja, mais de 6.000 montes de cartas com palavras feitos pelos idealizadores ou por usuários.

AnkiDroid Flashcards

Para começar o processo de memorização das palavras em inglês, você escolhe qual deck quer estudar, por exemplo: Gardening tools, Office supplies, Groceries, etc.

Você estuda as palavras, e depois o software se encarrega de fazer a repetição espaçada com você até que você não esqueça mais da palavras que estudou.

Botão Google PlayBotão Apple Store

13. Memrise

Outro aplicativo de memorização bem conhecido e que demonstra ter sido projetado com as melhores técnicas de memorização existentes. Seus algoritmos foram em grande parte construídos levando em consideração os resultados provenientes de um prêmio anual dado pela Memrise em conjunto com a University College London.

Memrise Idiomas

Aqui você tem um aplicativo Android para aprender inglês de forma a respeitar a sua velocidade, e também as suas necessidades, sendo que você pode escolher centenas de temas, como inglês para negócios, TOEFL, IELTS, etc.

Botão Google PlayBotão Apple Store

14. MosaLingua

Já pensou memorizar 600 palavras em 2 meses se esforçando por apenas 10 minutos por dia? Pois é exatamente isto que o aplicativo Android MosaLingua se propõe a te ajudar a fazer.

Foi desenvolvido por um grupo de poliglotas internacionais que sabem bem os desafios de se aprender um idioma, e muitas vezes com recursos limitados.

Mosalingua

O software contém mais de 3.000 palavras que vão do iniciante ao avançado, e permitem que você saiba 20% do idioma útil em 80% das conversas.

Botão Google PlayBotão Apple Store

Pronúncia

15. English Pronunciation

Para que você esteja bem afiado em todos os aspectos da língua inglesa, trouxemos um bônus para você: um aplicativo com detalhamento dos sons do inglês americano. 

Aqui você aprende o inglês falado, a articulação e as peculiaridades da pronúncia inglesa.

English Pronunciation

Vogais curtas e longas como em dip e deep, o temido TH, vogais vocalizadas e não vocalizadas e muito mais. Você pode ver, por meio de gravuras, a posição da boca e língua ao pronunciar certos sons.

Download Google Play

O que você achou dos aplicativos Android para aprender inglês? Você já utilizou outros que também funcionaram para seu estilo de aprendizagem?

Tell us about your experiences! ;)

Comentários