23 Dicas para jogar Pokémon GO: Tudo o que você precisa para se tornar um Mestre

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
12/08/2016 14.039 visualizações comentarios

O Pokémon Go veio para ficar. E para dar uma mãozinha tanto aos que estão começando agora quanto aos mais experientes, elaboramos esta lista completa com as 23 melhores dicas para você se tornar um verdadeiro mestre Pokémon. Confira!

1. Como inciar o jogo com o Pikachu?

Para capturar o PIKACHU como seu primeiro Pokémon basta que você ignore os outros 3 (Squirtle, Bulbasaur e Charmander) por alguns minutos e dê algumas “voltas por ai”. Eles irão continuar aparecendo no mapa, mas você deve continuar os ignorando. Após alguns minutos o Pikachu também aparecerá no mapa e poderá ser capturado. Fácil não? 😌

2. Ganhe mais XP com arremessos de Pokébolas curvas


Pokebolas Curvas

Existem diversos “pequenos truques” ainda sendo descobertos no Pokémon GO. Um deles está aqui e pode te ajudar a dar aquele UP no XP durante as capturas dos seus Pokémons. Esta dica permite ao treinador ganhar pontos sem ter que fazer nada muito diferente do habitual, apenas traçando Pokébolas curvas no momento do arremesso.

  • Basta manter o dedo pressionado sobre a Pokébola e girá-lo na própria tela do celular. Isso fará com que a Pokébola faça uma curva no momento do arremesso.

Como vocês devem estar pensando, isto deve dificultar o arremesso. Realmente dificulta, um pouco, mas nada que não possa ser resolvido com o tempo e a prática. Isso com certeza valerá a pena e garantirá muita XP.

3. Ganhe 100XP em arremessos de nível “Excellent”

Não basta somente arremessar a Pokébola e torcer para capturar o Pokémon. Como todo bom jogador, aquele que utiliza das melhores estratégias é também o que mais ganha. E para que você ganhe mais pontos, além do Pokémon capturado, você pode usufruir de 3 métodos de arremesso da Pokébola:

  • Nice: 10 Pontos de Experiência (XP)
  • Great: 50 Pontos de Experiência (XP)
  • Excellent: 100 Pontos de Experiência (XP)

Vale lembrar que o arremesso “Excellent” é o mais difícil de ser realizado, portanto, é indicado que você tente vários resultado “Great”, garantindo mais pontos.

4. Como não errar o lançamento das Pokébolas


Capturar Pokemon

Além das dicas para ganhar mais pontos durante os arremessos, existem também alguns “macetes” para que você acerte o máximo de Pokémons utilizando o mínimo de Pokébolas.

  • Para maximar o acerto basta manter o dedo pressionado sobre a Pokébola na tela do smartphone e analisar o anel colorido (verde, amarelo ou vermelho) que fica ao redor do Pokémon. Quanto menor ela ficar, mais fácil será capturá-lo e este é o momento exato em que você deve arremessar a Pokébola.

Obviamente nada é 100% garantido, mas com total certeza essa dica vai fazer você economizar muitas Pokébolas. E lembre-se! Muitas vezes a pressa é inimiga da perfeição, então tenha paciência e espere o momento certo para garantir a captura do seu Pokémon.

5. O que são os círculos ao redor dos Pokémons?

Como mencionamos na dica anterior, os anéis coloridos aparecem em 3 variações (verde, amarelo ou vermelho) dependendo do Pokémon. E elas não estão lá só para bonito, cada uma tem um significado e pode fazer muita diferença no momento de arremessar as Pokébolas certas.

  • Verde: Pokémon fáceis de capturar (normalmente precisam de apenas um arremesso de Pokébolas normais)
  • Amarelo: Pokémon com dificuldade média/difícil de capturar (podem fujir da Pokébola nas primeiras tentativas e talvez necessitem de Pokébolas especiais ou itens)
  • Vermelho: Pokémons difíceis de capturar (Normalmente compreendem um CP mais alto e necessitam de Pokébolas especiais ou itens para serem capturados)

6. Quais os tipos de Pokébolas e para que servem?


Pokébolas

Em níveis mais baixos, os treinadores ainda não tem contato com certos itens do game e nem com certos Pokémons. Aproximadamente do nível 7 em diante o treinador perceberá uma maior dificuldade em capturar Pokémons com Pokébolas comuns (as vezes são necessárias várias para que ele finalmente faça parte da sua Pokedex).

É nesse momento que as demais Pokébolas entram em ação. Além de facilitar a captura, elas farão com que o seu Pokémon de maior dificuldade de captura não fuja da Pokébola.

  • PokéBalls: Pokébola comum, a que você usa desde o inicio do jogo.
  • GreatBalls: Desbloqueadas a partir do nível 12.
  • UltraBalls: Desbloqueadas a partir do nível 20.
  • MasterBalls: Ainda são um rumor e não estão totalmente confirmadas, mas futuramente elas deverão ser desbloqueadas a partir do nível 40.

Assim como as Pokébolas comuns, as especiais poderão ser compradas com os PokeCoins ou encontradas nas PokeStops.

7. Recuperando a Pokébola que você errou!

Esta é com certeza uma das melhores dicas descobertas até agora. Se você assim como a maioria de nós ficava preocupado em perder suas preciosas Pokébolas e não ter uma PokéStop próxima ou PokéCoins para comprar, fique sossegado! Você poderá ter a mesma Pokébola arremessada de volta as suas mãos.

  • Para realizar esta tarefa é preciso ser rápido. Você deve “clicar” várias vezes na Pokébola enquanto ela ainda aparece na tela. Desta forma você poderá tê-la de volta.

Infelizmente esta tática não funciona sempre e nem com todos os tipos de Pokébolas. De qualquer forma uma ajudinha a mais é sempre bem-vinda e tentar é o que há!

8. Pegue todos os Pokémons (Até mesmo os repetidos)

Pokémons Repetidos

Há dois ótimos fatores que justificam essa dica e que farão você pensar duas vezes antes de ignorar qualquer Pokémon que apareça perto de você.

  • Primeiro: Quanto mais capturas, mais XP. Não corra o risco de passar qualquer minuto online no jogo sem ganhar XP. Muitas vezes você pode demorar até encontrar outro Pokémon pelo caminho e isso significará ainda mais tempo sem ganhos.
  • Segundo: O segundo fator é o mais importante. Pokémons repetidos podem ser trocados por itens especiais junto ao Professor Willow. 1 Pokémon = 1 Candy específico deste Pokémon. Isto significa que quanto mais Pokémons trocados mais Candys você terá para investir na evolução de um deles enquanto troca os demais.

9. Ganhe XP em dobro com os "Lucky Eggs"

Lucky Eggs

Cada treinador recebe seu primeiro Lucky Egg (ovo da sorte) ao atingir o nível 9. Recebe outro no nível 10 e mais 1 ovo à cada 5 níveis conquistados (15, 20, 25…).

A função deste item é dobrar toda a experiência conquistada dentro de um período de 30 minutos. Ou seja, quanto mais rápido e experto você for, mais XP conseguirá.

Uma ótima dica é utilizar os Ovos da Sorte durante as evoluções dos seus Pokémons. Unidos a dica anterior (8) os Lucky Eggs podem fazer verdadeiros milagres com os níveis do seu treinador Pokémon.

  • Por exemplo: Cada pokémon trocado garante ao jogador um Candy que será utilizado no Pokémon específico para a evolução. Cada evolução rende 1.000 pontos de experiência. Sendo assim cada evolução feita dentro no período de 30 minutos utilizando o Lucky Egg será de 2.000 XP. Além é claro de somar pontos de experiência dobrados para cada captura ou ação que renda XP no jogo.

10. Guarde o item “Stardust” para Pokémons fortes

Assim como existem itens capazes de aumentar a experiência do seu treinador, existem também itens específicos para aumentar a força do seu Pokémon. O Stardust é um deles.

Sua função é de aumentar o CP (Combat Power - Força de Combate) do seu Pokémon. Portanto uma dica de grande ajuda é não utilizar os Stardusts em Pokémon inciais, que normalmente são mais fracos.

O melhor a se fazer é aguardar até que você encontre algum Pokémon de nível superior ou então que use em algum Pokémon mais evoluído e que poderá render melhor uso.

11. Escolha a evolução do Pokémon Eevee

Eevee Evoluções

Se você era daqueles fissurados por Pokémon, do tipo que não perdia um episódio, deve lembrar bem do Eevee, um Pokémon que se assemelha a uma pequena raposa, muito dócil e inofensivo (até sua evolução 😉).

E o que você deve lembrar também é que o Eevee é um Pokémon de grande adaptação, o que lhe permitia evoluir para praticamente todos os tipos existente:

  • Vaporeon: Água
  • Jolteon: Elétrico
  • Flareon: Fogo
  • Espeon: Psíquico
  • Umbreon: Noturno
  • Leafeon: Planta
  • Glaceon: Gelo
  • Sylveon: Fada

No Pokémon GO até o momento sabemos que é possível evoluir o Eevee em 3 destas variações (Vaporeon, Jolteon ou Flareon).

Evolucão Eevee

  • Evolução para Vaporeon: Altere o nome de Eevee para “Rainer”
  • Evolução para Jolteon: Altere o nome de Eevee para “Sparky”
  • Evolução para Flareon: Altere o nome de Eevee para “Pyro”

É importante lembrar que o nome deve ser digitado conforme descrito a cima para efetivar a evolução correta.

12. Chocando os ovos: Como fazê-los eclodir mais rápido

Realmente o Pokémon GO chegou para fazer você andar, andar e andar. Além de percorrer longas distâncias para capturar seus Pokémons, alguns do itens também necessitam de longas caminhadas para um resultado mais eficiente.

Este é o caso dos ovos. Mas aí vem a boa notícia. Existe uma forma para que você possa acelerar a eclosão deles. Basta que você ande em linha reta. Isto mesmo, evite locais difíceis ou com “obstáculos”, ande o máximo possível em linha reta contabilizando da forma mais rápida possível os KMs e fazendo os ovos agilizarem o processo de eclosão.

13. Como saber o que cada ovo irá chocar?

Assim como a dica anterior, onde você deve andar em linha reta para acelerar a eclosão dos ovos, há uma certa distância específica à ser percorrida para cada tipo de ovo. São eles os ovos de 2 quilômetros, ovos de 5 quilômetros e ovos de 10 quilômetros, com o seguintes Pokémons:

  • Ovos de 2 Quilômetros

ovos de 2km

  • Ovos de 5 Quilômetros:

ovos de 5km

  • Ovos de 10 Quilômetros:

ovos de 10km

14. Qual o melhor horário para capturar Pokémons?

Digamos que a resposta mais certa para esta pergunta seria, TODOS! todos os horários são propícios para que você possa caçar Pokémons. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam (irei caçar em horários de pouco movimento, pois terei Pokémons só para min), o melhor momento para encontrar mais criaturinhas é justamente nos horários de maior movimento e de preferência em horas redondas.

  • 18:00h, 18:30h, 20:30h, 22:00h…. (Horas redondas rendem mais Pokémons).
  • Manhã, tarde, noite (Existem Pokémons diferentes para cada hora do dia).
  • Pokémons se diferem por locais, ou seja, permanecer no mesmo local significa encontrar o mesmo tipo de Pokémon.

15. Não pule NENHUMA PokeStop

PokeStops

Cada PokeStop visitada garante 100 pontos de experiência(XP) para o treinador, então mesmo que você não esteja precisando de nada, tente parar. Cada pontinho de XP conta e com o tempo você verá os resultados que isso irá trazer.

Outra dica importante é que se você mora em locais mais afastados ou regiões menos populosas, tente ir até uma região mais movimentada, pois é lá que a maioria das PokeStops se encontram.

Além de ganhar mais pontos você poderá contar com os Lure Modules, itens colocados por outros jogadores com a função de atrair outros Pokémons (Mas que você também pode aproveitar 😌)

16. Como se tornar dono de Ginásios

Primeiramente você precisa atingir o 5º nível do game para aí então começar a pensar em batalhar e também conquistar o seu espaço (neste caso o seu ginásio). Para os que iniciaram agora, encontrar ginásios não é uma tarefa tão complica, pois comumente eles estão em pontos turísticos ou estabelecimentos indicados por imagens reais no mapa para sua melhor localização.

Para conquistá-los basta que você lute com o Líder atual, podendo então tomar o local para você e se tornar o novo dono. Obviamente você terá que aperfeiçoar suas experiências e a de seus Pokémons para que outros treinadores não o tomem de você.

17. Como otimizar a utilização do item “Incense”

Incenses

O item incenso é um dos mais indicados para atrair um grande números de Pokémons de uma só vez. Mas cuidado! Existem formas mais eficientes de usá-lo e se for acionado de qualquer maneira pode ser quase ou totalmente inútil.

Para o Pokemon GO, andar sempre é a resposta! Então já sabe né? Ande, ande e ande. Este é o segredo para otimizar o uso do item incenso.

  • Ativar o incenso parado atrai em média 1 Pokémon à cada 5 minutos (Um número bastante baixo levando em conta o tempo de ação do item)
  • Deslocando-se por 200 metros você pode atrai cerca de 5 Pokémons à cada 5 minutos.
  • A duração do item é de 30 minutos (independente se o jogo estiver aberto ou não). Isto significa que andando, suas chances são de achar em média 30 Pokémons em apenas 30 minutos!

18. NÃO jogue em Realidade Aumentada

Muito jogadores devem pensar que esta é a opção mais interativa e divertida do game e que não faria o menor sentido desligá-la. De fato a opção é um diferencial e torna o jogo ainda atraente. Mas até você se tornar um mestre Pokémon é importante utilizar todas as estratégias possíveis para otimizar seu tempo, capturas e o aumento de experiência.

Infelizmente uma destas estratégias é desligar a realidade aumentada. Com o avanço dos níveis já fica naturalmente mais difícil capturar os Pokémons. Arremessos ficam mais complicados e Pokébolas comuns já não fazem o mesmo efeito.

Quando a realidade aumentada está ativada, seu celular utilizar a câmera para projetar o que está a sua frente juntamente com o Pokémon. Isto significa que se você tremer, espirrar ou qualquer coisa que mova o celular será ainda mais difícil capturá-lo.

Com a opção desligada os Pokémons se manterão sempre ao centro da tela, como na versão para smartphones mais simples e sem giroscópio. Isso facilitará o seu arremesso e poderá garantir além do Pokémon, muito mais XP por arremessos certeiros e de Pokébolas curvas.

A realidade virtual está localizada como a opção “AR” no canto superior direito da tela (para os que possuem a opção).

19. Como capturar Pokémons Raros?

Pokémons Raros

Segundo Nick Johnson, o primeiro treinador a colecionar 145 Pokémons em sua Pokedex, a maneira mais “fácil” de conquistar um Pokémom raro é através de ovos de 10 Km (onde ele mesmo encontrou um Lapras).

Em uma de suas dicas ele recomenta até que treinadores invistam em incubadoras de ovos, o que garante que eles sejam chocados e forneçam diversos Pokémons (entre eles os raros).

Quantos ao lendários (Mewtwo, Articuno, Zapdos e Moltres), eles existem no game! Mas segundo os rumores eles não devem ser encontrados por aí como a maioria das criaturas, mas sim em eventos especiais onde os jogadores terão de se reunir em equipes para derrotar um destes Pokémons poderosos.

20. Pokémons específicos, estão em locais específicos

Está querendo capturar Pokémon aquáticos, psíquicos ou algum outro tipo específico? Pois vá aos ambientes que se pareçam com eles:

  • Pokémons Normais: Praticamente todos os lugares.
  • Pokémons Aquáticos: Próximos a rios, mar, lagos ou demais ambientes do gênero.
  • Pokémons de Fogo: Áreas residenciais com clima seco ou em areia da praia.
  • Pokémons Fantasma: Garagens ou estacionamentos, preferencialmente a noite.
  • Pokémons Pedra: Locais pouco arborizados, pedreiras, garagens, estacionamentos, estações, rodovias.
  • Pokémons Terrestres: Terra, estradas não asfaltadas, lamaçais, parques com terra.
  • Pokémons Planta: Campos, parques, fazendas, florestas, jardins.
  • Pokémons Venenosos: Lamaçais, pântanos, riachos ou lagos e até mesmo em áreas industriais.
  • Pokémons Aço/Metal: Locais pouco arborizados, estações de metrôs ou trem, trilhos ou ambientes industriais.
  • Pokémons Fada: Hospitais, igrejas, em locais turísticos e praias.
  • Pokémons Elétricos: Fábricas, indústrias, escolas e universidades
  • Pokémons de Luta: Estádios, arenas, academias, locais de esporte.
  • Pokémons de Gelo: Pouco comuns no Brasil, mas podem ser encontrados no sul do país e em locais com água e grama.
  • Pokémons Insetos: Parques, locais arborizados, jardins, florestas.
  • Pokémons Psíquicos: Hospitais, áreas residencias não arborizadas, clinicas, preferencialmente a noite.
  • Pokémons Voadores: Fazendas, florestas, parques, locais arborizados, jardins, locais com grama.
  • Pokémons Dragão: Por serem mais raros, este tipo de criatura é encontrada em locais específicos, em pontos bastante conhecidos e turísticos.
  • Pokémons Noturnos: também conhecidos como pokémons sombrios. Ainda não constam no game, mas assim que presentes, devem ser econtrados em locais semelhantes ao tipo fantasma e psíquico.

Obviamente esta não é uma regra exata e geral, muitos Pokémons de diversos tipos já foram encontrados em ambientes que não tinham nada a ver com a sua origem. Aí vai a questão de onde você procura e também um pouco de sorte.

21. Otimize suas batalhas escolhendo o Pokémon certo

Pokémons

Assim como cada Pokémon possui um gênero, cada um deles possui também uma fraqueza em relação ao seu adversário. Confira para quais Pokémons você irá perder ou ganhar.

  • Pokémons Normais: Fraqueza para o tipo Fogo
  • Pokémons de Fogo: Fraqueza para os tipos Água, Terra e Pedra.
  • Pokémons de Água: Fraqueza para os tipos Elétrico e Planta.
  • Pokémons Elétricos: Fraqueza para os tipos Fogo, Gelo, Voador, Veneno e Inseto
  • Pokémons Psíquicos: Fraqueza para os tipos Inseto e Fantasma.
  • Pokémons de Gelo: Fraqueza para os tipos Fogo, Lutadores, Pedra, Aço
  • Pokémons Lutadores: Fraqueza para os tipos Voador, Psíquico e Fada.
  • Pokémons de Veneno: Fraqueza para os tipos Terra e Psíquicos.
  • Pokémons de Terra: Fraqueza para os tipos Água, Planta e Gelo.
  • Pokémons Voadores: Fraqueza para os tipos Elétrico, Gelo e Pedra.
  • Pokémons Fantasmas: Fraqueza para o tipo Fantasma.
  • Pokémons Insetos: Fraqueza para os tipos Fogo, Voador e Pedra.
  • Pokémons de Pedra: Fraqueza para os tipos Água, Planta, Lutador, Terra e Aço.
  • Pokémons Dragão: Fraqueza para os tipos Gelo, Dragão e Fada.
  • Pokémons de Aço/Metal: Fraqueza para os tipos Fogo, Lutador e Terra.
  • Pokémons Fada: Fraqueza para os tipos Veneno e Aço.


22. Pokébolas gratuitas? SIM!


Pokébolas Gratuitas

Como mencionamos anteriormente, as Pokeballs podem ser arremessadas e retornadas para a mão do jogador, se ele tiver agilidade o bastante para resgatá-las. Mas caso a tentativa não dê certo, não se preocupe, você não ficará sem Pokébolas e também não precisará comprá-las com dinheiro real.

Aqui vai mais um motivo pelo qual você deve parar em todas as PokeStops que encontrar. Fazendo isso dificilmente você correrá o risco de ficar sem Pokébolas. Basta clicar em uma destas paradas e você ganhará além de XP, alguns itens como Pokébolas, energia, eggs, entre outros.

23. Para que serve cada item do jogo?

Itens Pokémon

  • Pokeballs: Basicamente existem alguns tipos de Pokeballs no game, como mencionamos na dica (6). É através delas que os players capturam os Pokémons.
  • Bag Updrade: Aumenta em 50 o número de itens que podem ser armazenados.
  • Storage Upgrades: Aumenta em 50 o números de Pokémons que podem ser armazenados.
  • Potions: Assim como as Pokébolas, as potions se dividem em Potion, Super Potion e Max Potion e servem para aumentar a vida do seu Pokémon.
  • Candy: Item específico para cada Pokémon. Serve para evoluí-los.
  • Revive: Recupera um Pokémon morto.
  • Razz Berry: "Alimenta" os Pokémons (torna-os mais fáceis de serem capturados).
  • Incense: Atrair Pokemons.
  • Incubator: Chocar os ovos Pokémons.
  • Lure Module: Atrai Pokémons para as PokeStops (único local onde este item pode ser usado), tem efeitos não somente para você, mas para qualquer treinador próximo, o tempo de duração é o mesmo do incenso (30 minutos).
  • Lucky Egg: Dobrar a experiência ganha pelo treinador.
  • Pokecoins: Comprar itens nas PokeStops.
  • Stardust: Aumentar a força de combate do seu Pokémon.

Lembrando que algumas das dicas podem sofrer alterações devido as atualizações do game* E se você tiver mais alguma dica ou conselho importante, compartilhe abaixo e ajude todos os seus amigos e futuros mestres Pokémons. 😍

Comentários