Conheça os 8 melhores smartphones de 2010

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
27/08/2015 9.171 visualizações comentarios

Cinco anos atrás pode não parecer algo tão distante para nós, já para a tecnologia é um período extenso. De lá pra cá muitas coisas mudaram e uma das mais perceptíveis mudanças está na palma da nossa mão e, em alguns casos, lendo esta matéria agora.

O smartphone está em constante evolução, são diversos lançamentos anuais e cada um deles nos traz novos recursos e melhorias para agregar ainda mais valor ao nosso dia a dia.

Hoje é comum ver smartphones com processadores de seis e até mesmo oito núcleos, câmeras superando os 20 megapixels, baterias extraordinárias que elevam o conceito de duração, entre várias outras incríveis especificações.

Samsung Galaxy S6 Edge

Em 2010, o mercado de dispositivos móveis passou por uma grande fase, onde foram lançadas diversas tecnologias que são utilizadas em massa atualmente. A seguir você confere uma listagem com os principais eventos que aconteceram naquela época e o quão grandiosos eles foram para nossos dias atuais.

  1. Lançado o primeiro display ‘Retina’;
  2. Lançado o primeiro smartphone com conectividade 4G;
  3. Lançamento do Windows Phone 7;
  4. Os primeiros dispositivos WP são anunciados;
  5. Chega ao mercado o Android 2.3 Gingerbread;
  6. Primeiro display AMOLED em celulares;
  7. Neste ano os smartphones da linha Nexus abandonam os slots para cartões externos (microSD).

2010 foi realmente um ano incrível, repleto de ideias revolucionárias e saltos gigantes na tecnologia, em contar as toneladas de dispositivos surpreendentes sendo anunciados.

Melhores Smartphones 2010

Após conferir nossa lista, você, com certeza, irá se espantar com a brusca mudança para os dias atuais. Portanto, não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião sobre o tema e, principalmente, sobre a evolução destes dispositivos. Onde iremos parar?

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Conheça os 8 melhores smartphones de 2010

Apple iPhone 4

Data de lançamento: 24 de junho de 2010

O Apple iPhone 4 foi lançado no começo do verão norte americano de 2010 (início do inverno no hemisfério sul). Foi nesse período que a marca começou a cravar o seu nome na história e a versão 4 do seus dispositivos mostrou que havia chegado para conquistar uma grande parcela do público mundial.

Esse foi o primeiro dispositivo a mostrar que o departamento de design poderia sim ser melhorado, pois, naquela época, estruturas de plástico eram norma em praticamente todos os dispositivos. O aparelho foi constituído com armação de metal resistente e contou com painéis de vidro em ambos os lados (traseira e frontal). Porém, este não era o seu maior destaque. Sua maior característica, sem dúvidas, foi o display ‘Retina’, uma tela de 3.5 polegadas de alta resolução que conseguiu eliminar os péssimos resultados que muitas das telas traziam naquela época, como a pixelização (termo dado ao efeito em que podemos ver as divisões de um pixel para o outro).

Display Retina iPhone 4

O iPhone 4 também marcou uma nova era em termos de câmera. Ele contou com sensor de 5 megapixels e seu lançamento foi seguido pela chegada do aplicativo Instagram, um dos serviços mais populares de fotografia naquela época — lógico, quem possuía um iPhone 4 fazia sucesso absoluto no app.

Samsung Galaxy S (GT-I9000)

Data de lançamento: 2 de junho de 2010

O Samsung Galaxy S foi quem começou a mais bem-sucedida família Galaxy. Naquela época ele foi visto como um gigante, pois contava com tela de 4 polegadas e 480 x 800 pixels de resolução. Mas a sua principal característica era a estreia da nova tecnologia Super AMOLED, a qual proporcionou um novo ângulo de visão. Claro, analisando nos dias atuais podemos afirmar que a tela não era perfeitamente nítida e havia problemas em sua calibração de cores, mas a sensação em 2010 era de estar olhando para algo do futuro.

Samsung Galaxy S

O dispositivo era alimentado pelo processador single-core com clock de 1GHz, possuía 512MB de memória RAM e câmera de 5 megapixels, podendo gravar vídeos em qualidade HD (720p)— o que era uma façanha naquele período.

Motorola Droid X

Data de lançamento: 24 de junho de 2010

O Motorola Droid X foi um dos grandes lançamentos do ano e estava sendo ansiosamente aguardado por muitos. O seu grande destaque era o sistema operacional Android, mas mesmo em outros aspectos, ele estava níveis acima dos aparelhos concorrentes.

Motorola Droid X

Contava com display de 4.3 polegadas com tecnologia TFT e resolução WVGA. Possuía processador de 1GHz, câmera de 8 megapixels com autofoco e 8GB de memória interna. Ele foi o primeiro smartphone da Verizon Wireless a gravar vídeos em 720p e ainda acompanhava saída HDMI para conectar-se a uma HDTV.

HTC Evo 4G

Data de lançamento: 04 de junho de 2010

O HTC Evo 4G era um telefone incrível. Foi lançado no início do verão norte-americano e era o primeiro smartphone nos Estados Unidos a contar com a conectividade 4G. Logo mais tarde descobriram que ele escolheu a tecnologia 4G errada: WiMax em vez de LTE. Porém, ele possuía uma navegação incomparável e velocidades de download surpreendentes para a época.

HTC Evo 4G

Além da rede 4G, ele contava com processador Snapdragon de 1GHz, saída HDMI, registros de vídeos em 720p (HD), câmeras duplas — sendo sua principal de 8 megapixels —, display de 4.3 polegadas, hotspot móvel, visualização de vídeos no YouTube em HD, entre outros recursos.

Nokia N8

Data de lançamento: 1 de outubro de 2010

O Nokia N8 era para ser o ‘suposto’ salvador da Nokia. Talvez salvador não era a palavra certa, pois naquele momento a Nokia era a maior empresa de celulares e smartphones do mundo. Nesse momento a Apple se parecia distante e não era algo preocupante para a empresa, história bem diferente do que acontece nos dias atuais, onde estão lutando para estabelecer novamente sua credibilidade. No entanto, a Nokia já apresentava certa idade e precisava por um smartphone verdadeiramente revolucionário no mercado. Eis que surge o Nokia N8.

Nokia N8

Ele contava com corpo robusto de alumínio, câmera de 12 megapixels acompanhada pelo flash Xenon poderosíssimo. Em termos de imagens o N8 foi uma verdadeira revelação, mas tratando de desempenho e aplicativos a notícia era horrível. Era sabido que o iOS e Android eram bem otimizados e seus fluxos agradavam ao público, já o sistema Nokia Symbian deixou muito a desejar e rapidamente saiu do gosto do público.

Samsung Wave

Data de lançamento: 21 de abril de 2010

O Samsung Wave foi, provavelmente, o smartphone mais emocionante de 2010. Ele contava com o sistema operacional Bada da Samsung e parecia muito promissor. O Wave foi o primeiro smartphone da Samsung a incorporar o display AMOLED, resultando em um grande impacto no mercado, pois não haviam muitos smartphones com grandes detalhes em termos de visualização e isso era mais do que um ponto positivo para ele. Mas como tudo que é bom dura pouco, logo perceberam que seu sistema operacional era um fracasso perto do Android e iOS, deixando muito a desejar em termos de funcionalidade e, ainda mais, em aplicativos.

Samsung Wave

Palm Pre 2

Data de lançamento: 19 de outubro de 2010

A segunda geração do Palm Pre, o Pre 2, também fez sua história no ano de 2010. Seu design era pra lá de diferente e chamava muito a atenção. Mas o grande benefício que ele trouxe para o mundo da tecnologia foi o carregamento sem fio (que ainda não está presente em muitas iniciativas emblemáticas dos dias atuais). Contava com tela de 3.1 polegadas, processador de 1GHz e câmera de 5 megapixels.

Palm Pre 2

Google Nexus S

Data de lançamento: 16 de dezembro de 2010

O Google Nexus S serviu como plataforma de lançamento para o Android 2.3 Gingerbread, uma das versões mais espetaculares do S.O. que por muito tempo dominou as paradas dos dispositivos Android, sendo posteriormente substituído pela nova versão 4.X Ice Cream Sandwich.

Google Nexus S

O Nexus vinha com melhorias incríveis em seu Android e entre suas especificações, contava com tela de 4 polegadas que possuía uma curvatura suave, naquele tempo denominada “display contour”. Já em termos de hardware ele foi o primeiro membro da infeliz família Nexus, pois abandonou o slot para cartão externo microSD, atitude que todos os modelos seguinte da linha fizeram.

Porém contava com 16GB de memória interna, o que era relativamente ótimo para os padrões da época e em termos de imagem contava com câmera de 5 megapixels.

Bônus: O primeiro smartphone com Windows Phone

LG Optimus 7

Data de lançamento: 21 de outubro de 2010

Finalmente! Final de ano e eis que é anunciado o Windows Phone 7, a nova versão da plataforma completamente remodelada para atuar em dispositivos móveis. Seu lançamento veio acompanhado de uma enxurrada de novos smartphones: Samsung, LG, HTC, etc.

LG Optimus 7

A nova interface era realmente incrível, havia suavidade nas animações e transições, mas a plataforma parecia carecer de aplicativos e da riqueza e recursos que estavam presentes no Android e iOS.

Como se pode ver, os smartphones lançados anteriormente que conseguiram se estabilizar no mercado possuíam Android ou iOS e os demais não tiveram gás o suficiente para acompanhá-los, sendo abandonados não muito depois de seus respectivos lançamentos.

E neste caso não foi diferente, a plataforma Windows não foi capaz de tirar os olhares dos renomados sistemas operacionais e mesmo nos dias atuais o Windows Phone ocupa somente 2.5% do público mundial (e continua caindo), valor bem distante dos 84.70% que o Android possui (pesquisa realizada no final de 2014).

Porcentagem Uso Sistema Operacional

Mas e você, o que achou dessa volta no tempo? Teve algum destes grandes nomes da época? Deixe sua opinião nos comentários abaixo. 

Fonte(s): PhoneArena, TecMundo, TudoCelular.

 

Comentários