9 dicas para poupar a bateria do seu smartphone (+Bônus)

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
13/07/2015 19.569 visualizações comentarios

Nos dias atuais é praticamente impossível estar desconectado do smartphone, pois é nele que possuímos parte da nossa vida e ficar sem bateria nas horas que mais precisamos é algo pra lá de frustrante.

Alguns aparelhos já trazem consigo a função de economia de bateria e também é possível encontrar esse tipo de aplicativo para baixar através da sua loja pessoal. Mas esse assunto não vem ao caso, pois nessa postagem nós ensinaremos você a economizar bateria adotando algumas simples medidas manuais e que garantem um resultado pra lá de satisfatório.

Dicas Economizar Bateria Smartphone

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

9 dicas para poupar a bateria do seu smartphone (+Bônus)

1. Desligue suas conexões

Conexões do tipo Bluetooth, WiFi, 3G e 4G consomem uma grande quantidade de energia quando estão à procura de sinal. Evite andar com esse tipo de recurso ativo quando desnecessário e até mesmo em locais onde sua recepção é fraca, pois o dispositivo continuará em busca de uma conexão melhor, aumentando o consumo da bateria.

Conexões Ativas

2. Evite modo vibrar

Pode parecer que não, mas o modo vibração consome mais bateria do que o toque convencional. Tenha em mente que esse modo foi feito para situações as quais não nos é permitido ouvir o dispositivo, como, por exemplo, dentro da mochila ou em casos mais específicos, como uma reunião.

Perfil do Telefone

3. Reduza o brilho da tela

A tela é um dos componentes do smartphone que mais demandam da bateria devido a sua vasta gama de cores e brilho de alta intensidade. Algumas marcas do ramo mobile já utilizam tecnologias que ajustam automaticamente o nível do brilho de acordo com a intensidade de luz ambiente, como o Sony Xperia Z3, evitando desperdícios de bateria. Mas esses valores podem ser alterados manualmente e você poderá economizar muita bateria ao adotar este hábito.

Intensidade Brilho Tela

4. Evite o flash

Era de se imaginar que o flash é um dos principais vilões da sua bateria. A cada disparo, uma grande quantidade de esforços é feita pelo smartphone e, consequentemente, tem seu consumo elevado. Portanto, evite-o sempre que possível, principalmente ao o utilizar como lanterna, pisca-pisca ou para tirar fotos em ambientes que já estão muito bem iluminados.

5. Não procure sinal

Como já citado anteriormente, a busca por sinal gera uma enorme quantidade de bateria desperdiçada. Quando não houver sinal ou o mesmo apresentar-se de má qualidade, procure o velho e bom “modo avião” ou então desligue o seu aparelho até que esteja em áreas com melhor cobertura. Dessa maneira você poupa bateria ao evitar tentativas falhas e garante maior tempo de uso.

6. Diminua o tempo limite de tela

Diminuir o tempo em que a tela permanecerá acesa após ausentar-se é uma excelente providência quando se pretende aumentar a duração da bateria. Evite deixar a tela acesa por longos períodos e opte por intervalos curtos, de preferência segundos ao invés de minutos.

Tempo Limite de Tela

7. Desativar a localização via GPS

Não há a necessidade de ter cada passo monitorado constantemente e desligar a localização automática por GPS pode lhe render muita carga extra. Utilize essa função somente quando necessária, pois é, talvez, um dos recursos que mais drenam a bateria do seu smartphone.

8. Sincronização e notificações automáticas

É bom ter as informações na hora em que tudo acontece através de notificações, mas para isso há um custo, seja ao acender a luz da tela ou através do alerta vibratório ou sonoro. Portanto, procure filtrar bem os assuntos que são realmente indispensáveis ao invés de ser alertado a cada nova mensagem recebida no WhatsApp. Outra função que deve atenção é a sincronização de dados, vale a pena configurá-la para períodos mais distantes e rever os aplicativos que estão inclusos nessa lista. Dessa maneira você reduz o uso frequente do recurso e evita excesso de notificações.

Conta Sincronização Smartphone

9. Feche aplicativos em segundo plano

Quando você abre o Facebook, por exemplo, e em seguida vai para o WhatsApp, mesmo em segundo plano o app do Facebook continua ali em plena funcionalidade e consumindo bateria de forma desnecessária. Considere fechar os aplicativos assim que descartados para segundo plano, você salva uma quantidade significativa de bateria. Em dispositivos Android isso é bem simples, basta segurar o botão “home” e limpar os processos ‘abandonados’.

Fechar Aplicativos em Segundo Plano

Bônus: Atualização de aplicativos

As atualizações de aplicativos em si são sempre com um bom propósito. Muitas vezes são novas otimizações do programa, justamente para evitar o consumo excessivo de bateria. Porém, atualizar em qualquer horário pode tornar o consumo um tanto quanto indesejado. Procure agendar suas atualizações para a noite, horário em que você geralmente está dormindo e com o smartphone plugado à tomada, evitando o gasto durante o período de uso.

Estas foram as nossas dicas para lhe ajudar a ter um controle ainda maior sobre o seu smartphone e seus consumos. 

Comentários