Allo: o WhatsApp do Google e outras novidades do I/O 2016

Imagem do autor Evandro Claudio
Evandro Claudio
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
20/05/2016 1.515 visualizações comentarios

Google I/O é um evento que acontece todos os anos e traz as principais novidades que a empresa está preparando para o público. A edição 2016 começou nesta quarta-feira, 18, e chega ao fim hoje. Durante a conferência de abertura, a empresa anunciou o Allo, seu novo aplicativo de mensagens que promete competir com apps consolidados, como WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger. A marca quer mostrar que segue firme e forte na guerra entre os titãs da tecnologia e o mensageiro inteligente se dispõe a aprender com o tempo para tornar as conversas online mais práticas e produtivas.

Entre os principais destaques do evento estão um novo assistente virtual, um dispositivo para interligar todos os aparelhos da sua casa, uma plataforma Android dedicada exclusivamente à realidade virtual, o sistema operacional Android N e outras novidades. Confira a seguir como funciona o Allo e tudo sobre o Google I/O 2016. Boa leitura!

Allo deve chegar no segundo semestre

O novo mensageiro da Google não vai substituir o Hangouts, mas promete usar o Assistant (saiba mais sobre ele abaixo) para entender tudo sobre você. Por exemplo, com o tempo ele vai “aprender” como você costuma responder seus amigos e deve sugerir frases prontas para não perder tempo digitando, além de sugerir assuntos e dicas para conversas. O Allo traz uma função exclusiva para emoticons que poderá ser ativada por pequenos gestos na tela e ainda lida com estabelecimentos comerciais. Se você está conversando sobre um jantar com os amigos, ele pode sugerir restaurantes e também fazer reservas, por exemplo. O app deve chegar entre agosto e novembro para Android e iOS.

Será que ele consegue substituir o WhatsApp e outros mensageiros?

Google Allo Novo Aplicativo de Mensagens

Duo traz chat em vídeo com ‘prévia da conversa’

O mensageiro da Google não será lançado sozinho, ele deve chegar junto com o novo app para videochamadas, que ganhou o nome Duo. Ele traz um diferencial: quando você recebe uma chamada, pode visualizar o que a pessoa está fazendo antes mesmo de atender, como uma ‘prévia’ do bate-papo. A ideia é fazer com que as chamadas tornem-se mais pessoais. O lançamento deve acontecer também no segundo semestre de 2016 e promete uma concorrência forte com o WhatsApp, que também deve trazer videochamadas em breve.

Assistant traz interações mais inteligentes

A Google também anunciou durante o evento que está trabalhando em um novo assistente virtual, o Assistant. Baseado em interações por voz, ele promete se diferenciar de outros modelos presentes no mercado por entender os contextos de forma inteligente. Ele também será multiplataforma, isto é, poderá ser utilizado em smartphones, tablets, relógios, carros com o Android Auto e até mesmo no Chromecast. Ainda não há data de lançamento prevista.

Google Home será o seu novo mordomo

Nessa edição do Google I/O, também conhecemos o Google Home, que deve funcionar como um verdadeiro mordomo virtual dentro da sua casa. Ele se conecta a vários dispositivos e pode ser controlado usando a voz por qualquer morador, pois ele cria mecanismos para saber com quem está falando. Entre muitas funções, esse dispositivo promete interagir com a SmartTV, gerenciar as tarefas da casa e ainda responder as suas dúvidas, como já é possível fazer no smartphone. Por exemplo, deu vontade de assistir a alguma coisa? Está com alguma dúvida? Basta perguntar ao Google Home e ele responde - ou liga a TV no conteúdo que você deseja. O aparelho deve estar disponível até o fim do ano.

Google Home Novo Assistente Wireless

Anúncio do Android Wear 2.0

O sistema para relógios inteligentes ganhou uma atualização e pode ser facilmente instalado sem a necessidade de estar usando um smartphone. O Android Wear 2.0 deve ser ainda mais capaz, graças a novas APIs e mudanças no design. Com a nova versão, os usuários poderão responder mensagens diretamente na tela do relógio, escrevendo as palavras no display ou utilizando teclado virtual. A experiência de uso deve ser ainda mais completa.

Daydream: controle a realidade virtual!

O Daydream é uma nova plataforma de realidade virtual, que vem para substituir o antigo Cardboard. Ele deve funcionar baseado em um smartphone e ser compatível com a maioria das fabricantes, então a Google está dando todas as cartas para as desenvolvedoras explorarem a realidade virtual do seu modo. A ideia principal do projeto é dar ao usuário das plataformas Google uma forma melhorada de controlar a realidade virtual.

As novidades do Android N

Uma das grandes atrações do evento foi o novo sistema operacional Android N, que ainda não tem um nome definido. Entre as várias novidades de melhorias e adições, a Google também pediu a ajuda do público para nomear a nova versão. Até 8 de junho, sugestões de doces que comecem com a letra N podem ser enviadas clicando aqui. Para se inspirar, este é um resumo das informações apresentadas na quarta-feira:

  • Vulkan é o nome de um API que promete mais texturas e sombras nos gráficos.
  • O modo multijanelas poderá dividir a tela e permitir o uso de dois apps simultâneos.
  • O compilador JIT promete realizar instalações de apps com 75% mais rapidez.
  • As notificações devem ter um sistema de resposta mais dinâmico, como no WhatsApp.
  • Os aplicativos instalados devem consumir um espaço 50% menor do armazenamento.
  • A criptografia do aparelho será baseada em arquivos para garantir maior segurança.

Google Sistema Operacional Android N

E aí, o que deixou você mais empolgado? Queremos saber o que você achou das últimas tecnologias anunciadas pela empresa. A Google I/O 2016 agradou ou deixou a desejar? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fonte(s): Exame Tecnologia e Tecmundo.

Comentários