Conheça Alphabet a nova “dona” da Google

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
11/08/2015 1.408 visualizações comentarios

Qualquer assunto, novidade ou mudança relacionada à Google é algo que chama atenção no mundo inteiro, afinal, quem hoje pode se dizer totalmente distante deste gigantesco provedor de buscas? Poucos, não é mesmo?

E última das reviravoltas da empresa aconteceu justamente nesta semana com a notícia de que a Google estaria supostamente sob nova direção. Bom, em tese, é isto mesmo, mas um pouco menos assustador.

Conheça Alphabet a nova “dona” da Google

Os atuais fundadores Larry Page e Sergey Brin, optaram por uma restruturação corporativa da empresa para separar o mecanismo de busca, o Youtube, a Calico, a Nest, o Google X, entre muitos outros negócios que a empresa criou e adquiriu ao longo de sua existência.

Alphabet Dona Google

Para desenvolver esta separação seus fundadores decidiram criar a Alphabet, uma Holding destinada a abrigar os produtos e divisões de pesquisas e desenvolvimentos da empresa. O que, de um modo mais simples, significa que a Alphabet será a Matriz que abrigará a Google e estas demais empresas.

Mas porque a criação desta Holding?

Em palavras do próprio Larry Page (executivo-chefe) no blog oficial da Google a empresa está operando muito bem, mas a ideia é torná-la mais limpa e responsável, dividindo e gerindo melhor cada recurso envolvido a ela, e com isto, iniciar novos projetos sem que se envolva necessariamente “a marca Google”. 

A ideia é que Page e Brin sejam respetivamente executivo-chefe e presidente da Alphabet, deixando a Google e as demais empresas dentro deste grupo em mãos de pessoas confiáveis. Mas, sem dúvida, a Google é e será por muito tempo ainda a maior das empresas envolvidas neste novo projeto.

Em questões financeiras, a Alphabet será cotada sob os já existentes códigos GOOGL e GOOG, mas as atuais ações da Google serão convertidas em ações da nova empresa na NASDAQ.

Então para aqueles que tomaram um susto, já podem ficar tranquilos, pois ao que tudo indica, tanto o buscador quanto as demais empresas relacionadas a Google continuarão a plenos vapores sob os olhos e os cuidados atentos de seus fundadores.

Comentários