Diferença entre telas AMOLED e Super AMOLED

12/06/2015 31.234 visualizações comentarios

Como já foi explicado anteriormente em outro post sobre a tecnologia AMOLED e depois a tecnologia Super AMOLED, ficou a pergunta no ar: Qual a diferença entre ambas? 

Pensando nisso, resolvemos fazer este novo post, para deixar claro o que mudou de uma para outra, os avanços, as vantagens e desvantagens.

Qual a diferença entre telas AMOLED X Super AMOLED

É comum presenciarmos o rápido “upgrade” de tecnologias, principalmente quando o assunto é telas, uma vez que é a porta de entrada para o smartphone ou tablet. Por isso a preocupação das fabricantes em sempre estar um passo à frente no mercado em relação à concorrência neste quesito. E quem se beneficia com isso evidentemente é o consumidor, que também sempre está ávido por novidades. Mas vamos ao que interessa realmente.

Tecnologia AMOLED

AMOLED

A tecnologia AMOLED (Matriz Ativa de Diodo Orgânicos Emissor de luz) tem como base principal além das camadas fundamentais orgânicos, ânodo e cátodo, uma fina camada de TFT (Transistor de Película Fina). A mesma é aplicada sobre o ânodo. O resultado desta adição é que o TFT em si é uma central ativa que dispõe de um circuito, o qual comanda o funcionamento individual dos pixels para formar as imagens. Sem falar que este processo intensifica a iluminação e também as cores, assim como o controle de quando os pixels devem estar ativados ou desativados.

As telas AMOLED consomem menos energia da bateria e liberam uma visualização muito mais nítida chegando ao ângulo de até 90 graus. Outro ponto muito importante nos displays com tecnologia AMOLED é a rápida atualização, o que isso significa que os comandos impostos são respondidos de forma ágil, do mesmo modo acontece com os conteúdos reproduzidos.  

Super AMOLED

Já a tecnologia Super AMOLED, traz para os consumidores uma atualização em relação à AMOLED. A consequência deste avanço são smartphones leves com a tela ainda mais nítida e rápida. A inovação dos visores com tecnologia Super AMOLED foi a inclusão de uma camada sensível ao toque, com isso obteve-se a exclusão de uma camada de vidro em cima da tela, uma vez que já não é necessária. Logo, o celular fica mais leve sem esta camada, responde com maior fluidez aos comandos, apresenta maior definição nas figuras visualizadas e, por fim, contribui com o menor consumo de energia. Sendo assim, o que já era bom, conseguiu ficar ainda melhor. 

É importante lembrar que tanto a tecnologia AMOLED quanto a Super AMOLED são criações da Samsung, apesar de serem utilizadas também nos displays de outras marcas.

Portanto, a principal diferença entre a AMOLED e a Super AMOLED está relacionada com a quantidade dos sub-pixels disponíveis. Quanto maior o número, melhor. Pois maior será a presença de diferentes cores e também a intensidade de luz na tela.

Divisão Sub-pixels

É visível que a tecnologia Super AMOLED é superior em relação a AMOLED, mas isso não a diminui, uma vez que é importante levar em consideração as suas prioridades na hora de comprar um smartphone, até porque se a sua prioridade é um celular de bom desempenho com o preço acessível, os dispositivos com visores AMOLED são uma ótima escolha. Vale salientar que esta tecnologia está presente nos melhores smartphones custo x benefício do mercado.

Agora se você procura sempre estar atualizado e comprar os últimos lançamentos de smartphones, a tela Super AMOLED é a ideal para você. 

Comentários