Android 7.0 Nougat: Tudo sobre a nova atualização do S.O. da Google

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
26/08/2016 17.283 visualizações comentarios

Para a alegria de muitos entusiastas, a gigante Google finalmente lançou o Android 7.0 Nougat. Nesta matéria, você vai entender de modo mais profundo tudo aquilo que você precisa saber sobre a nova atualização, incluindo uma breve analisada em suas principais características.

Por que Nougat?

Depois de ser revelado como “Android N”, em março, o Android 7.0 Nougat finalmente teve seu nome divulgado oficialmente pela Google em julho. O nome já era previsto como um dos favoritos, ao lado de Nutella, por isso esta informação não é nenhuma surpresa.

Android 7.0 Nougat

Funções

Sem mais delongas, vamos ao assunto que mais interessa: as novas funcionalidades.

1. Encriptação Nativa

Um dos pontos mais tocados pela Google durante sua fala sobre o novo sistema operacional se diz respeito a segurança. A nova versão do sistema conta com recurso de encriptação nativa, que acrescenta mais um plano extra de segurança para seus usuários.

Além desse sistema, serviços do Google vão ganhar um novo recurso que irá garantir mais segurança e fidelidade, como no caso da Google Play, por exemplo, que possui um sistema de análise a fim de assegurar a qualidade dos aplicativos oferecidos. O Chrome também foi adicionado as ações de segurança que virão com o novo s.o., uma vez visto que é o navegador mais utilizado e passará a analisar sites com potenciais a serem perigosos.

2. O fim da tela de otimização de aplicativos

Conhece a mensagem: “O Android está otimizando 1 de 200 aplicativos” que aparecia de vez em quando assim que reiniciado o sistema? Pois é, ela não vai mais existir. Além do mais, as atualizações automáticas que rodam em segundo plano garantem que o usuário não precise mais interferir manualmente.

3. 72 novos emojis

Emojis Android Nougat

A nova versão do sistema operacional que mais cresce no mundo ganhou 72 novos emojis que variam entre diversas categorias, desde alimentos à representações femininas. Os alimentos, por exemplo, contam com muitas variedades, desde frutas, como o abacate, até utilitários domésticos. Já os emojis femininos trazem a mulher sendo representada em algumas profissões.

4. Gráficos e tempo de execução

API Vulkan Android Nougat

Enquanto a Vulkan fica responsável por dar um incrível gás nos processamentos gráficos, o compilador de arquivos JIT se encarregará de melhorar a performance do sistema . Além disso, a tecnologia permite menor uso de bateria e otimiza drasticamente o tempo que se levaria para instalar um aplicativo, assim como o espaço utilizado pelo mesmo.

5. Controle as notificações por importância

Cansado de receber notificações desnecessárias? Com o Nougat você poderá controlar e organizar isso de uma maneira muito legal:

  • Bloqueado: nunca mostra notificações
  • Mínima: notificações silenciosas na parte inferior da lista.
  • Baixa: notificações de forma silenciosa.
  • Normal: as notificações emitem sons.
  • Alta: Mostra parcialmente as notificações e emite sons.
  • Urgente: mostra no topo da lista, emite sons e aparece parcialmente na tela.

Sendo assim você consegue configurar o smartphone da sua forma sem que notificações sem importância te tirem a concentração. Para acessar as novas configurações de notificação você deve seguir o seguinte caminho: Configurações > Sintonizador System UI > Outros > Ative a opção “Mostrar todas as configurações de importância”. No passo seguinte você deverá ir em Configurações > Apps. Após aberto, selecione o aplicativo e vá em notificações. Nesta tela você verá  a guia de “importância”, sendo ela o objetivo final.

Notificações Android Nougat

6. Modo RV (Realidade Virtual)

Muitas suspeitas giravam em torno do suporte nativo para RV e a dica sobre o que a Google está trabalhando aparece no menu do s.o., sendo possível encontrar uma tela que espera para ser preenchida por uma lista de API compatíveis com a realidade virtual.

Para verificar, basta ir nos caminhos: Configurações > Apps > Configurar Apps > Acesso especial > Serviços de ajuda para RV.

7. Aprimoramentos no Launcher Google Now

Agora já é possível utilizar o gesto de piças na tela inicial para retornar a tela de visualização geral, sendo, assim, possível visualizar papéis de parede, widgets e configurações no pé da página.

E, finalmente, uma modificação de bastante importância. Quando você for arrastar os aplicativos da página inicial para a gaveta, as seguintes opções são mostradas: Editar, Remover/Cancelar, Desinstalar e informações do App.

8. Alterar o tamanho da interface e fontes

Fonte Interface Android Nougat

Essa é uma excelente opção para quem é deficiente visual ou até mesmo para aqueles que possuem dispositivos de tela grande e gostariam de trabalhar melhor o espaço disponível.

9. Monoplay para deficientes auditivos

Mono Android Nougat

Agora também existe a possibilidade de definir a saída de som em mono, uma excelente opção para quem possui deficiência auditiva, melhorando, assim, a reprodução do smartphone para pessoas que se enquadram nessa situação.

10. API JobScheduler

O Google tem se demonstrado muito preocupado em questão a performance do sistema, principalmente com os processos que ocorrem nos bastidores (segundo plano). A API JobScheduler vem para organizar as ações dos aplicativos que estão sendo rodados em segundo plano. Com ele é possível estipular horários, aumentar ou diminuir a frequência com que pedem atualizações. Outro detalhe do JobScheduler é que o mesmo fará com que tais aplicativos, rodados em segundo plano, façam tais atividades somente quando conectado via Wi-Fi.

11. Os parâmetros estão mais espertos

Visualização Aprimorada Android Nougat

Agora cada seção especial traz consigo um item em específico e com visualizações muito mais detalhadas. É possível, por exemplo, ver a projeção da autonomia da bateria, o Wi-Fi indica a rede conectada, entre várias outras informações que deixam muito mais interessante e intuitivo.

12. Respostas pela barra de notificações

Talvez esta seja a função que mais recorde a concorrente Apple. Agora, suas mensagens poderão ser respondidas sem a necessidade de desbloquear o aparelho, sendo assim, responde-se diretamente pela notificação.

Respostas Notificações Android Nougat

Estas são apenas algumas das inúmeras novidades que estão vindo na nova versão do renomado sistema operacional da Google, o Android 7.0 Nougat. 

Mas e você, o que acha das novidades? Úteis ou não? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo!

Comentários