Android Auto: seu novo carro mais inteligente

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
27/07/2015 812 visualizações comentarios

O Android tem se infiltrado em uma quantidade significativa de mercados desde suas fases iniciais de desenvolvimento. E isto se mostra verdade até hoje de várias maneiras, é perceptível esta onipresença quando vemos smartphones com Android, relógios com Android Wear, óculos da empresa com o sistema operacional, dispositivos para TV... e agora, carros.

O vídeo apresentando algumas das capacidades do Android Auto foi disponibilizado ao público cerca de um ano atrás e desde então uma quantidade significativa de montadoras já adotou a plataforma em seus carros. Ainda outra horda de carros promete entrar no mercado com Android Auto e surpreender seus usuários.

O próximo é o Accord da Honda

Uma extensa lista de montadoras vai utilizar o sistema operacional em seus carros muito em breve, provavelmente várias delas em 2016.

Apple Car x Android Auto

O Accord 2016 da montadora Honda parece ter ganhado muito mais do que apenas um visual novo e apaixonante. Também está trazendo em seu sistema tanto o Android Auto quanto o Apple Car Play. Exatamente, ele chega ao mercado tanto com o software feito pela Apple quanto o feito pelo Google. Uma guerra de gigantes que se mostra harmoniosa dentro do carro, sendo que sua premissa principal é justamente tirar distrações do motoristas e providenciar uma navegação e direção mais limpa e tranquila, além de segura.

Segundo o site HondaNews, o Accord 2016 virá com duas telas de 7 polegadas cada. Assim é possível visualizar configurações de áudio, instruções passo a passo, informações do trajeto ou da hora exata.

Nas palavras de John Mendel, vice-presidente executivo da Automobile Division: "Clientes querem que seus carros sejam integrados de forma mais inteligente com suas vidas de “smartphone”,  nos comprometemos a entregar esta solução começando com o Accord, carro mais popular pelos últimos dois anos."

O Android Auto

Android Auto

O Android Auto foi desenvolvido para ser utilizado com smartphones que possuam Android 5.0 (Lollipop) ou versões posteriores. Muitos motoristas mais impacientes e inquietos vão adorar a novidade pois o sistema dá todas as facilidades de um smartphone completo quando pareado com o seu Android. 

Faz leitura e reconhecimento de voz da maneira já bem conhecida e adorada que é feita no Lollipop. Também dá direções e informações valiosas de transito e problemas na pista, em regiões cobertas, claro. Permite também enviar mensagens (reconhecimento de voz, de novo) e ouvir música com os 90 dias de Google Play Música gratuitos. Você ainda pode utilizar uma gama de aplicativos do smartphone no carro.

A segurança dele no seu carro está no fato de não ser necessário tirar as mãos do volante para as ações com o smartphone, você pode até mesmo pedir para ser lembrado de certas coisas em determinadao momento do dia.

O que você acha de toda esta tecnologia dentro do carro? Ajuda ou atrapalha?

Comentários