Quais aparelhos vão receber o Android Pie? + Atualizações

Imagem do autor Kelen Vargas
Kelen Vargas
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
27/12/2018 1.253 visualizações comentarios

E o Google segue nomeando seus sistemas operacionais com nomes de doces, a mais nova atualização da vez recebe o nome de Android Pie e chega reformulando os aparelhos da gigante sul coreana.

Blog Smartphones Samsung

A fabricante resolveu deixar o suspense de lado e anunciou  a nova versão de seu sistema operacional mobile, que ganha o título de Android 9.0 Pie - que em tradução para o português, o codinome significa “torta”. Ou seja, segue o padrão das versões antecessoras de nomes ligados a tipos de doces, com a pitada a mais de atualizações poderosas.

Além de trazer as principais novidades da plataforma do Android Pie, nós da Cissa Magazine listamos os aparelhos que serão turbinados com a atualização, bem como a programação para os mesmos receberem o novo sistema operacional. Confira!

Veja também:
 Como Conectar Wi-Fi e Netflix na TV?
 Melhores Aplicativos para Reservas e Hospedagens
 Últimos Lançamentos de Smartphones Samsung

Quais aparelhos serão atualizados para Android Pie (e quando)

Claro que os primeiros aparelhos a receberem o mais novo sistema operacional serão os tops de linha da Samsung S9 e S9+. A popular fabricante de aparelhos e dispositivos móveis de última geração divulgou a lista dos smartphones e tablets que vão receber a atualização do Android Pie e a respectiva data para tal por meio de um post no aplicativo Samsung Members.

Quanto aos recentes S9 e S9 Plus, não é segredo que na certa receberiam update, e até o fim do mês de Janeiro (2019), ambos devem receber a nova versão do sistema operacional.

Android Pie S9

Outro modelo grandioso da Samsung que será privilegiado com o Android 9 Pie é o seu mais novo tela infinita Note 9. Este, por sua vez, recebe a atualização no mês de Fevereiro (2019).

Ainda, os tops da linha S do ano passado, vulgo S8, S8 Plus e Note 8 recebem as atualizações do robozinho verde em Março (2019).

O Galaxy A de 2018 e o tablet de ponta da Samsung, o Tab S4, serão aprimorados com o Android Pie no mês de Abril (2019). E os demais modelos de aparelhos da Sammy, sendo também mais antigos, ganham a atualização a partir do mês de Maio.

Há também algumas exceções, onde não foi estipulado nenhuma data para o Galaxy A6 deste ano, tal como aos A de 2017 e às variantes do J5 para receberem o novo software.

Os modelos de smartphones  S7 e o S7 Edge da Samsung não receberão a atualização do novo Android, pois os mesmos já foram submetidos a outras duas atualizações de cunho grandioso.

No mais, confira todos os aparelhos divulgados pela Samsung que estarão recebendo o novíssimo Android 9 Pie e suas respectivas datas para receber o mesmo:

- Galaxy S9: Janeiro;
- Galaxy S9+: Janeiro;
- Galaxy Note 9: Fevereiro;
- Galaxy S8: Março;
- Galaxy S8+: Março;
- Galaxy Note 8: Março;
- Galaxy A8 (2018): Abril;
- Galaxy A8+ (2018): Abril;
- Galaxy A7 (2018): Abril;
- Galaxy A9 (2018): Abril;
- Galaxy Tab S4 10.5: Abril;
- Galaxy J4: Maio;
- Galaxy J4+: Maio;
- Galaxy J6: Maio;
- Galaxy J6+: Maio;
- Galaxy A8 Star: Maio;
- Galaxy J7 (2017): Julho;
- Galaxy J7 Duo: Agosto;
- Galaxy Xcover 4: Setembro;
- Galaxy J3 (2017): Setembro;
- Galaxy Tab S3 9.7: Setembro;
- Galaxy Tab A (2017): Outubro;
- Galaxy Tab Active 2: Outubro;
- Galaxy Tab A 10.5: Outubro.

Veja também:Melhores Smartphones Samsung

Novidades do Android 9.0 Pie

O Android 9.0 Pie está reformulado e apresentando novos comandos e configurações, incluindo gestos no botão Home, inteligência artificial, ferramentas de bem-estar digital, dentre muitos outros.  E enquanto a nova atualização não chega até as suas mãos de fato, nós selecionamos algumas das principais novidades presente na configuração do Android Pie.

Gestos na Interface (botão Home virtual)

A mais nova atualização do robozinho verde traz algumas possibilidades de navegação através do botão Home virtual. Ao deslizá-lo para cima, por exemplo, é possível acessar apps usados recentemente, bem como ter ainda uma pré-visualização em tela cheia de cada um.

Neste mesmo comando, é possível selecionar texto, junto a um suporte de reconhecimento de significado, como sugestões de abrir o Chrome em caso de uma URL, ou ainda abrir o Maps em caso de ser um endereço, por exemplo.

Ainda em questões de melhoria na interface vale citar:

- Nova barra de status projetada para funcionar melhor em telas com notch;
-  Controles de volume simplificados;
- Configurações Rápidas reprojetadas na tela de notificações, etc.

Navegação por Gestos

Ainda em questões de melhoria na interface vale citar:

- Nova barra de status projetada para funcionar melhor em telas com notch;
-  Controles de volume simplificados;
- Configurações Rápidas reprojetadas na tela de notificações, etc.

Inteligência artificial

Bateria adaptativa

Aqui entram recursos de inteligência artificial, onde a bateria “aprende” quais os apps o usuário mais usa e então otimizam e direcionam mais energia para os mesmos, enquanto limitam o uso da bateria para as aplicabilidades usadas com menos frequência.

Bateria Adaptativa

Brilho adaptativo

Ainda fazendo uso de recursos inteligentes, o Android Pie possui o Brilho Adaptativo, o qual também considera a forma de uso do usuário para definir o brilho de tela, levando em consideração a iluminação ambiente e realizando o ajuste automaticamente.

App Actions

Um recurso que praticamente prevê o que você vai realizar no smartphone, e assim poder sugerir um atalho que seja mais rápido para executar determinada tarefa.  Ou seja, esta é uma novidade do Android Pie que promete adivinhar os seus desenhos e assim otimizar a forma como você interage com o seu smartphone.

App Actions

+ Proteção

Este recurso diz respeito ao microfone, onde o mesmo é desligado em apps em segundo plano a fim de que você se sinta seguro ao usar seu smartphone Samsung, sem pensar que algum aplicativo escute as suas conversas ao ativar o microfone sem o seu consentimento.

E não para por aí!

São muitas as novidades e recursos inovadores que integram a nova plataforma Android, estas que citamos são apenas algumas dentre as principais já divulgadas. Mas ainda há outras aprimorações que prometem fazer toda a diferença na usabilidade do aparelho, como por exemplo:

- suporte nativo a câmeras duplas ou triplas, para efeitos de imagem como desfocar o plano de fundo;
- suporte nativo a dispositivos com proporção 18:9 e telas mais altas;
- Será possível conectar até cinco dispositivos Bluetooth e alternar entre eles;
- suporte integrado a HDR (High Dynamic Range) no formato VP9 Profile 2 para filmes no YouTube e no Google Play Filmes;
- suporte a imagens HEIF, formato que oferece maior compressão (e consome menos espaço) se comparado ao JPEG.

Android Pie já está entre nós

Aparelhos Pixel, bem como dispositivos integrantes do programa Beta (Sony, Xiaomi, Nokia, Oppo, Vivo e Essential) e ainda aparelhos com Android One, já estão ganhando update para a mais nova fórmula do robozinho verde.

E estas são apenas as declarações feitas pelos desenvolvedores e envolvidos no novo software Android Pie. De qualquer forma, frequentemente recebemos novas notícias de a quantas anda a disponibilização do novo Android. E se você é adepto de smartphones sob o comando do robozinho verde, muito em breve pode ter em mãos as mais novas aplicabilidades do Android 9.0 Pie.

Veja também: Melhores Celulares

Comentários