Saiba quais os aplicativos que mais consomem recursos do seu Android

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
18/06/2015 2.638 visualizações comentarios

Como você já deve ter notado, os novos smartphones e tablets, assim como as operadoras de telefonia, estão oferecendo planos e capacidades cada vez maiores, tanto em relação a respostas rápidas do seu aparelho quanto para o uso da bateria e do plano de dados.

Um bom motivo pelo qual isto acontece é pela necessidade de um maior potencial destes aparelhos perante os novos aplicativos com funções mais distintas e maiores consumos.

Mas aí você pensa, e quanto ao meu smartphone que não possui todas essas capacidades... não poderei usar os novos recursos?

Bom, em determinados casos não, até porque alguns destes novos aplicativos necessitam de muito mais do que boa bateria ou plano de dados para funcionarem, os recursos do próprio aparelho é que delimitarão seu funcionamento.

Mas não se desespere, neste artigo você encontrará a lista dos aplicativos que mais gastam bateria e plano de dados do seu aparelho, além de algumas técnicas de utilização do seu Android, minimizando gastos e utilizando alguns destes novíssimos aplicativos compatíveis com o seu aparelho.

Acompanhe abaixo uma sequência de TOP 10, delimitando quais aplicativos consomem mais bateria, plano de dados ou outros recursos do seu Android. Estas informações levam em consideração o estudo feito e publicado pela AVG.

Esta sequência trará aplicativos em dois modos:

  • Modo manual (ou 1° plano) que são aqueles que iniciam através do seu comando. 
  • Modo automático (ou 2° plano) que são aqueles em que se iniciam automaticamente.

Aplicativos que mais consomem bateria

Sobrecarga do sistema de modo geral

Modos Manuais

  1. Spotify Music
  2. Amazon Kindle
  3. LINE Messenger
  4. Samsung WatchON
  5. Snapchat
  6. Netflix
  7. SoundCloud
  8. Clean Master
  9. Tumblr
  10. PicsArt Photo Studio

Modos automáticos

  1. Facebook
  2. BBM
  3. 8 Ball Pool
  4. Instagram
  5. Facebook Messenger
  6. WeChat
  7. Facebook Pages Manager
  8. ooVoo Video Call Text & Voice
  9. KakaoTalk: Free Calls & Text
  10. Vine

Alto consumo de bateria

Modos manuais

  1. Samsung WatchOn
  2. OLX Free Classifieds
  3. Telstra
  4. Snapchat
  5. Walmart
  6. LINE Messenger
  7. Amazon Kindle
  8. BBC News
  9. Spotify
  10. Retrica

Modos automáticos

  1. Beaming Service for Samsung
  2. Security Policy Updates
  3. Facebook
  4. Weather & Clock Widget
  5. Lookout Security
  6. WhatsApp
  7. AppLock
  8. Kakao Talk
  9. WeChat
  10. TrueCaller

Alto consumo de dados

Modos manuais

  1. Tumblr
  2. Snapchat
  3. BBC News
  4. Netflix
  5. Spotify
  6. Spotify LTD
  7. Samsung WatchOn
  8. Clean Master
  9. Photo Editor by Aviary
  10. Tinder

Modos automáticos

  1. Facebook
  2. Yahoo
  3. Instagram
  4. Yahoo Weather
  5. The Weather Channel
  6. Mobile Security
  7. Weather & Clock Widget
  8. Groupon
  9. Weather Bug
  10. Beaming Service for Samsung

Jogos de alto consumo de bateria

  1. Puzzle & Dragons
  2. Hay Day
  3. Candy Crush Saga
  4. Minecraft
  5. Cookie Jam
  6. Pet Rescue Saga
  7. Clash of Clans
  8. Bubble Witch 2 Saga
  9. Farm Heroes Saga
  10. Angry Birds

Como era de se esperar os mais comuns são também os que mais consomem recursos do Android, como o Facebook, que está sempre apostos em praticamente todas as categorias.

Técnicas para maximizar a utilização do seu sistema operacional.

Técnicas para melhorar desempenho do Android

Utilize aplicativos em modo off-line: Quando possível, procure utilizar alguns recursos do seu smartphone em modo off-line. Como um bom exemplo desta utilização, podemos citar o GPS. A maioria dos smartphones que utilizamos hoje em dia possui uma antena GPS que agregado a um bom software, realiza uma espécie de “gravação” dos mapas na memória interna do aparelho, permitindo ao usuário utilizá-lo em modo off-line. Você pode encontrar facilmente alguns destes softwares em versões gratuitas ou pagas.

Software de controle de dados: Independente do aparelho, você encontra ótimos auxiliadores para regular o uso do plano de dados. Podem ser facilmente baixados diretamente do Google Play, sendo alguns deles: o DataMan Lite ou o 3G Watchdog.  Mas, de qualquer forma, você deve lembrar sempre de desabilitar a conexão de dados para não correr o risco de perder ainda mais recursos.

Procure não guardar arquivos na nuvem: Apesar deste recurso ser uma ótima ferramenta de armazenamento de arquivos, ele possui certo gasto exagerado em relação ao seu plano de dados. Como este procedimento ocorre de maneira online e você o acessa com frequência, o gasto se torna muito alto. Tente armazenar seus conteúdos em um cartão de memória dentro do celular, pois além de facilitar seus acessos e não dependerem de conexões, você consegue economizar muito no seu plano.

Diminuição de tráfego de dados: Analise seu consumo diário e faça uma média de utilização para maximizar os usos durante todo o mês, pois um número muito alto de MB em internet se torna totalmente inútil se você utilizá-lo todo em uma semana. Caso você não consiga submeter seu uso a um controle regrado, opte pela diminuição dos MB do seu plano para que encerre com uma utilização favorável para você e seu gasto mensal.

Utilizar redes disponíveis próximas a você: Sempre que possível, economize sua utilização em modo 3G ou conexões similares e passe a conectar-se em redes Wi-Fi disponíveis. Muitos dos lugares de comum acesso como restaurantes, lanchonetes, universidade ou até mesmo no seu local de trabalho disponibilizam sinais possíveis de se conectar. O número de acesso fácil a uma internet gratuita esta crescendo consideravelmente e você deve aproveitar isto a seu favor, economizando seu plano de dados e a bateria do seu aparelho.

Acessos específicos que causam maior gasto: Todo o tipo de navegação irá representar um gasto no plano de dados, obviamente. Mas alguns acessos aumentam significativamente estes usos. Fora o carregamento das páginas, sites de vídeo como YouTube, Vimeo ou qualquer streaming de vídeo representa um enorme gasto de MB para seu plano. Por exemplo, um vídeo de qualidade moderada do youtube consegue “sugar” até 4 MB do seu plano de dados de internet. Um número alto, não é mesmo?

Pensando nestas considerações é importantíssimo que você lembre-se de fazer uma análise dos seus gastos e tente minimizá-los, essa atitude trará muita economia e melhor utilização do seu aparelho.

Comentários