Apple iPhone 8: Tudo o que sabemos até agora

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
17/07/2017 1.266 visualizações comentarios

Todos os lançamentos de smartphones são importantes, mas, em contrapartida, o iPhone é sempre um dos mais comentados e aguardados, parecendo que a versão 8 pode ser o modelo mais significativo há anos.

Isso porque o ano de 2017 marca o décimo aniversário do lançamento do primeiro iPhone, que ocorreu em 2007, dando indícios de que a Apple irá reformular massivamente seu dispositivo principal para que uma data como estas não passe despercebida.

Primeiro iPhone 2007

Estamos esperando o anúncio de um aparelho premium, ao lado de mais duas versões: o iPhone 7S e 7S Plus. Em regra, a Apple lança seus smartphones na segunda semana de setembro, ao menos é isso que tem ocorrido desde o lançamento do iPhone 5, em 2012, e até agora ouvimos poucos rumores de que este ciclo possa ser rompido.

Lançamento iPhone 8

No entanto, houveram vários relatórios de que a produção do modelo 8 foi bem mais lenta do que o esperado graças a alguns problemas frente a tela AMOLED e/ou scanner de impressão digital que, ao invés de ser no já conhecido botão home, se espera sobre o vidro da própria tela, dispensando o mesmo. Dependendo dos relatórios que você lê, isso pode resultar em um atraso de três a quatro semanas, ou um a dois meses, na data de venda do telefone, empurrando-os para outubro ou novembro de 2017.

Fato ou ficção?

Com fontes respeitáveis como o CNBC informando sobre estes mesmos problemas de produção, temos que assumir que há, ao menos, um grão de verdade nos rumores citados. De qualquer modo, o que são alguns pares de semanas extras para esperar?

Quanto custa o Apple iPhone 8? 💵

Este é um dos pontos mais questionados, a final de contas, os aparelhos high-end estão ficando cada dia mais caros e nós não o culpamos por estar curioso referente ao preço que a Apple estará pedindo para vender seu carro chefe.

O fato é que realmente não sabemos, a não ser meros palpites. A única certeza que temos é que este será o iPhone mais caro, talvez custando mais de US $ 1.000 (aproximados 3.135 reais, algo bem longe do valor real). A tela AMOLED é, mais uma vez, a culpada, pois aparentemente o 3D Touch é mais difícil de implementar em um display AMOLED do que no LCD.

E como o iPhone 8 se parece? 👀

Aqui é onde as coisas começam a ficar interessantes, porque o iPhone 8 será, provavelmente, um projeto radical perto das gerações anteriores. O iPhone 7S e 7S Plus provavelmente serão parecidos com as versões antecessoras, como o 6/6S/7, mas o iPhone 8 será especial, ostentando uma tela AMOLED de 5.8 polegadas que recobre praticamente toda a estrutura frontal, dispensando inúmeros recursos que antes carregavam quase toda a frente do dispositivo, exceto por um pequeno recuo na parte superior da tela, onde serão abrigados a câmera frontal, o alto-falante da orelha e o sensor de luz. Não haverá um botão inicial visíveis, pois a sua funcionalidade, incluindo o sensor de impressão digital, será incorporada na própria tela.

Apple iPhone 8

Outras histórias alegam que a parte traseira do aparelho será construída completamente em vidro e que sua tela será curva, igual ao Samsung Galaxy S8.

E quais os novos destaques presentes no aparelho?

É costume que a Apple inclua pelo menos duas ou três novas características importantes em cada nova geração do iPhone, além de incontáveis ajustes e adições de potencial.

Ouvimos alegar que o iPhone 8 apresentará recursos de carregamento sem fio incorporado (adaptando-se a uma série de dispositivos do Android). Talvez isso realmente se confirme pelo fato de designs em alumínio bloquearem a transferência de energia (é por isso que os telefones de vidro e plástico podem fazer o carregamento sem fio, enquanto telefones em metal não).

Outros destaques esperados é que seja totalmente impermeável (um nível acima do iPhone 7, que é resistente à água), podendo, também, conter um scanner de rosto 3D (o 3D é mais preciso, tornando menos provável a enganações) que poderá substituir a Touch ID.

Honestamente, não há nada acima que possa ser chamado de uma verdadeira novidade ou revolução. A Apple parece ter uma grande carta em suas mangas, ou são melhorias incrementais e adições menores tudo o que podemos esperar?

Como será a câmera?

A maioria das imagens vazadas do iPhone 8 mostram uma câmera dupla na parte de trás, com uma diferença fundamental para a configuração do iPhone 7 Plus: a disposição das lentes é vertical, em vez de horizontal.

Model iPhone 8

Este arranjo alterado supostamente melhora a percepção de profundidade 3D quando o telefone é mantido no modo retrato padrão, o que deve configurar a câmera para melhor empregar as funções de realidade aumentada. Muitos rumores apontam para esta realidade como uma das principais características do iPhone 8 da Apple, o que significa que a câmera será usada muito mais do que apenas para capturar fotos e gravar vídeos.

Quanto as especificações da câmera, espera que o sensor de 12MP da safra atual de iPhones permaneça, talvez com estabilização de imagem óptica melhorada. A câmera frontal, dedicada as selfies, foi atualizada para 7MP para o lançamento do iPhone 7 e 7 Plus e esperamos que isso permaneça inalterado.

A tela do iPhone será maior e melhor

Sim! O iPhone 8 terá uma tela de 5.8 polegadas com uma relação de aspecto longa. Isso significa mais espaço de tela em um corpo do mesmo tamanho que as versões anteriores, o que foi conseguido diminuindo o tamanho da borda superior e inferior.

Smartphone Apple iPhone 8

É basicamente a mesma ideia que vimos em telefones Androids como o Samsung Galaxy S8 e o LG G6, com uma pequena diferença: com o iPhone 8, a tela pode se estender até a parte superior e inferior do aparelho, em vez de deixar bordas minúsculas. Na parte superior, câmera selfie, o medidor de luz e o alto-falante marcam presença de forma discreta.

Pouco foi relatado em relação à resolução, mas apostávamos que a Apple estivesse com a densidade de pixels da tela entre 300 à 400 ppi. A tela também usará tecnologia AMOLED em vez de LCD, garantindo cores mais ricas, preto mais profundo e um aspecto geral mais pungente.

Se tratando de especificações técnicas: contará com 3GB de RAM, chipset A11 Fusion de 10nm, processador quad-core, iOS 11. Apresenta, também, melhorias para iMessages, Apple Pay e uma loja de aplicativos inteiramente redesenhada, entre outras atualizações.

Construção iPhone 8

O salto de 16nm para 10nm trará ganhos realmente significativos ao aparelho. O chip Snapdragon 835 da Qualcomm, por exemplo, requer menos energia e mostra um desempenho significativo. Provável que a dona da maçã queira rivalizar contra este chip.

Por enquanto, tudo que sabemos é isso. Na verdade, achamos que o lançamento do iPhone 8 será uma grande surpresa e nos revelará inúmeras novas possibilidades. O que nos resta é esperar por novas informações para ver se tudo o que tem sido dito poderá ser realmente confirmado.

Atualização: uma fonte confiável afirma que, devido a problemas com o software, tanto o carregamento sem fio quanto o scanner de rosto 3D serão ativados somente após seu respectivo lançamento.

Fonte(s): CNBCStuff.tvTechnoBuffalo, GSMArena.

Comentários