Asus Zenfone Zoom: quando fotos valem mais que mil palavras

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
04/05/2017 1.871 visualizações comentarios

Está mais do que comprovado, 54% das pessoas, na hora de decidir comprar seu novo smartphone, levam a câmera como um dos principais critérios de decisão. E apesar dos enormes avanços na área de tecnologia de lentes, ainda é comum encontrar smartphones com câmeras decepcionantes ou limitadas, que oferecem qualidades de um lado e deixam a desejar no outro. O Asus Zenfone Zoom chegou com a proposta de inverter esta tendência.

Por anos, os consumidores se deram mais do que satisfeitos com a distância focal padrão de iPhones e aparelhos Android. É realmente uma visão ampla - mas nem tanto. E nas horas que você precisava se aproximar do assunto, o zoom digital veio como uma boa alternativa. Apesar de não ser um legítimo zoom e sim uma ampliação digital de imagem, ele durou bom tempo até que o grito da exigência se fez mais alto, fazendo com que as fabricantes se mexessem a ponto de trazer o verdadeiro zoom óptico.

Zoom Óptico Zenfone Zoom

Este é um telefone inteiramente projetado em torno daqueles que querem se divertir ao lado de uma excelente câmera, especialmente para aqueles que conhecem o complexo caminho de configurações de uma DSLR.

Uma câmera reflex monobjetiva digital (SLR digital ou DSLR "digital single-lens reflex cameras") é uma câmera digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direcionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmera. — Wikipédia

O design é ótimo, assim como o botão dedicado a câmera

Este é, definitivamente, o smartphone mais sofisticado da Asus graças a suas bordas em alumínio e à tampa traseira em couro, a qual é completamente dominada pela câmera. Se tratando de espessura, é injusto compará-lo com os demais aparelhos concorrentes que prezam somente finura, visto que o que lhe acrescenta um pouquinho a mais é o próprio módulo de câmera, responsável por dar o tom do visual diferenciado deste produto.

Zenfone Zoom Design

Dentro do aparelho, o mesmo chip Intel encontrado no conceituado ZenFone 2 se faz presente, são quatro núcleos de potência que atingem frequências máximas de 1.8GHz, assim como 4GB de RAM. A tela também permanece a mesma, são 5.5 polegadas de ampla e definida visualização graças a resolução de 1080p.

Mas como este smartphone gira em torno de sua câmera, vamos parar de perder tempo e focar, literalmente, no que interessa.

O Zoom usa uma lente projetada pela Hoya. Dentro, um sensor da Panasonic de 13 megapixels se faz presente, disponibilizando abertura variável de ƒ/2.7 ~ 4.8 - algo completamente inusitado em um smartphone. Ele também conta com zoom óptico de 3x e estabilização óptica de imagem, um recurso completamente interessante, que ajudará a evitar tremores ocasionados pelas mãos, principalmente na hora de utilizar o zoom, que fica completamente sensível ao mais sutil movimento. Além disso, há também o laser autofocus, que tanto a LG, como Huawei, tornaram padrão em seus telefones.

Zoom do Zenfone Zoom

Mas a melhor característica externa da câmera é, definitivamente, o botão dedicado ao obturador, localizado na parte inferior direita do smartphone. Além de tornar o ato de disparo mais prático e ágil, o mesmo conta com uma função oculta: ao pressionar o botão parcialmente, o mecanismo que comanda o conjunto de lentes é destravado, permitindo que o foco possa ser ajustado com maior precisão.

Botão Obturador Zenfone Zoom

Além disso, este mesmo mecanismo atua como característica de segurança. Com o sistema travado é possível evitar que as lentes se soltem internamente em casos de queda, ao contrário de muitas câmeras digitais que possuem o mesmo tipo de lente e apresentam diversos problemas com o zoom após sofrerem as primeiras topadas. Ainda no botão, você pode encontrar um segundo logo acima do já citado. Este, ao contrário do primeiro, é dedicado a gravação de vídeos. Ambos são rápidos e funcionam dentro do esperado.

Asus Zenfone Zoom Hoya

Para os amantes da fotografia, o ZenFone Zoom é um verdadeiro prato cheio. A câmera conta com um aplicativo semelhante aos encontrados em câmeras profissionais, disponibilizando uma série de recursos para deixar suas fotos ainda mais originais e longe daquela sensação de artificial. Durante a noite, por exemplo, você pode facilmente dispensar o flash e utilizar opções menos agressivas, como ajustar o Valor de Exposição, Saturação, Contraste e Nitidez, atingindo resultados altamente satisfatórios e naturais.

Noite Zenfone Zoom

Em resumo, o Asus Zenfone Zoom é um aparelho com proposta completamente diferente do comum, está muito mais para câmera do que simplesmente um smartphone convencional. Neste quesito ele se sai mais do que bem, batendo inúmeros concorrentes com certa vantagem. No restante não há com o que se decepcionar, mas cairá ainda melhor nas mãos daqueles que são assíduos por registros ou que querem aprender ainda mais a respeito desta arte sem precisar investir horrores com um câmera DSLR dedicada.

Fonte(s): TheVerge, ShowMeTech, Exame.Abril, Android Central

Gostou do produto? Aproveite!

smartphone asus zenfone zoom 32gb desbloqueado branco

Comentários