Facebook: mudanças importantes a caminho!

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
18/08/2017 524 visualizações comentarios

O Facebook é a rede social de maior sucesso no mundo, com 1,94 bilhão de usuários e muito rapidamente, a empresa deve chegar a marca dos 2 bilhões de pessoas conectadas.

A empresa de Mark Zuckerberg vem alcançando patamares que nenhuma rede social havia alcançado até hoje, fazendo com que a rede social seja uma meio de distribuir informações e ainda ser uma mecanismo para as pessoas também darem a sua opinião sobre um determinado assunto.

Por conta disso, os engenheiros que trabalham no Facebook, buscam constantemente melhorar a navegabilidade do app da rede social para smartphones, que é o principal meio de como os usuários se conectam à plataforma.

Novidades Facebook

Prova disso é o anúncio de que o aplicativo móvel do Facebook ganhará algumas modificações em relação ao seu design, já que a empresa irá reformular o app para favorecer a leitura de comentários, visto que o Facebook na verdade se tornou em uma plataforma para o debate de diferentes opiniões.

O Facebook também trabalha constantemente para favorecer conteúdos relevantes para os seus usuários e colocar os conteúdos menos importantes em cada vez menos evidência. Como o Facebook é uma rede social gigantesca, é quase que óbvio que pessoas mal intencionadas também iriam utilizar a plataforma para disseminar notícias falsas e também aplicar “golpes” através da rede.

Com o desenvolvimento de alguns novos algoritmos, a empresa busca acabar com esses conteúdos que não acrescentam em nada e muitas vezes não passam de um “clickbait”. Confira as mudanças que chegarão para a rede social e não deixe de comentar o que você espera que ainda chegue para o Facebook. Deixe a sua opinião nos comentários!

Facebook: mudanças importantes a caminho

Há algum tempo já, o Facebook deixou de ser uma simples rede social para ser uma ferramenta em que as pessoas podem deixar a sua opinião e debater sobre assuntos importantes.

Como vivemos tempos turbulentos, em que as pessoas encaram o mundo apenas em dois pólos, longos e acalorados debates podem ser vistos nos comentários e em praticamente qualquer assunto.

Percebendo isso, os engenheiros do Facebook desenvolveram um design para o aplicativo móvel da rede social, que favorecerá a leitura dos comentários. Será que os engenheiros do Facebook querem alimentar a treta?! :P

Algumas características importantes, como o sistema de comentários agrupados e a possibilidade de respostas individuais ainda continuarão existindo. Ou seja, mesmo passando por uma reformulação, o aplicativo não perderá a sua essência. Mas algumas mudanças importantes ocorrerão, como no caso da foto de perfil ficar redonda, como já ocorre no Instagram, por exemplo, e segue como tendência em outras redes sociais.

Atualização Design Facebook

A linha do tempo do aplicativo também ganhará uma nova cara, a deixando mais clean e com melhor navegabilidade. O contraste de cores aumentará, facilitando a leitura de diferentes tipografias e também melhorando de forma considerável a navegação por publicações que levaram o usuário para um link fora da rede social. 

Os ícones para curtidas, comentários e compartilhamentos ficarão maiores, facilitando a execução dessas ações, sendo que esses botões também passaram por uma reformulação. O design dos botões presentes no app deixaram a linha do tempo mais confortável de ser visualizada, o que melhora a vida dos usuários que passam muito tempo navegando pelo aplicativo.

Novo Feed Facebook

As mudanças no design também facilitarão a navegação por publicações que levam o usuário para algum outro site. Será possível saber com antecedência qual é o link que o usuário acessará. E ao navegar por publicações no próprio app, o usuário poderá visualizar a qualquer momento, qual é a publicação que o usuário está lendo ou comentando e um botão especial que permite ao usuário voltar para a linha do tempo com apenas um único comando.

Ainda não se sabe como essas atualizações chegarão para os usuários brasileiros, mas é bem provável que as próximas atualizações do aplicativo ganhem um upgrade e o novo layout chegue de forma definitiva já nas próximas semanas.

Evitando o clickbait

Como já foi mencionado anteriormente, o Facebook contém quase 2 bilhões de usuários, o que consequentemente coloca muito conteúdo irrelevante na rede social.

Por conta disso, os engenheiros da rede social trabalham arduamente para evitar que o usuário tenha acesso a esse conteúdo que não acrescenta em nada e muitas vezes, apenas direcionam o usuário para sites com conteúdos nocivos e repletos de malwares.

O Facebook possui uma série de algoritmos, para fazer com que páginas e determinados conteúdos fiquem em evidência, como no caso dos vídeos com longa duração, que teoricamente deveriam apresentar mais conteúdo para o espectador. Entretanto, algumas páginas e perfis fazem os chamados vídeos de “clickbait” ou “isca de clicks”, em que era colocado apenas uma imagem estática no vídeo e postado em formato MP4, gerando os chamados vídeos falsos.

Esse tipo de vídeo é feito para justamente ganhar mais impulsionamento por parte do Facebook e chegar ao público mais amplo possível. Dessa forma, perfis mal-intencionados tentavam fisgar o maior número de pessoas, para levá-las aos seus sites irrelevantes e com conteúdos repletos e malwares, ao utilizar links suspeitos ou fraudulentos.

Atualização Algoritmo Vídeo Facebook

Por essa razão, a atualização em algoritmos do Facebook fará com que os falsos vídeos fiquem cada vez em menos evidência, tendo a sua distribuição no feed de notícias caindo drasticamente.

O esforço do Facebook em priorizar conteúdos relevantes é extremamente benéfica para o usuário, evitando assim, que perfis mal intencionados ganhem relevância. Embora a Internet seja um ambiente democrático, a rede mundial de computadores não precisa ser uma terra sem leis, o que evita a disseminação de conteúdos de ódio ou feitos para não agregarem em nada ao usuário.

Segundo os engenheiros do Facebook, os criadores de conteúdo relevante não sofrerão nada com essas mudanças. As páginas que compartilham conteúdo relevante e que está de acordo com as normas do Facebook ganharão o mesmo impulsionamento de antes. Porém, os perfis que se utilizam de clikbaits para ganharem acesso, perderão cada vez mais força e a queda na distribuição desse conteúdo ficará evidente com as novas atualizações na rede social.

Fontes: TecmundoFacebook Newsroom

Comentários