O que é Chipset?

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
11/06/2015 2.477 visualizações comentarios

Para os fãs de tecnologia, estar por dentro de tudo que rodeia este mundo é estar sempre à frente. E com a tecnologia chipset não seria diferente, pois entendê-la é fundamental na hora de comprar um smartphone bom e barato.

Em uma definição rápida, chipset significa um “conjunto de circuitos integrados” ou simplesmente um “conjunto de chips”, se assim preferir. É um dos principais componentes da placa mãe, onde inicialmente era composto, como o próprio nome já diz, por muitos chips destinado às diversas funções que enviamos ao nosso sistema operacional. Ao longo da evolução dessa tecnologia, foi possível diminuir esta quantidade de chips, para somente dois, que é como encontramos na maioria dos computadores de hoje. Esses dois chips recebem o nome de Northbridge (ponto norte) e Southbridge (ponto sul).

O que é Chipset

Como funciona o chipset?

Como dito acima, o chipset divide-se em duas peças (categorias), e cada uma é responsável por efetivar algumas tarefas para manter nosso computador em seu devido funcionamento, obedecendo todos os nossos comandos. Entenda abaixo quais são eles e como funcionam:

Northbridge: também conhecido como “concentrador controlador de memória”. Em palavras mais simples, ele é o responsável por controlar os componentes rápidos do computador, sendo alguns deles:

  • Transferência de dados com a ponte sul;
  • Controle da placa de vídeo (barramento AGP e PCI);
  • Controle de memória RAM.

Southbridge: também conhecido como “concentrador controlador de plataforma entrada/saída”. É responsável por controlar os componentes lentos do computador, sendo alguns deles:

  • Barramento PCI;
  • Portas USB;
  • Memória de configuração;
  • Discos rígidos (SATA e IDE).

Porque devo me preocupar com o chipset do meu PC ou smartphone?

Bom, como falado nos tópicos anteriores, o chipset é um elemento de suma importância para você ter as respostas rápidas e perfeitas que se espera de um computador ou smartphone.

A performance de um sistema muitas vezes é determinada pelo chipset que o integra, e é por este motivo que devemos prestar atenção na hora de comprar um novo equipamento. Assim como placa de vídeo, CPU, memória entre muitas outras peças fundamentais para o computador, o chipset é de total importância para você delimitar a qualidade de um bom sistema.

E lembre-se de nada valerá você ter um processador, memória ou uma placa de vídeo de alto nível se eles não puderem se comunicar entre si com a mesma rapidez e eficiencia. Tudo dependerá de um bom conjunto e não somente dos componentes isolados.

Comentários