Como Atualizar o Sistema Operacional do Smartphone (Android e iOS)

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
19/03/2019 268 visualizações comentarios

Atualizar o sistema operacional do celular não é essencial apenas para fazer com que o dispositivo funcione melhor, já que utilizar o software do smartphone em sua última versão também garante mais segurança ao aparelho e traz uma usabilidade melhorada ao mesmo.

Constantemente são criados novos vírus e códigos para quebrar a segurança do smartphone. Por conta disso, são desenvolvidas novas atualizações com diferentes protocolos de segurança, com o intuito de impedir de que o usuário sofra com os perigos de programas maliciosos que circulam pela Web.

Blog Smartphones Android

Por conta disso, é extremamente importante verificar se o smartphone tem atualizações disponíveis, para que o aparelho sempre se mantenha completamente atualizada e livre de agentes que podem de alguma forma danificar o seu celular. Vamos mostrar quais são as principais formas de como atualizar o sistema operacional do seu celular iOS e Android, em um passo-a-passo completo.

Veja Também:
→ Melhores Smartphones iOS
→ Smartphones Octa-Core: Melhores Opções
→ Smartphones com 128GB de Armazenamento

Como atualizar o sistema operacional do sistema operacional Android e iOS

Atualmente, os smartphones apresentam dois principais sistemas operacionais, o Android e o iOS, que é exclusivo para os iPhones.

Atualização Smartphones Android iOS

Para facilitar as coisas, vamos mostrar como se atualiza o sistema operacional desses dois tipos de aparelhos, dessa forma, você saberá como manter o seu dispositivo móvel com o software completamente atualizado e consequentemente, seu celular também fica mais seguro para a utilização do dia a dia.

Como atualizar o sistema operacional do celular Android?

Atualizar o celular Android é extremamente fácil e com simples passos você terá a possibilidade de utilizar as ferramentas mais recentes que são desenvolvidas para os celulares.

Uma grande maioria dos usuários de smartphones acaba ignorando os avisos de atualização que chega em cada smartphone. Vamos aos passos!

Primeiramente é necessário identificar qual é o versão do Android que está presente no seu celular. É necessário acessar o menu de Configurações do smartphone e ao estar nesta sessão do smartphone, será preciso ir em Sobre o telefone.

Para saber se há uma atualização disponível é necessário tocar em Atualizações do sistema. Após isso, clique em "Baixar atualizações manualmente" que o smartphone irá verificar se há algo para download. Caso haja novas ferramentas, basta esperar o download terminar e escolher quando as atualizações podem ser instaladas

Atualizar Smartphone Android

Atualizar o Android através do computador

Também é possível atualizar o sistema operacional do smartphone Android através do computador, acessando o site da marca que fabricou o seu celular. Cada uma das empresas atua de maneira diferente na liberação do software, portanto a liberação dos arquivos varia de celular para celular.

Ao acessar o site da fabricante, é possível identificar de há alguma alguma atualização disponível para o seu smartphone e se houver algo, baixe o arquivo disponível no site da fabricante. Logo em seguida, já é possível conectar o cabo USB no computador e celular, abrindo o arquivo para a atualização. O processo completo de atualização varia de smartphone para smartphone, sendo necessário seguir os passos dados pelo aparelho a partir desta etapa. Após o início do processo, é necessário confirmar a atualização e aguardar o término do procedimento.

Lembrando que as atualizações do sistema operacional é controlada pelas fabricantes dos smartphones, que vai liberando aos poucos as atualizações para as diferentes linhas de aparelhos. Por exemplo, a Samsung libera primeiramente as atualizações para os aparelhos top de linha da marca, os famosos celulares da Linha S.

Após isso, as atualizações são liberadas gradativamente para outros aparelho, como os smartphones da Linha A e os celulares da Linha J.

Como atualizar o smartphone iOS (iPhones)

Manter o sistema operacional do iPhone atualizado é extremamente fácil. Constantemente a Apple libera as atualizações para os seus smartphones, fazendo com que os seus celulares se mantenham mais seguros e repletos de novas ferramentas.

A forma mais fácil de atualizar o sistema operacional do smartphone é com o auxílio de uma rede sem fio. No iPhone, vá para o Ajustes e em seguida, Geral.

Depois, é necessário ir até Atualização de Software e o iPhone irá verificar se há alguma atualização disponível para ser baixada. Se não houver nada, irá aparecer uma mensagem identificando a versão do sistema e se houver uma nova versão disponível, o aviso indica para o usuário baixar o novo software.

Atualizar iPhone iOS

Caso haja atualizações, clique em Transferir e instalar, esperando o download da nova versão do iOS ser feita. Após o smartphone ter baixado todos os arquivos, irá aparecer uma mensagem indicando se você deseja que a instalação seja feita agora ou mais tarde.

Atualizando o iOS através do iTunes

Outro modo de se atualizar o iOS é através do iTunes e é uma maneira extremamente fácil de manter o smartphone da Apple completamente atualizado e mais seguro.

É necessário ter a mais recente versão do iTunes instalada no seu computador e com o programa atualizado, conecte o iPhone no computador.

Atualizar iOS iTunes

Abra o iTune e selecione o dispositivo, clicando em Resumo e Buscar Atualizações. Após isso, clique em Transferir e Atualizar e talvez seja necessário inserir um código de acesso, que é exclusivo para cada aparelho. Após isso, basta esperar o processo de instalação terminar que o iPhone já estará atualizado e completamente seguro.

Agora que você já sabe atualizar o seu smartphone Android e atualizar o iPhone, será possível aproveitar as mais recentes ferramentas dos seus aparelhos, tanto o seu aparelho Android quanto iOS, deixando os dispositivos completamente seguros e com as mais recentes ferramentas disponíveis para serem utilizadas.

Comentários