Como Limpar o Computador e Deixá-lo mais Rápido?

Todas as tarefas desempenhadas no PC, mesmo uma simples navegação na internet, deixa rastros e “sujeiras” dentro do computador, que se acumulam e ao longo do tempo podem acarretar lentidão ao executar programas e aplicabilidades.
Mas isso não necessariamente significa que você precisa de um computador novo, na verdade há algumas funções que podem ser feitas a fim de deixar o seu PC mais rápido. E nós da Cissa Magazine preparamos algumas dicas para ajudar você a limpar o seu computador e deixar ele tinindo novamente.
São funções próprias do computador que, quando configuradas de certa forma podem acarretar benefícios e otimizar o uso do seu PC, tudo sem precisar instalar nenhum programa ou aplicativo, confira!
Veja também:
Como Recuperar Fotos Apagadas do Celular?
Como Conectar Wi-Fi e Netflix na TV?
HD e SSD: Entenda as diferenças e saiba qual comprar
Dicas para deixar o computador mais rápido
Limpe o disco rígido
Esta é uma das funções mais fáceis que você pode realizar quando o assunto é deixar o computador mais rápido. Para limpar o disco rígido - também chamado de cache - basta acessar o menu inicial do seu PC, em seguida selecione a opção Acessórios, marque os itens que queira limpar e então finalize em Ok .
Desfragmentar unidades
Com a mesma frequência de uso é que as funções que fazem o sistema funcionar vão se espalhando pelo disco rígido - o qual é responsável por armazenar todos os dados. E quando tudo está espalhado, o sistema do PC não é capaz de encontrar as informações necessárias.
Neste caso, para fazer a eficiência da sua máquina voltar vá em em Ferramentas do sistema em seguida procure por Desfragmentar e Otimizar Unidades. Clique em Analisar e depois em Otimizar ou Desfragmentar.
Este processo vai se encarregar de juntar elementos soltos no sistema e organizá-los para que na hora do clique tudo responda da melhor forma como deve ser.
Veja também: Melhores Smartphones com 128GB de Armazenamento
Desinstalar programas
Mais uma dica para limpar o seu computador e deixá-lo mais rápido é não deixar instalado programas obsoletos ou que você não faz mais uso. Muitas vezes ainda, pode acontecer de certos programas serem baixados juntos com outros, muitas vezes sem que você perceba e isso só faz pesar na sua máquina.
O processo então para desinstalar programas, bem como navegadores e torrents consiste em acessar o Painel de Controle, ir em Programas, selecionar a opção Desinstalar um programa e então clicar sobre aquele que você deseja apagar.
Limpar arquivos >> Esvaziar a lixeira
Mais uma dica super importante é não deixar acumular arquivos - às vezes acabamos esquecendo de arquivos em nosso computador que nem nos são mais úteis, como na pasta de Downloads, por exemplo, torrents e documentos antigos, fotos já salvas, etc. Ainda que sejam arquivos poucos usados, mas importantes, vale armazená-los em um HD Externo, pen drive ou algum outro dispositivo de memória externa.
Por isso, se seu PC estiver lento vale dar uma geral na máquina e considerar arquivos, selecionar e manter apenas os que são úteis. Eliminando estes arquivos, seu computador será capaz de processar as tarefas de forma mais eficaz.
Depois de apagar os arquivos perdidos e sem serventia, vá até a lixeira para deletar tudo de lá também. Para isso, clique com o botão direito sobre o ícone da lixeira na sua área de trabalho e selecione a opção Esvaziar Lixeira.
Ainda é válido apagar também os atalhos e arquivos que ficam salvos na área de trabalho. Estes fazem com que o PC demore mais para inicializar. Mantenha sua área de trabalho sucinta, organize pastas e não as sobrecarregue.
Tamanho do HD?
É interessante saber a quantidade de armazenamento interno do seu computador, e assim saber o quanto usar para não lotar a memória do mesmo. Pois mantendo a memória do seu computador em um nível razoável, você estará evitando travamentos e lentidão durante a execução de tarefas.
Como fazer isso? É simples, para deixar a memória do seu PC em um nível que não afete seu desempenho, acesse Meu computador e confira o item Disco Local. É interessante deixar pelo menos 10% ou 20% livres do total. Se a barra estiver no vermelho, está mais que na hora de realizar a função anterior (Limpar arquivos >> Esvaziar a lixeira) e dessobrecarregar sua máquina com arquivos em excesso.
Caso você tenha um notebook ou mesmo um desktop com pouca memória, uma boa alternativa é investir em um HD externo. E aqui na Cissa Magazine você encontra os melhores modelos de HDs externos, com diferentes capacidades e tamanhos, com certeza você vai achar o ideal para o que você precisa. Confira nossa categoria de HDs externos.
Veja também: HD e SSD: Entenda as diferenças e saiba qual comprar
Encerrar programas que não estão em andamento
Mais um fator que pode acarretar lentidão ao seu PC são os programas que ficam rodando em segundo plano, processo este que acaba consumindo armazenamento e memória RAM da máquina.
Para saber quais são os programas abertos no computador use o atalho “CTRL+SHIFT+ESC”, este por sua vez vai abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows. Em Aplicativos você pode visualizar os programas abertos. Basta clicar sobre o que você quer fechar e selecionar a opção Finalizar Tarefas.
Ainda tem a aba Processos onde ficam as aplicações que estão rodando também em segundo plano no PC e a memória consumida. Selecione os que não são necessários no momento e clique em Finalizar Tarefa.
Atenção: Tome cuidado para não acabar fechando algo do sistema operacional da Microsoft, como é o caso do Explorer, por exemplo, que corresponde a barra de navegação e não browser.
Monitore suas aplicabilidades
Fique de olho no desempenho do seu computador, através do Gerenciador de Tarefas do Windows você também consegue visualizar o quanto da CPU e memória RAM estão sendo consumidos durante o uso.
Assim fica mais fácil de analisar possíveis problemas que acarretam falhas na performance do seu computador. O comando de teclado para realizar esta função é: CTRL+ALT+ESC, logo clique em Desempenho.
Neste passo os dados serão disponibilizados através de gráficos, e deste modo você consegue visualizar o consumo de cada item. Ainda, acessando o Monitor de Recursos, você terá acesso aos itens de CPU, Disco, Rede e Memória., onde é possível analisar cada aplicação e como a mesma afeta o sistema.
Deste modo, fica mais fácil considerar quais as aplicabilidades mais importantes na sua máquina e considerar as menos necessários e assim desinstalá-las ou armazenar em outro dispositivo, a fim de manter a boa performance do seu computador.
Veja também: As 10 Fontes de Alimentação (PC) mais Vendidas
Execução e Inicialização automática
Tenha controle sobre a sua máquina e o modo como ela opera, ao acessar Executar no menu iniciar - comando: Windows+R+R - e digitar “services.msc” você consegue visualizar todos os programas que podem estar programados para inicializar sempre que a máquina é ligada - esse processo pode acarretar lentidão ao seu PC .
Logo, você terá acesso a uma lista de serviços sendo executados de forma automática manual ou desativados. Neste ponto, você pode escolher a configuração para cada um que melhor caiba ao que você precisa, por exemplo, basta clicar duas vezes sobre aqueles que não tenha utilidade para estar rodando e altere para manual ou desativado, por fim clique em Ok.
Ainda tem o comando “msconfig” no Executar, que ao ser acionado permite a visualização dos executáveis que são inicializados com o sistema. Otimize a performance do seu computador indo na aba de Inicialização de programas e desmarcando todos que você não quiser que inicie automaticamente, depois é só confirmar clicando em Aplicar.
Atenção: Tome cuidado para não acabar encerrando algumas funções que são importantes para o bom funcionamento do seu PC, como softwares importantes e conexões Wi-Fi, por exemplo.
Veja também: Placas de Vídeo Boas e Baratas
Computador Atualizado = Melhor Performance
Busque manter as atualizações do seu PC ou notebook sempre em dia, estas podem acarretar melhorias na navegação da sua máquina, oferecendo melhores performances de forma mais fluida e ainda valorizando o quesito segurança.
E para manter o Windows atualizado é super simples, é só pesquisar Windows Update no menu iniciar e então configurar para que sua máquina sempre receba as atualizações mais recentes.
Veja também: Como montar um PC Gamer Bom e Barato
Não esqueça do Antivírus
Os vírus, dentre muitas outras coisas, são causadores de lentidão e mau desempenho na sua máquina, por isso é inteligente ter um bom antivírus no seu computador e mantê-lo sempre atualizado, assim você evita a instalação indesejada de vírus e programas suspeitos e garante uma máquina com boa performance que vai otimizar sua tarefas sem o estresse da lentidão e travadinhas.
Veja também: Os melhores antivírus para smartphones Android
Viu só? São procedimentos e dicas super simples que, quando feitas só fazem acarretar benefícios na hora de tirar bom proveito das funções do seu computador. Deixe agora mesmo o seu computador mais leve e mais rápido, com performance digna para as mais variadas multitarefas, seja para trabalho ou entretenimento.
Os mais vendidos
-
PC Gamer G-Fire HTG-226R Ryzen 3 RAM 8GB HD 1TB Radeon RX Vega 8
-
PC Gamer G-Fire Hermes IV AMD A4 RAM 4GB HD 500GB Radeon HD 8470D HTG-89
-
PC Gamer Alfatec GT Intel i7 RAM 16GB HD 1TB GeForce GTX 1050 2GB
-
PC Gamer G-Fire Cerberus XII HTG-07 AMD A10 HD 500GB RAM 8GB Radeon R7
-
PC Gamer G-Fire Hermes IV AMD A4 RAM 4GB HD 1TB Radeon HD 8470D HTG-90
-
PC Gamer G-Fire Icarus V HTAVA-90 AMD A8 HD 500GB RAM 8 GB Radeon R7
-
PC Gamer G-Fire Icarus EV AMD A8 RAM 8GB HD 1TB Radeon R7 2GB HTG-23