Seu carrinho está vazio

Como instalar e conectar o Google Chromecast na TV

Imagem do autor Juliane Pereira do Santos
Juliane Pereira do Santos
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
04/07/2019 3.231 visualizações comentarios

O gadget da nossa magnífica Google está no mercado há bastante tempo, com sua primeira versão lançada em 2013 e a mais recente em 2018, o Chromecast é um dispositivo que, basicamente, serve para tornar as TVs mais antigas e convencionais, que tenham entrada HDMI, em SmartTVs. Com esse gadget você tem acesso à aplicativos como a Netflix, Youtube, Play Store, Crackle, entre outros aplicativos de músicas e jogos também, além de poder acessar à internet, você pode conectar o seu celular e gerenciar o que estará passando na tela da sua televisão. É uma forma mais acessível de ter todas as vantagens de uma televisão smart, mas sem precisar investir um valor muito alto em uma televisão nova.

Blog Categoria SmartTV

Existe mais de uma versão do Chromecast (1, 2 e 3), sendo que as versões mais antigas já foram descontinuadas - mas ainda assim, podem ser encontradas no mercado. Existem também as versões Audio e Ultra, que tem finalidades específicas, o Chromecast Audio serve para tornar qualquer aparelho de áudio em um dispositivo inteligente. E você pode encontrar, também, o Chromecast Ultra é o mais potente da família, sendo capaz de transmitir vídeos e streamings em 4K, HDR10 e Dolby Vision.

Com a versão mais recente do Chromecast é possível que o usuário acesse o gadget por comando de voz a partir do recurso Google Assistente no smartphone, onde você consegue acessar aplicações e executar funções na sua TV, com o seu celular você pode ligar e desligar a TV, colocar alguma playlist para tocar, e trocar de série, sem precisar procurar pelo controle remoto.

Basta você escolher qual gadget se adequa melhor às suas necessidades, instalar e aproveitar o melhor do entretenimento que a internet pode oferecer, com a vantagem de não perder o controle remoto, pois ele será seu próprio smartphone.

Veja também:
→ Melhores Smartphones Xiaomi de 2019 
→ Melhores Séries de Terror da Netflix
→ Melhores Projetores Multimídia

Como instalar e conectar o Chromecast

Google Chromecast

O que é preciso para instalar o Chromecast?


Como a maior parte das coisas, o gadget Chromecast precisa ser compatível para funcionar de maneira eficiente, e abaixo você vai ver uma lista de itens que você vai precisar para tornar a sua TV convencional em uma SmartTV:

  • Dispositivo Google Chromecast;
  • Aplicativo atualizado do Google Home;
  • Uma conta de email do Google (Gmail);
  • Uma TV com entrada HDMI;
  • Você vai precisar, também, de uma conexão com a Internet e sinal Wi-Fi.

Blog Smartphones Samsung

E para gerenciar o Chromecast você vai precisar de um smartphone que esteja conectado na mesma rede Wi-Fi em que seu gadget, e que tenha a versão mais atualizada do aplicativo Google Home. O aplicativo é compatível com os sistemas operacionais Android (a partir da versão 4.4) e com iOS (a partir da versão 9.1), e caso você queira optar por conectar o seu computador ou notebook, o dongle é compatível com Windows 7 e superior, e MacBook OS X 10.9 e superior.


Como instalar o Chromecast?

  • Usando a entrada HDMI da sua TV, você pode plugar o conector do Chromecast;
  • Conecte o cabo de alimentação de energia do Chromecast na TV, ou em uma tomada -  conectar diretamente na tomada é aconselhado caso você tenha a opção de ligar e desligar por Google assistente;
  • Instale no seu smartphone o aplicativo Google Home, no seu celular ou tablet;
  • Tenha certeza que seu smartphone está conectado na mesma rede Wi-Fi em que o seu Chromecast;
  • No aplicativo Google Home, procure pelo ícone do Chromecast;
  • Confirme a Conta do Google em que você quer vincular o gadget;
  • Confirme o código que aparecer identificando a TV, no aplicativo do seu celular.

E pronto, é só usar à vontade, prático e rápido. Esse método de instalação serve para todas as versões do Chromecast - salvo a versão Audio, com a pequena diferença que ao invés de instalar na TV, você conecta ao seu aparelho de som.

 

Espelhamento Tela Chromecast


E para transmitir do celular para a TV?


Para fazer transmissões de tela, basta abrir algum aplicativo que seja compatível com a transmissão, Netflix ou Youtube, por exemplo, escolher o que você quer assistir e, então, clicar no botão “Transmitir” (com o formato de retângulo com sinal de Wi-Fi na base), vai aparecer um menu com as opções disponíveis para fazer a conexão, basta clicar no Chromecast. Quando a conexão for estabelecida, é só você aproveitar e assistir na sua TV e usar seu smartphone como controle remoto.


O que seria o “Espelhamento de Tela”?


O Espelhamento de Tela, assim como o próprio nome já diz, é um recurso onde a tela do seu smartphone é “espelhada” na sua televisão, quase da mesma forma em que a transmissão funciona, porém com este recurso todos os aplicativos que estão na tela do seu celular aparecem na TV. Desta forma, você consegue utilizar sua televisão como uma segunda tela, tanto para o smartphone como para o notebook. E para conectar, basta encontrar o ícone “Transmitir” - sua localização e nome pode variar de dispositivo para dispositivo, dependendo da marca, mas o ícone é geralmente o mesmo. Depois de clicar, é basta selecionar o Chromecast e estabelecer uma conexão.


Quais aplicativos podem ser acessados?


Você pode acessar diversos aplicativos com o Chromecast, como a Netflix e o Youtube, que são duas das principais plataformas de vídeo e streaming da internet. Você pode usar aplicativos como o Crackle, que tem os filmes e séries da Sony, ouvir músicas com o Deezer, assistir lives e gameplays pela Twitch, e até jogar com o Just Dance Now sem precisar do console. E muitos outros aplicativos são compatíveis com o gadget da Google, tornando o item um excelente custo benefício para quem procura gastar pouco.

 

Blog Melhores Tablets

 


Vale a pena comprar um Chromecast?


Essa questão pode ser respondida de formas diferentes, de pessoa para pessoa, pois depende muito de quanto você está disposto a pagar por uma Smart TV e, também, do seu ritmo de uso. Por exemplo, a gente viu que fazer a instalação é bastante simples, então, se você costuma viajar para lugares onde tem internet e Wi-Fi (como uma casa na praia), mas não tem uma Smart TV e a televisão tem uma entrada HDMI, é bem mais prático você levar o Chromecast junto com você do que uma televisão. Ou até mesmo, se você não quer gastar muito, mas ainda assim gosta de acompanhar séries na Netflix, vale muito a pena comprar um Chromecast.

Porém, se você quer investir em uma TV Smart, ou trocar o seu aparelho antigo, então compensa mais comprar uma nova televisão que já tenha acesso à internet e aplicativos.


Aviso importante sobre a conexão Wi-Fi


Se o lugar em que você for instalar o Chromecast, na sua casa ou trabalho, tiver duas ou mais conexões Wi-Fi e seu smartphone ou notebook ter acesso à todas as redes, é possível que você não encontre  o ícone ou a opção do Chromecast na hora de fazer o pareamento. Isso acontece porque os smartphones e notebooks buscam sempre a frequência de internet com melhor conexão, podendo ficar alternando entre uma rede e outra, porém o gadget Chromecast se mantém em apenas uma, por isso pode acontecer de você não encontrar o dongle quando você tentar se conectar. Desta forma, é aconselhável você ter acesso apenas à rede em que está o Chromecast, clicando para “Esquecer” as outras redes, assim você pode aproveitar o seu gadget com muita praticidade e funcionalidade.


E você, acha que é mais vantajoso comprar um Chromecast e estender a vida útil da sua TV, ou acredita que vale mais a pena comprar uma Smart TV nova? Deixe nos comentários o que você pensa sobre o assunto, ou se você ficou com alguma dúvida.

 

Comentários