Como rastrear um celular furtado ou perdido

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
23/08/2018 4.907 visualizações comentarios

Ter um celular roubado é algo que pode trazer muito transtorno na sua vida. Isso porque armazenamos uma grande quantidade de informações diretamente em nossos smartphones. Algumas dessas informações podem ser de caráter ainda mais sério, como no caso de senhas de banco ou informações do seu cartão de crédito.

Para que você não passe por perrengues caso o seu celular seja roubado, vamos lhe ensinar algumas técnicas que possibilitam a maior chance de recuperar o seu celular e de quebra, evitar uma grande dor de cabeça.

É válido dizer que rastrear um celular não é algo extremamente complicado, então você pode ficar tranquilo, pois caso você precise rastrear o seu smartphone, isso será uma coisa relativamente simples.

Blog Os Smarts Mais Vendidos

Mas é importante observar que o modo de rastreio muda conforme a plataforma do smartphone. Ou seja, é necessário utilizar um método diferente para rastrear um celular Android e um smartphone com sistema operacional iOS. Mas não se preocupe, pois vamos lhe ensinar ambos os métodos!

Existem aplicativos que permitem o rastreamento do smartphone, mas é válido falar que os celulares mais recentes apresentam ferramentas nativas em seu próprio sistema para tal finalidade.

Agora, fique com um pequeno tutorial de como rastrear o celular (tanto Android quanto iOS) e tenha a oportunidade de recuperar seus dispositivos móveis com muito mais facilidade.

Como rastrear o smartphone: tutorial completo

Quando o seu smartphone é roubado, é muito importante solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho, para impedir que ele continue funcionando a partir do momento que é roubado. Isso desestimula o furto de celulares e impede que as pessoas usem o seu número sem autorização.

Mas se antes você deseja tentar recuperar o seu smartphone, saiba que já existem métodos que podem facilitar a localização do mesmo. Vamos lhe mostrar como saber a localização do smartphone em dois métodos: nos celulares Android e nos celulares com iOS.

Celulares Android

Anteriormente, existiam aplicativos que prometiam a localização do smartphone, caso ele fosse roubado ou perdido. Mas devido ao grande número de furtos de aparelhos, tanto o Google (que desenvolve o Android) e a Apple (dos smartphones iOS) decidiram implementar ferramentas de localização diretamente no sistema do smartphone, o que já traz uma segurança muito maior nessa delicada questão.

Caso o seu smartphone Android tenha sido roubado, você poderá saber a localização exata do aparelho, mas somente se ele estiver conectado a uma rede Wi-Fi em 3G/4G.

Antes de mais nada, você precisa habilitar a opção de rastreamento diretamente no seu smartphone. Para ter a possibilidade de localizar o celular quando você o perder ou ele ser roubado, é necessário ativar as permissões para que você consiga ver a localização do dispositivo.

Para ativar as permissões, você acessar menu Configurações se seguir os seguintes passos:

Google > Segurança

localizar smartphone 1

Encontre o Meu Dispositivo > Ativado

localizar smartphone 2

Ao realizar esse pequeno procedimento, você já autorizou o seu smartphone para ser rastreado. Caso ele tenha sido roubado sem que você tenha feito esse pequeno procedimento, fica impossível localizar o celular Android. Para que a localização do aparelho aconteça com sucesso, é importante deixar o Wi-Fi, 3G/4G e GPS do celular ativados.

configuracoes localizacao celular

O detetive que irá localizar o seu aparelho celular é o chamado Gerenciador de Dispositivos, um serviço desenvolvido pelo próprio Google. Para conseguir achar o seu aparelho, basta entrar no link “https://www.google.com/android/find” que já será possível ver a localização do aparelho no mapa-mundi. A localização acontece com grande precisão e de forma ágil porque esse sistema utiliza o GPS presente no celular e a rede Wi-Fi para as informações.

Esse interessante serviço ainda vem com algumas funcionalidades interessantes que permitem acesso a mais algumas funcionalidades. As ferramentas do Gerenciador de Dispositivos são as seguintes:

  1. Reproduzir som: uma interessante ferramenta que faz com que o seu celular emita sons bem altos por aproximadamente cinco minutos, mesmo se o aparelho estiver em modo silencioso. Essa funcionalidade especial é muito útil caso você tenha perdido o seu smartphone dentro de casa e o mapa não é de grande utilidade nessas situações.
  2. Bloquear: como já diz o nome, essa funcionalidade permite que você bloqueie o seu smartphone remotamente, impedindo que outra pessoa o use.
  3. Limpar: essa é a ferramenta para últimos casos. Quando você não ter mais a esperança de encontrar o seu celular, será possível apagar todos o conteúdo do smartphone. Ao acionar a limpeza do smartphone, não será mais possível utilizar o aparelho, portanto, é necessário pensar bem antes de aplicar esse comando.

mapa localizacao smartphone

Veja também >> Os 9 melhores Smartphone com tela de 6"

Smartphones iOS

Nos iPhones também é possível aproveitar métodos que permitem a localização do seu smartphone. Os dispositivos com iOS tem a disposição um serviço muito parecido com o Gerenciador de Dispositivos, do Google.

Mas no iPhone, geralmente não é necessário realizar a ativação mecânica, pois quando você entra no login da sua conta do iCloud no dispositivo iOS, a localização do dispositivo é autorizada automaticamente. Mas para que você tenha certeza de que esta aplicação está realmente ativa no iPhone você pode seguir os seguintes passos:

Ajustes > (Seu Nome) > (Seu iPhone) > Buscar iPhone

Para que você consiga localizar o seu iPhone, basta entrar no link “icloud.com/#find” e faça login do seu ID da Apple. Ao se conectar na sua conta, a localização do smartphone aparece de forma automática.

Nessa ferramenta da Apple, você poderá aproveitar recursos que facilitam tanto a localização do smartphone quanto o bloqueio do iPhone. Essas ferramentas são:

  1. Alerta: caso você tenha perdido o seu smartphone em algum canto e não consiga achar o aparelho, você pode ordenar que o smartphone comece a emitir um alerta sonoro, facilitando a localização do iPhone dentro de um ambiente fechado, por exemplo.
  2. Modo Perdido: com o seu iPhone desaparecido, você poderá bloquear o seu dispositivo remotamente. Ao ativar o “Modo Perdido” o iPhone envia informações sobre a localização do aparelho diretamente para a sua conta da Apple. Também é possível destacar que você poderá aproveitar para bloquear o celular, impedindo que outra pessoa use o celular roubado.
  3. Apagar iPhone: essa é a opção para quem quem não conseguiu recuperar o seu smartphone. Se você não tem mais esperanças em recuperar o seu iPhone perdido, é possível usar a função “Apagar iPhone”. Essa ferramenta apaga todos os dados armazenados no celular, evitando que o seu conteúdo pessoal seja visto por outras pessoas. Depois de ser apagado, não será mais possível utilizar o sistema de busca do iPhone, tornando quase que impossível achá-lo novamente.

localizar iphone

Veja também >> Os Fones de Ouvido Mais Vendidos

Agora você já sabe que se o seu celular foi roubado, já é possível localizar o aparelho de forma muito mais fácil. Caso não tenha nenhum endereço sendo lhe informado, você poderá acessar mais vezes o sistema de localização, em que você poderá ter sorte e quem sabe localizar o seu aparelho.

Em todos os casos, é importante informar a polícia sobre o furto, para gerar um boletim de ocorrência e assim, solicitar o bloqueio do IMEI do smartphone junto com a sua operadora.

Comentários