Seu carrinho está vazio

Como Rastrear um Celular Roubado ou Perdido

Imagem do autor Clerson Klaumann Junior
Clerson Klaumann Junior
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
22/12/2020 90.518 visualizações comentarios

Ter o seu celular roubado é algo que realmente pode trazer bastante transtorno para a nossa vida. Principalmente porque dentro dele guardamos todas as informações mais relevantes da nossa vida. E ficar sem ele é, de fato, um terror para muitas pessoas.

Afinal de contas, algumas informações podem possuir um caráter bem sigiloso, tais como senhas de banco ou informações acerca dos seus cartões de crédito. 

E para que você não passe por esses perrengues em casos de roubarem seu celular ou mesmo você perdê-lo, a Cissa Magazine vai te ensinar algumas técnicas que possibilitam você recuperar seu smartphone, a fim de evitar maiores dores de cabeça. 

No mercado, existem vários aplicativos que permitem o rastreamento do smartphone, mas vale ressaltar que os smartphones mais recentes apresentam diversas ferramentas nativas do próprio sistema para tal finalidade.

Como rastrear seu smartphone!

Celulares Android:

Se caso você tiver sido vítima de um roubo ou até mesmo ter perdido o seu celular Android, a Google e outras empresas implementaram uma ferramenta de localização diretamente no sistema do seu smartphone, o que com certeza já traz uma segurança bem maior em casos de roubos ou perdas através do rastreamento. 

Os primeiros passos são:

1. Vá até nas Configurações do seu celular;

2. Na tela de configurações, selecione a opção Google;

3. Na próxima tela, vá até segurança;

localizar smartphone 1

4. Depois, pressiona a opção “Encontre Meu Dispositivo”;

5. Coloque essa opção no ativado e pronto. 

localizar smartphone 2

Dica importante: quando seu smartphone for roubado ou perdido, solicite o bloqueio do IMEI do aparelho através da operadora. Isso impede com que ele continue funcionando a partir do momento que é roubado. 

Caso o seu celular Android tenha sido roubado, você só poderá saber a localização exata do aparelho se ele estiver conectado a uma rede Wi-Fi em 3G ou 4G. 

configuracoes localizacao celular

Afinal, ao realizar aqueles 5 passos simples, você já autorizou o seu smartphone a ser rastreado. E se caso o seu celular for roubado ou perdido, agora basta seguir estas outras dicas de rastreamento. 

Para conseguir achar o seu aparelho, entre no link https://www.google.com/android/find e veja automaticamente todo o processo de localização do seu celular no mapa-mundi. A localização acontece com grande precisão e de forma ágil. Isso porque ele utiliza o sistema de GPS presente no celular e a rede Wi-Fi para mais informações. 

Esse interessante serviço ainda vem com algumas funcionalidades de acesso às ferramentas do Gerenciador de Dispositivos:

a) Reproduzir som: Seu smartphone emite um som bem característico e alto por aproximadamente cinco minutos, mesmo se o dispositivo estiver em modo silencioso.

b) Bloquear: Como o próprio nome já diz, essa funcionalidade permite que você bloqueie o seu smartphone de forma remota, impedindo que outra pessoa o use.

c) Limpar: Esta é uma ferramenta para os últimos casos. Quando as esperanças de encontrar o seu celular se esgotarem, você poderá escolher a opção de apagar todos os conteúdos do smartphone. Ao acionar a limpeza, não será mais possível utilizar o aparelho.

como rastrear celular

Celulares iOS:

Nos iPhones, também é possível aproveitar métodos que permitem a localização do celular. Os dispositivos com iOS possuem uma disposição muito parecida com o Gerenciador de Dispositivos da Google.

Mas no iPhone, caso seu celular seja roubado ou perdido, geralmente não é necessário realizar a ativação mecânica como forma de precaução. Afinal de contas, assim que você entra no login da sua conta do iCloud, a localização do seu dispositivo é autorizada automaticamente. Mas para que você tenha certeza de que esta aplicação está realmente ativa no iPhone, você pode seguir os seguintes passos.

Ajustes > (Seu Nome) > (Seu iPhone) > Buscar iPhone

E para que você consiga localizar o seu iPhone, basta entrar no link icloud.com/find e fazer login com o seu ID da Apple. Portanto, ao se conectar na conta, a localização do smartphone aparece de forma extremamente automática.

Nesta ferramenta da Apple, você poderá aproveitar recursos que facilitam tanto a localização do smartphone, quanto também o próprio bloqueio do seu iPhone. Estas ferramentas são:

1. Alerta: Caso você tenha perdido o seu smartphone em algum canto e não consiga achar o aparelho, esta opção emite um sinal de alerta sonoro, facilitando a localização do seu iPhone.

2. Modo Perdido: Com o seu iPhone perdido ou roubado, você poderá ativar esta função para bloqueá-lo remotamente. Ao ativar o “Modo Perdido”, o iPhone envia informações sobre a localização do aparelho diretamente para a sua conta da Apple. Também é possível destacar que você poderá aproveitar para bloquear o smartphone, impedindo que outra pessoa use o celular roubado.

3. Apagar iPhone: essa opção é uma escolha definitiva para quem não conseguiu recuperar o seu smartphone. Se você não tem mais esperanças em recuperar o seu iPhone perdido, é possível usar a função “Apagar iPhone”, que deleta todos os dados armazenados no celular, evitando que o seu conteúdo seja visto por outras pessoas. Depois de apagado, não será possível utilizar mais o sistema de busca do iPhone!

localizar iphone

Agora que você já sabe se o seu celular foi roubado ou só perdido, basta localizar o seu smartphone de forma super rápida e simples. 

Em todos os casos, é importante informar a polícia sobre o furto, a fim de gerar um boletim de ocorrência e, em seguida, solicitar o bloqueio do IMEI do smartphone junto com a sua operadora. 

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.