Como serão os novos documentos digitais?

09/07/2018 589 visualizações comentarios

Agindo de forma mais sustentável, o Governo resolveu reduzir, e em alguns casos até eliminar, o desperdício de papel. Fornecendo em aplicativos todos os documentos que você precisa, você terá seus documentos sempre em mãos, já que estarão disponíveis para todos os aparelhos celular com Sistema Operacional Android e iOS.

Blog Smartphones Motorola

Desde o final do ano passado o Governo lançou algumas novidades com relação a aplicativos. Pensando em agilizar e diminuir as filas em postos de atendimento agora é possível acessar sua Carteira Nacional de Habilitação, seu Título de Eleitor e sua Carteira de Trabalho através de aplicativos.

Como serão os novos documentos digitais?

CNH Digital

Criado para garantir mais segurança contra fraudes e falsificações de documento, o aplicativo CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica) começou a funcionar no início deste ano. Expedida apenas para quem possui a nova CNH, que começou a ser emitida no dia 1° de Maio de 2017, ela conta com o QR Code como dispositivo de segurança, assim você poderá acessá-la pela maioria dos celulares apenas scaneando esse código bidimensional com a câmera fotográfica.

CNH Digital

Desenvolvida para Sistema Operacional Android e iOS e para funcionar sem internet (necessita de conexão apenas no primeiro acesso), a CNH-e foi criada pela Serpro para o Denatran e armazena todos os dados da CNH impressa, inclusive a foto, com a mesma validade jurídica.

Obter o aplicativo acontece em algumas etapas, elas são:

  • Cadastro no Portal do Denatran (sistema CNH Digital);
  • Confirmação dos Dados/Validação, através do certificado digital, ou pessoalmente junto ao Detran da sua jurisdição;
  • Gerar Código de Ativação (procedimento realizado no Portal do Denatran);
  • Instalar o aplicativo "CNH Digital" no seu smartphone (telefone celular);
  • Gerar senha (PIN).

No site deles é possível encontrar um tutorial de como baixar o aplicativo, é bem simples é fácil, basta acessar aqui.

CTPS

Lançada no final do ano passado, a Carteira de Trabalho Digital que permite ao trabalhador consultar dados presentes no documento físico, como experiências profissionais.

Desenvolvida para Sistema Operacional Android e iOS, ela tem como objetivo funcionar como uma extensão do documento físico, não o substituindo, a caderneta física continuará sendo o documento oficial.

CTPS Digital

Veja também ➜ Melhores celulares de 2018

Outra função interessante desse aplicativo é que você poderá solicitar a emissão da primeira ou segunda via da carteira de trabalho através dele.

Haverá a necessidade de inserir algumas informações pessoais para o cadastro, sendo elas;

  • CPF,
  • Nome,
  • Data de nascimento,
  • Nome da mãe,
  • Estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro).

e-Título

Lançado recentemente para plataformas Android e iOS, o aplicativo para Tablets e Smartphones e-Título tem a função de substituir o Título de Eleitor físico.

Nele você poderá acessar informações a respeito de quitação eleitoral, dados a respeito do cadastramento biométrico e poderá utilizá-lo para substituir o título na hora da votação. Caso você já tenha realizado o cadastramento biométrico, a sua foto aparecerá na hora de votar, dispensando documento com foto, senão há a necessidade de levar um outro documento junto.

e-Título

Após baixar o aplicativo você irá se cadastrar nele e não no site da Justiça Eleitoral.

Você deverá colocar os seguintes documentos:

  • Número do título de eleitor
  • Nome completo
  • Nome da mãe
  • Nome do pai
  • Data de nascimento

Depois desses dados, basta clicar em “acessar” e você já estará cadastrado.

Comentários