Drones: Conheça as Principais Características e como Usá-los

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
27/07/2018 1.870 visualizações comentarios

Os drones são gadgets que vem se popularizando cada vez mais, fazendo com que tecnologias avançadas sejam mais acessíveis para mais pessoas.

Nos dias de hoje, o mercado de acessórios de tecnologia está repleto de drones e com hardwares cada vez melhores, com direito até mesmo a câmeras em qualidade 4K.

Mas nem sempre foi assim, afinal o drone surgiu primeiramente como um artigo de uso militar e usava tecnologias excessivamente caras e nada acessíveis. Inicialmente, o drone ou VANT (veículo aéreo não tripulado) era utilizado para o reconhecimento de território inimigo, por exemplo, pois conseguia captar um espaço muito maior.

Blog Melhores Drones 2018

É justo dizer que existem muitos drones militares e que são usados para fazer movimentos de guerra, entretanto, esses aparelhos não tem nada a ver com os drones que vamos dar foco em nossa matéria.

A popularização dos drones pode ser considerada uma verdadeira revolução. Com a constante evolução desses produtos, surgiram novas aplicabilidades para os mesmos. Empresas de renome mundial já utilizam drones para fazer entregas, ganhando agilidade considerável e fazendo com que a encomenda chegue ao consumidor final de uma forma muito mais barata.

Um drone pode ser utilizado para diversas funcionalidades, além de ser utilizado para facilitar uma série de trabalhos, essas mini-aeronaves são ótimas opções de entretenimento. Ao comprar um drone, você poderá aproveitar a sensação de pilotar uma pequena aeronave e de quebra ainda pode realizar diversas gravações em lindas imagens panorâmicas.

Como a popularização dos drones é algo relativamente recente, vamos elaborar um pequeno guia, para que você conheça um pouco melhor as tecnologias empregadas para o desenvolvimento desses dispositivos e como escolher o melhor drone possível. De quebra, vamos indicar três modelos, um drone de entrada, um modelo intermediári e um drone top de linha.

Veja também → Acessórios para Drone
Veja também → Melhores Smartphones

Caso tenha alguma dúvida ou já utiliza as funcionalidades dos drones, compartilhe a sua experiência com esses aparelhos na área de comentários!

Drones: principais características e qual modelo escolher

Primeiramente vamos apresentar as principais tecnologias apresentadas pelos drones domésticos e como esses produtos surgiram como um dos mais desejados gadgets da atualidade.

Como os drones surgiram?

Os drones domésticos surgiram como uma evolução dos drones militares, que são armas de guerra utilizadas desde a década de 60.

O uso dos drones em um ambiente de guerra é bem diferente daquela que é empregada para os drones de uso doméstico. Mas é justo dizer que a tecnologia militar contribuiu de forma considerável para fazer com que os drones domésticos finalmente pudessem virar realidade nos dias de hoje.

drone militar

Antes de tudo, precisamos saber exatamente: o que é um drone? O drone é uma pequena aeronave, mas diferente dos helicópteros e aviões, o drone não é tripulado. O controle dos drones é feito remotamente, através de algum outro dispositivo, como no caso dos smartphones ou tablets.

No Brasil, cresce cada vez mais a procura por esses dispositivos, dessa forma, o mercado de drones também cresce de forma vertiginosa. Fica cada vez mais fácil adquirir esses dispositivos, principalmente porque o preço dos drones está diminuindo consideravelmente.

O primeiro uso empregado para os drones foi para o meio militar, como já mencionamos. Esses produtos eram utilizados principalmente para realizar o reconhecimento de campo inimigos e os modelos mais sofisticados são capazes de carregar um verdadeiro arsenal de guerra consigo.

As constantes atualizações das tecnologias do desenvolvimento de um drone fazem com que seja possível utilizar essas pequenas aeronaves para diversas outras finalidades.

Um drone pode ser utilizado nas seguintes tarefas:

  • Captura de imagens aéreas: o drone pode ser muito bem utilizado para capturar imagens onde o ser humano não pode pisar. Por exemplo: algum tempo atrás o Japão sofreu um grave acidente nuclear, na usina de Fukushima. Para avaliar os estragos nos reatores e começar um plano de ação para que a catástrofe não fosse ainda maior, os japoneses utilizaram um drone para capturar imagens do local, evitando assim que qualquer ser humano entrasse em contato com um ambiente radioativo;
  • Monitoramento de fenômenos naturais: os drones podem ser utilizados em diversas funcionalidades, fazendo com que o produto seja utilizado nas mais diferentes situações. Outra funcionalidade na qual os drones podem ser utilizados é o monitoramento de furacões. Recentemente, um grupo de cientistas da Flórida desenvolveu um drone para ser lançado em direção aos furacões. Vale ressaltar que o drone era extremamente resistente, que conseguia aguentar o tranco. Isso possibilitou a captura de imagens jamais vistas anteriormente, o que ajudou de forma considerável no estudo de furacões e outros fenômenos naturais, Espera-se que seja possível utilizar os drones para o monitoramento de outros eventos naturais, permitido um estudo aprofundado da natureza como nunca visto anteriormente;
  • Ajuda humanitária: um belo exemplo de utilização dos drones é usar esses aparelhos para a ajuda humanitária. Os drones podem levar medicamentos e comida até lugares hostis e de difícil acesso; 
  • Resgate: com a constante evolução dos drones, já surgem modelos voltados para serem utilizados em salvamentos e resgates. O Gimball, um drone premiado internacionalmente, é um drone completamente revestido de com uma espécie de gaiola, que permite que ele esquive de obstáculos durante o vôo. O design do modelo foi inspirado em insetos, possuindo sensor de temperaturas, GPS, câmeras e grande resistência. Isso faz com que seja possível utilizar o produto em ambientes

drone entregas

Quais são as principais partes de um drone?

Existem vários modelos de drones comercializados atualmente. Mas mesmo com essa grande variedade e opções, ainda é possível destacar algumas particularidades presentes nesses produtos. Vamos agora destacar quais são as principais características que estão disponíveis em um drone.

Aeronave: é o drone propriamente dito.

Gimbal: esse é o sistema de estabilização da câmera presente no drone e que permite a melhor captura de imagens, mesmo quando o drone se movimenta repentinamente. A aeronave pode se movimentar o tanto que for necessário, voando pelos ares, se movimentando e capturando imagens extremamente estáveis. No modelos mais recentes de drones, o piloto consegue controlar a inclinação da câmera, fazendo com que a captura de imagens aconteça da melhor forma possível, com possibilidades de captura jamais vistas anteriormente. O gimbal é um item extremamente necessário em um drone, afinal ele é o principal responsável em garantir a captura de imagens estáveis em uma altura considerável.

Hélices: são as responsáveis por fazer o drone voar. Os engenheiros desenvolvem hélices cada vez melhores, para que o drone quebre a resistência do ar sem precisar perder nos quesitos velocidade ou ganho de altura. Assim como nos helicópteros, as hélices é que são as peças essenciais durante o vôo da aeronave. Sem elas, não seria possível fazer com que o gadget voasse tão bem pelos ares.

Hélice Drone

Câmera: muitos dos primeiros drones domésticos precisavam de uma câmera auxiliar (geralmente uma GoPro) para a captura de imagens. Entretanto, os modelos mais recentes já apresentam eficientes câmeras, sem a necessidade de utilizar dispositivos auxiliares. O gimbal faz com que a câmera fique completamente estável durante a utilização do drone. O drone irá permitir o registro completo de paisagens e demais imagens, através de fotos e vídeos de alto padrão. Com uma câmera estável, o usuário consegue ter mais qualidade na hora de capturar imagens. As câmeras presentes nos drones são otimizadas em diversos aspectos, em que muitas delas são capazes de registrar imagens até na qualidade 4K com 120 fps.

Aplicativo móvel: muitas das fabricantes de drones disponibilizam apps para serem utilizados em tablets e smartphones. Essa ferramenta permite que o controle do drone aconteça junto com o seu celular, por exemplo. Será possível visualizar diretamente na tela do seu dispositivo móvel, quais são as imagens que estão sendo capturadas pelo drone, fazendo com que o uso da aeronave doméstica fique ainda mais fácil e prático.

Esses são basicamente os principais componentes de um drone, que trabalham em conjunto para proporcionar a melhor experiência possível.

 Leis regulamentadoras

Dependendo do país, é bem complicado colocar o drone nos ares. Alguns distritos dos Estados Unidos, por exemplo, apresentam leis bem rigorosas em relação aos drones, fazendo com que seja necessário conhecer as leis do local para fazer com que a sua brincadeira não cause algum tipo de dor de cabeça.

No Brasil, as leis para pilotar um drone são bem brandas. Mas é necessário seguir algumas regras importantes. É terminantemente proibido fazer um drone voar sobre outras pessoas, respeitando a distância de 30 metros, ao menos que tenham lhe dado autorização para tal ato. Para pilotar um drone de grande porte (com mais de 25 kg) é exigida uma habilitação especial, bem como se o piloto usar um drone com menos de 25 kg mas que pode voar acima de 400 pés (cerca de 121 metros) também será necessário uma habilitação especial. Ainda é válido destacar que para qualquer tipo de drone é exigido que o piloto tenha mais de 18 anos.

Drone Regulamentação

A lei brasileira praticamente acaba com as chances das entregas serem feitas com o auxílio de drones, afinal fica proibido fazer essas aeronaves sobrevoarem por cima de pessoas que não deram autorização para tal. É justo destacar que o mercado de drones é extremamente recente, então as leis regulamentadoras desses dispositivos ainda estão engatinhando. É bem provável que as leis regulamentadoras das pequenas aeronaves passe por mudanças consideráveis daqui alguns anos.

Como fazer um drone voar?

Ao comprar o drone, você pode se perguntar: e agora como eu faço isso voar?

Primeiramente, será necessário utilizar um aplicativo para que você consiga controlar o seu drone com o auxílio do smartphone.

Por exemplo, se você comprar um drone DJI, basta ir até a sua loja de aplicativos, para realizar o download do app e controlar o seu drone da melhor forma possível. Dessa forma, será possível melhorar ainda mais as possibilidades de utilização do seu drone, controlando a pequena aeronave pelos ares da melhor forma possível.

Blog Melhores Câmera Ação

O aplicativo DJI GO 4.0 (disponível tanto no Google Play quanto na App Store) é um belo exemplo de app para drones, afinal, o mesmo apresenta as mais completas funcionalidades para permitir o controle total do aparelho. Dentro da ferramenta, você encontra funcionalidades como o downlink HD em tempo real, fazendo com que o usuário consiga visualizar em tempo real quais as imagens que o drone com câmera está focalizando.

No drone DJI existe a possibilidade do controle total da câmera presente na pequena aeronave, fazendo com que você capture uma foto como se estivesse com a câmera nas mãos.

O modo intuitivo de como o usuário pode utilizar o aplicativo DJI GO 4.0 é certamente um dos grandes destaques na produto. O app móvel apresenta comandos extremamente fáceis de serem executados, em que você pode deslizar o dedo na tela para voar ou aterrissar, bem como controlar o vôo da melhor forma possível.

Não é muito difícil colocar um drone nos ares principalmente porque os aplicativos controladores dessas pequenas aeronaves apresentam uma série de comandos inteligentes, fazendo com que seja possível aproveitar uma experiência intuitiva e muito mais completa.

drone voo

O DJI GO 4.0, por exemplo, permite o controle total do drone pelo menor esforço possível. Dentro do aplicativo, já estão presentes vários comandos pré-programados, que facilitam consideravelmente a utilização do produto e também fazem com que você não precise se preocupar em fazer alguma manobra errada.

O aplicativo vem com alguns pré-comandos, permitindo que o equipamento circule por uma área determinada anteriormente, fazendo ainda que o drone siga você sem mudar a distância ou altitude. Uma boa funcionalidade apresentada pelos drones também é fazer com que o equipamento retorne no seu ponto de partida quando a bateria estiver muito fraca.

O controle do drone é extremamente fácil, como você já pode ter observado. E a tendência é que as coisas melhorem ainda mais, já que o mercado de drones só cresce. As tecnologias irão ficar cada vez mais acessíveis a todos que desejam utilizar as funcionalidades desses produtos.

A escolha do drone ideal

Antes de comprar o seu drone, é interessante observar alguns aspectos, para que você compre o melhor produto possível. Vamos conhecer agora quais são esses pontos:

Uso e autonomia

Uma pergunta básica é o porquê de você querer comprar um drone. Essas pequenas aeronaves podem ser utilizadas por diversas pessoas, tanto por pura diversão quanto para deixar a realização de um trabalho mais fácil. Se você deseja utilizar o drone para o trabalho, é recomendado comprar um drone com boa autonomia e capacidade de bateria.

Um drone de alto padrão (portanto de preço mais elevado) consegue oferecer uma autonomia de bateria de até 30 minutos. Já um drone barato, oferece uma autonomia um pouco menor, com cerca de 10 minutos de vôo. Por conta disso, é necessário saber exatamente qual é o propósito de se comprar um drone, para que você não tenha surpresas no futuro.

controle drone

Modos de vôo

Se você nunca pilotou um drone, é recomendado adquirir um equipamento que ofereça modos de vôos que facilitem o controle do mesmo. Muitos modelos apresentam manobras pré-programadas, fazendo com que o controle do drone aconteça da melhor forma possível. Até mesmo nos drones mais acessíveis, como os drones DJI de entrada, é possível encontrar modos de vôo pré-programados, fazendo com que a utilização do equipamento seja muito mais fácil.

Câmera

Um drone com câmera é a melhor forma de capturar imagens com uma alta capacidade e maior amplitude. Portanto, antes de comprar um drone, é importante verificar a qualidade da câmera oferecida pelo dispositivo. Alguns modelos mais acessíveis de drone apresentam apenas um suporte para a câmera ser acoplada na aeronave.

Mas se você já comprar um drone que já vem com câmera, também é bom observar quais são as possibilidades de gravação que essas câmeras apresentam. Existem modelos que conseguem realizar gravações em 4K, possibilitando capturar magníficas imagens aéreas com muito mais qualidade.

Acessórios

Um kit de acessórios pode fazer com que existam mais possibilidades na hora da utilização do seu drone. Dependendo dos acessórios que já acompanham o drone será possível capturar imagens de diversos meios, por exemplo, já que alguns drones apresentam suporte para câmeras diferenciadas. Além do mais, alguns modelos apresentam baterias extras, variados tipos de case e muitas outras opções.

Preço$$

Essa é uma parte essencial, afinal você precisa fazer um orçamento do quanto pode gastar na hora de comprar um drone e assim, escolher o modelo que melhor se encaixa no seu orçamento. O mercado de drones cresce cada vez mais, dessa forma, surgem cada mais opções desses aparelhos. Caso você queira comprar um equipamento de alta qualidade e pelo menor preço, basta acessar a categoria de drones na Cissa Magazine.

Por fim, vamos falar sobre três opções de drones, para que você conheça interessantes opções de compra, caso você esteja a atrás de um equipamento de alta qualidade. Para facilitar, vamos falar sobre um modelo premium, um intermediário e um drone de entrada.

O top de Linha: Drone DJI Phantom 4 Pro

dji phantom 4 pro

Ideal para quem deseja adquirir um drone de alta qualidade, o DJI Phantom 4 Pro reúne uma série de funcionalidades, com características de alto padrão. O drone DJI é uma pequena aeronave com liga de titânio e magnésio, que permite mais leveza, estabilidade e peso extremamente baixo.

Este é um drone com câmera de 20 megapixels, garantindo imagens de alto padrão, em resolução profissional. A bateria do mesmo vem com potência de 5.870 mAh, oferecendo autonomia de até 30 minutos.

Se você deseja ter à disposição um interessante drone de alto padrão, o Phantom 4 Pro pode ser a melhor escolha na hora de comprar o seu equipamento.

O intermediário: Drone DJI Mavic Pro

dji mavic pro

Caso você esteja atrás de um drone e não deseja pagar um preço muito alto por isso, é recomendado conhecer um pouco mais de perto as especificações do DJI Mavic Pro. O pequeno drone oferece a possibilidade de captura de imagens em alta resolução. Mesmo sendo um dispositivo compacto, o drone DJI apresenta um funcionamento digno de gente grande.

Uma das características que mais chamam a atenção do Mavic Pro é o seu sistema anticolisão, denominado de Flight Autonomy, fazendo com que o sistema inteligente do drone consiga “enxergar” obstáculos que estão até 15 metros a frente. Dessa forma é automaticamente criada uma rota para fazer com o drone desvie de todos os obstáculos com mais facilidade.

O acessível: Drone DJI Spark CMOS

dji spark

Se você deseja comprar um drone de alto padrão, mas não deseja gastar muito com isso, é válido conhecer o DJI Spark CMOS, disponível em uma faixa de preço mais em conta. Mesmo sendo um produto mais acessível, o drone DJI não decepciona no quesito qualidade. Muito mais leve e rápido, o equipamento traz um interessante funcionamento, em que a câmera com 12 megapixels é capaz de capturar imagens em alto padrão, tanto em fotos quanto em vídeos.

Um interessante aspecto a ser destacado no DJI Spark CMOS é o fato que o controle do equipamento pode ser feito de uma maneira diferenciada e completamente intuitiva. Ao unir o controle junto com o celular, o usuário pode pilotar a aeronave através de gestos e poucos comandos, tornando a utilização do produto muito mais intuitiva.

 

Comentários