Galaxy S9 vs Zenfone 5z: Duelo dos novos tops de linha 2018

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
02/03/2018 7.088 visualizações comentarios

Que tal iniciar o mês com uma disputa forte entre dois dos grandes destaques tops de linha deste ano?
Não é de hoje que temos uma grande rivalidade entre os nada modestos Apple iPhone X e o futuro lançamento Samsung Galaxy S9. Muito já se fala sobre qual o preferido, qual se sobressai em especificações, qual vale mais ou a não a pena comprar e assim por diante. 

E para dar um “contrapeso” nessa discussão temos mais um modelo disposto a entrar na briga, incluindo algumas das melhores funções atuais de seus concorrentes e disponível em um preço muito mais baixo, pronto para concorrer igualmente com os 2 modelos citados.

Estamos falando do novo Asus Zenfone 5z, uma versão totalmente diferente dos padrões convencionais Asus e que já está dando o que falar pelos detalhes “suspeitos” de extrema semelhança com o iPhone X.

blog iphone x


Apesar das muitas semelhanças com o iPhone X, o lançamento da Asus tem sim suas singularidades e alguns destaques padrões comuns da marca, o que pode fazer alguma diferença na hora de optar pelo Zenfone 5z, o Apple iPhone X ou o top de linha Samsung Galaxy S9.

Em respostas às similaridades com o Apple iPhone X a Asus deu algumas justificativas que são bastante “convincentes”, principalmente se o que você deseja é ter uma versão com as tecnologias mais atuais do mercado, ignorando a ostentação da Apple e focando em um modelo parecido mas com praticamente a metade do preço.

A ideia inicial é que os smartphones não devem “parar no tempo” e nem em um modelo único para o resto da linha, mas sim, aprimorar ao máximo para conceder aos usuários o que eles realmente desejam, como tela infinitas, modelos quase sem bordas, alto desempenho de câmeras, molduras finas e mais uma série de especificações que querendo ou não, fazem a cabeça da maioria dos consumidores.

Quem não gosta de ter em mãos as mais atuais tecnologias de smartphones sem precisar “vender um rim” pra isso, não é mesmo?

Blog Zenfone 5z

E sem mais rodeios vamos aos pontos de maior destaque entre os futuros lançamentos de 2018: Samsung Galaxy S9 e Asus Zenfone 5z.

Bônus: Tabela Comparativa: Samsung S9 x Zenfone 5z x iPhone X


Design e estrutura

Samsung Galaxy S9

Para o design o smartphone Samsung Galaxy S9 mantém a “ideia” da linha anterior, mas agora com menos bordas e ainda mais sobreposição de tela para toda a parte frontal da estrutura. Como de costume a marca deve oferecer duas versões, sendo o Galaxy S9 (com tela menor de 5.8”) e o S9+ com maior amplitude e consequentemente maior tamanho estrutural (6.2”). A proporção é de 18.5:9, incluindo ainda uma construção mais duradoura e novos alto falantes AKG integrados.

O projeto de usabilidade é um dos mais detalhados já vistos em aparelhos Samsung, de forma que botões, tela e câmeras se ajustam completamente às suas mãos, dedos e campo de visão. O sensor de digitais agora fica abaixo da câmera traseira e não ao lado como na versão anterior.
A estrutura é lisa e sem sobressaltos da câmera, o que resulta em um modelo extremamente elegante e com total proteção, evitando ao máximo danos causados na lente por contatos com as superfícies. A parte frontal é 100% revestida com vidro, de ponta a ponta, integrando um metal brilhante e um desempenho extra para a resistência do smartphone.

Asus Zenfone 5z

Para a versão da Asus você pode esperar pelo melhor conceito de elegância. Estudado com alguns efeitos já utilizados em modelos anteriores e otimizado principalmente em tela esta versão deve surpreender com destaques estruturais e tecnologias de tela. São 90% de cobertura em relação “corpo vs tela”, incluso na resistência máxima da proteção Corning Gorilla Glass.
A parte de trás conta com o mesmo padrão de efeito circular já integrado às versões 3 e 4, alterando-se conforme o movimento do aparelho ou a visão do usuário. O vidro 2.5D também faz parte da estrutura do Zenfone 5z, além do leitor de digitais para a parte traseira e câmera dupla traseira posicionada verticalmente.
As cores disponibilizadas para o Asus Zenfone 5z devem ser o preto (midnight blue) e prata (meteor silver), ambos com efeito metalizado. A tela acompanha o mesmo tamanho da versão superior o Samsung S9+, com 6.2” e máxima cobertura da parte frontal do smartphone.


Tela

Samsung Galaxy S9

Para a tela o smartphone Samsung Galaxy S9 traz alguns dos mesmo recursos encontrados em suas versões anteriores, incluindo um display infinito com acabamento perfeito entre estrutura e tela.
Nesta versão o vidro de cobertura vai de ponta a ponta em toda a parte frontal, sem ressaltos ou emendas recobrindo qualquer parte. Fino e super confortável nas mãos a tela do S9 dá a você a melhor imersão visual possível seja qual for o conteúdo reproduzido. O novo Samsung Galaxy S estará disponível em duas versões:

  • Galaxy S9: 5.8” (570ppi)
  • Galaxy S9+ 6.2” (529ppi)

Asus Zenfone 5z

A versão da Asus encara 6.2” de tamanho para a versão 5z com um desempenho de tela interativa que promete melhorar o desempenho de funções e encarar a máxima imersão de um modelo infinity.
Os detalhes da câmera frontal se localizam no ponto central superior do smartphone com pouquíssimo espaço de ocupação e ainda mais tela disponível, tudo para manter ao máximo o conceito “zero bordas”.
A resolução é a Full HD+ com 90% de cobertura corpo e tela, incluindo tecnologia de temperatura de cor e a já mencionada proteção Corning Gorilla Glass. Com toques inteligentes e um uso muito mais dinâmico a tela do smartphone Asus Zenfone 5z deve trazer exatamente o que os usuários procuram, principalmente se comparado ao modelos iPhone X, Samsung S9 e até mesmo LG G6.


Hardware

Samsung Galaxy S9

Hardware é sempre um ponto de discussão para smartphones de todas as linhas e marcas. A Samsung que por muitos modelos já passou como o melhor desempenho (graças ao Samsung Exynos), atualmente perde o posto para a Qualcomm, algo que ainda divide opiniões e muda bastante a escolha final de alguns usuários.
O hardware do S9 e S9+ começa por um novo sistema de som com assinatura AKG, trazendo alto-falantes mais intensos e 1.4 vezes mais poder sonoro que os modelos anteriores *(incluindo também a tecnologia Dolby Atmos).

Sensor e desbloqueios integrados: íris, facial, impressão digital, padrão, senha e PIN. *Tudo otimizado pelo sistema de segurança Samsung Knox.

Resistente a água e poeira o Samsung Galaxy S9 pode ser mergulhado por completo em água: índice de classificação (IP68). O processador é o Exynos 9810 octa-core (4 núcleos a 2.8 Ghz + 4 núcleos a 1.7 Ghz) com RAM de 4GB e memória interna variável de 64GB, 128GB ou 256GB. A Bateria é de 3.000 mAh.

Asus Zenfone 5z

O Asus Zenfone 5z também conta com um desempenho sonoro otimizado, utilizando um sistema de inteligência artificial para ajudar você a controlar todo o uso do smartphone nos momentos mais importantes do dia.
Com esta tecnologia o Zenfone 5z adapta o próprio som (campainhas em geral) conforme o ruído do ambiente, indo desde os toques máximos (em ambientes barulhentos), até o modo silencioso (para lugares propícios).
O sistema sonoro deste modelo inclui ainda microfones com cancelamento de ruído, dois altos falantes e pontos de áudio aprimorados com inteligência artificial. A CPU ganha a assinatura Qualcomm Snapdragon 845 com oito núcleos de processamento, 10nm, 64 bits e GPU Adreno 630.
A memória RAM deve ter algumas variações incluindo desde 4GB até 8GB em modelos com memória interna variada de 64GB a 256GB. A bateria possui 3.300 mAh de capacidade, carregamento inteligente e sistema de proteção de bateria. Assim como o Galaxy S9 o Zenfone 5z inclui sensor de digitais e reconhecimento facial.


Câmera

Samsung Galaxy S9

O destaque de câmera vai para a versão plus do Samsung Galaxy S9, incluindo um poderoso sistema dual-cam traseiro e algumas das mais atuais tecnologias de disparo, capazes de registros tão bons quanto câmeras profissionais ou quanto seus modelos concorrentes, Apple iPhone X e o próprio Asus Zenfone 5z.
São dois modos de abertura inclusos: F/1.5 para capturas de máxima iluminação (ideal em ambientes escuros) e modo de abertura F/2.4, otimizado para a luz do dia, balanceando cores e nitidez em uma iluminação perfeita.
Algumas das funções de câmera do Samsung Galaxy S9 incluem:

  • Super câmera lenta
  • Edições imediatas (adição de músicas pré-carregadas, modos slow motion e mais)
  • Modo Loop
  • Ativação de modo super slow motion em câmera lenta
  • estabilização óptica de imagem
  • Foco em tempo real com filtro bokeh

Asus Zenfone 5z

Smartphones Asus são sempre destaque em termos de câmeras, seja para a versão frontal ou traseira. O Zenfone 5z possui um sistema inteligente de câmeras traseiras, incluindo detecção de cena, retrato em tempo real, Photo Learning, modo de embelezamento e tecnologias adaptadas para a melhor captura de cena (de dia ou à noite).
Algumas das tecnologias integradas as câmeras do 5z são:

  • Sensor principal Sony IMX363
  • 5 vezes mais sensibilidade a luz (que a versão anterior)
  • Abertura de câmera F/1.8
  • Sensor de tamanho 1/2.55”
  • 120º de angulação de captura
  • Novo sistema HDR noturno
  • Comprimento focal equivalente a 24mm
  • Lentes 6P
  • Campo de visão otimizado para 83º
  • Autofoco de 0,03 segundos

São tantas tecnologia integrada às câmera do smartphone Asus Zenfone 5z que fica difícil definir em um único momento. Com suporte para vários formatos e inúmeros recursos integrados ambas (frontal e traseira) são capazes de registrar ótimas fotos, focando cada momento em um desempenho tão bom quanto só as câmeras semi e profissionais o fariam.

Sistema operacional

Para o sistema operacional os dois modelos integram o Android 8.0 Oreo, versão mais atual do SO disponibilizada atualmente. 

O que diferencia as duas versões é a interface de cada uma. Você pode optar pela ZenUI 5 integrada ao Asus Zenfone 5z ou a Samsung Experience, nova interface para o Galaxy S9.

Ambos também trazem tecnologias semelhantes ao “Animoji” da Apple, utilizando inteligência artificial para criação de gif e emojis animados com as feições do seu rosto.

Atual e muito mais leve o Android Oreo 8.0 deverá favorecer ainda mais a utilização nas duas versões, incluindo mais desempenho de velocidade, menor gasto de bateria e funções mais inteligentes junto com a interface de cada aparelho.

Elaboramos para você um comparativo rápidos entre as 3 versões tops de linha de maior destaque. Analise qual é a mais poderosa para você e deixe sua opinião e/ou sugestões abaixo (no nosso campo de comentários). Lembre-se de ficar de olho no nosso site ou blog e acompanhar os dois lançamentos: Samsung Galaxy S9 e Asus Zenfone 5z, previstos ainda para este ano.

Comparativo: Samsung S9, Zenfone 5z e Apple iPhone X


Comparativo iPhone X, S9, 5z

Comentários