Comparativo: GeForce RTX 2060 OC vs Radeon RX VEGA 56

Imagem do autor Juliane Pereira do Santos
Juliane Pereira do Santos
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
21/06/2019 1.401 visualizações comentarios

Na hora de comprar uma nova placa de vídeo é importante você sempre buscar se informar sobre todas as informações disponíveis sobre a placa, e saber se ela vai ou não servir para seus objetivos, e também, se todos os componentes de seu computador são compatíveis, que evitar prejuízos futuros e ter o desempenho esperado.

Vamos fazer um comparativo com uma placa super potente que está no mercado há algum tempo, a placa de vídeo da Asus Radeon RX VEGA 56 foi lançada no segundo semestre de 2017 e desde então tem oferecido um desempenho extraordinário.

E, contra ela, temos a Gigabyte GeForce RTX 2060 OC 6GB GDDR6 que foi lançada no começo de 2019, até então ela tem demonstrado um excelente desempenho e está sendo uma opção mais barata que as versões RTX 2070, RTX 2080 e RTX 2080 Ti.

Agora a pergunta que fica é: será que o desempenho da placa de vídeo novata é tão bom quanto à veterana?Sem mais delongas, vamos analisar os dados e tirar nossas conclusões.

Veja também:

→ Os melhores computadores gamers de 2019
→ Ranking das Placas-mãe mais Vendidas do ano!
→ As Fontes de Alimentação (PC) mais Vendidas de 2019

Radeon RX VEGA 56 VS RTX 2060 OC 6GB


Asus Radeon RX VEGA 56 vs Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB GDDR6

Apresentação

Placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC

Link → Gigabyte GeForce RTX 2060 OC
Sendo a mais nova aquisição do mercado, a placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC 6GB GDDR6, tem um excelente desempenho e sistema de resfriamento. Sua arquitetura Turing, possui gráficos mais aprimorados pela IA e rastreamento de raio em tempo real, com o intuito de proporcionar gráficos muito mais realistas dentro dos jogos.

Ela oferece o melhor custo x benefício da família RTX, possuindo 1920 núcleos CUDA e velocidade de clock dividida em dois modos (Gaming e OC), ela consegue proporcionar uma excelente experiência imersiva.

Blog Melhores PCs Gamers


Placa de vídeo Asus Radeon RX VEGA 56

Link → Asus RX Vega 56
Esta placa de vídeo é a junção perfeita de poder e alta tecnologia, sua arquitetura emprega 8GB de memória com alta largura de banda (HBM2) oferecendo um desempenho super ágil e veloz. Seus recursos podem otimizar ainda mais o seu desempenho, podendo até chegar bem perto de uma placa de vídeo RX VEGA 64.

Ela trabalha de forma excelente com os jogos mais pesados e atuais, com os gráficos cheios de detalhes e com muita vida, mesmo estando no mercado há certo tempo é possível se surpreender com seus resultados.

Desempenho: 🏆 Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB GDDR6

Na prática, a placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC ficou com uma taxa de desempenho 31% melhor que a veterana durante o jogo CS: Go, e também tece vantagem durante os jogos Fortnite, League of Legends, The Witcher e WoW. Porém, seu desempenho foi menor que a placa de vídeo Asus Radeon RX VEGA 56 nos jogos Overwatch e Battlefield, e em jogos como GTA V e PUBG o desempenho de ambas foram parecidos, com a diferença de apenas 1 ou 2 fps.A placa de vídeo Asus Radeon RX VEGA 56, apresenta excelentes resultados, apesar de estar no mercado há mais tempo que a Gigabyte RTX 2060, ela tem seu Base Clock até 1297 MHz e o Boost Clock até 1573 MHz, desempenhando um ótimo papel.

Mas, neste primeiro item a placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC 6GB GDDR6 apresenta uma notável diferença de Clock, aproximadamente 15%. Vale mencionar que a placa de vídeo Gigabyte RTX 2060 OC tem dois modos de base e boost clock - o modo Gaming e o modo OC, que proporcionam ao usuário maior desempenho para tarefas específicas, como jogar, fazer gameplays, editar vídeos entre outras coisas.

Consumo: 🏆 Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB GDDR6

Encontrar uma placa de vídeo que tenha um desempenho ótimo e que ainda assim não gaste tanta energia é um verdadeiro desafio, pois muitas vezes as placas com maiores desempenhos consomem bastante energia. Esse item da nossa comparação é bastante importante, porque acaba afetando o seu bolso diretamente, mesmo depois de já ter comprado a placa. Vale destacar que os resultados são os valores de consumo máximo da máquina e não só da placa de vídeo, então pode ter diferença de dados em diferentes sites.

E mais uma vez a placa de vídeo que ganha a rodada é a Gigabyte GeForce RTX 2060 OC 6GB DDR6, com tecnologia e inovação a placa de vídeo que foi lançada recentemente têm o consumo equivalente a 160 watts.

Mesmo com o consumo maior que outras placas da NVIDIA, a Gigabyte RTX 2060 OC consegue gastar menos energia que a placa de vídeo veterana no mercado. As placas de vídeo da AMD geralmente tem um consumo de energia maior que as outras placas do mercado, e com a Asus Radeon RX VEGA 56 não é diferente, seu consumo fica em torno dos 210 watts.

Largura de banda da memória: 🏆Asus Radeon RX VEGA 56


Finalmente um aspecto em que a placa de vídeo Asus Radeon RX VEGA 56 ainda é a melhor, enquanto a placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC tem apenas 192bits na sua interface de memória, a veterana Asus Radeon RX VEGA ultrapassa esse valor de forma exorbitante, pois ela tem 2048 bits de largura de banda de memória.

Esta placa de vídeo é super veloz na hora de transmitir informações por toda sua interface, e apesar de a placa de vídeo Gigabyte RTX 2060 OC ter mais velocidade de clock, a Asus Radeon RX VEGA tem muito mais largura de banda para os dados transitarem, deixando a placa de vídeo novata no mercado um pouco para trás.

Blog Melhores Periféricos

Recursos: 🏆 Empate


Ambas as placas de vídeo, NVIDIA e AMD, contam com recursos bem diferentes, que são direcionados para funções específicas de uso de cada uma delas. Por exemplo, com a placa de vídeo Gigabyte GeForce RTX 2060 OC, você pode encontrar os recursos: GeForce Experience, NVIDIA Ansel, NVIDIA Shadowplay, entre outros recursos.

Já a placa de vídeo Asus Radeon RX VEGA 56 tem o AMD FreeSync e o Radeon Chill, por exemplo. Ambas trazem a opção de HDMI 2.0, permitindo vídeos em 4k e suporte ao HDR. Desta forma, decidimos pontuar as duas placas por seus excelentes recursos e funcionalidades.

Custo x Benefício: 🏆 Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB GDDR6

Outro quesito bastante importante na hora de encontrar uma nova placa de vídeo é o valor em que você está disposto a pagar por sua placa. Levando em conta o desempenho da placa, seu consumo de energia, largura de banda de memória, você pode analisar se está disposto a pagar pelo valor da placa de vídeo, sendo ou não um preço mais baixo.

Ambas as placas de vídeo tem muitos aspectos à seu favor, com características que valem o seu preço, porém, a placa de vídeo que tem o custo menor e apresenta mais benefícios para o usuário é a placa mais nova no mercado, a Gigabyte GeForce RTX 2060 OC, ela consegue ficar bem abaixo do valor da placa de vídeo Asus Radeon RT VEGA 56 e ainda assim, ter um desempenho relativamente melhor e possui mais versatilidade na hora de utilizar.

Vencedora: 🏆 Gigabyte GeForce RTX 2060 6GB GDDR6 🏆

Anteriormente, a placa de vídeo veterana não tinha nenhuma concorrente à altura, e com a chegada da placa de vídeo GeForce RTX 2060 OC a concorrência fica bem acirrada.

Podemos concluir então, que a placa de vídeo lançada recentemente, a Gigabyte GeForce RTX 2060 OC da NVIDIA, chegou ao mercado para bater de frente com a placa de vídeo Asus Radeon RT VEGA 56, da criadora AMD, tanto em preço, como em seu desempenho excelente.

Sendo assim, se vale a pena ou não investir em uma Radeon RT VEGA 56 é você quem acaba decidindo, levando em conta o seu nível de consumo e as funções que você precisa na sua rotina, porém a placa de vídeo com maior custo x benefício acaba por ser a placa de vídeo GeForce RTX 2060 OC.

E aí, você concorda com os resultados da nossa comparação? E o qual placa de vídeo atrai mais a sua atenção? Conta para a gente nos comentários aqui embaixo, diga se ficou com alguma dúvida referente à comparação de placas de vídeo, quais placas que você gostaria de ver um comparativo, ou qualquer outra dúvida que a gente possa ajudar.

Comentários