Comparativo: Moto G6 vs Galaxy J6 vs Nokia 6

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
21/06/2018 3.421 visualizações comentarios

Vamos fazer um comparativo de uma bela trinca de smartphones, que se encontram em uma faixa de preço intermediária. Os aparelhos que farão parte desse duelo são os excelentes Motorola Moto G6, o Samsung Galaxy J6 e o Nokia 6.

Todos esses três dispositivos se encontram em uma excelente faixa de preço intermediária, em que os aparelhos apresentam um preço mais em conta, mas que mesmo assim, conseguem oferecer funcionalidades de primeira linha.

Banner Melhores Smartphones Android

Em nosso comparativo, vamos analisar os principais pontos apresentados por um smartphone e mostrar quais os principais aspectos apresentados por cada celular. Se você está pensando em comprar um smartphone intermediário então o nosso comparativo pode ser um norte, para que você adquira o smartphone que melhor atende as suas necessidades.

Com um smartphone intermediário você gasta pouco e consegue aproveitar diversos tecnologias e ferramentas. É por isso que esse tipo de aparelho é melhor indicado para todos aqueles que não querem desembolsar uma quantia muito grande para adquirir o seu novo smartphone.

Você também pode utilizar a sessão de comentários para pedir algum comparativo e também dar a sua opinião sobres esses aparelhos. A sua opinião é muito importante, fique à vontade!

Comparativo: Motorola Moto G6 x Samsung Galaxy J6 x Nokia 6

Os três aparelhos que selecionamos para o nosso comparativo estão em uma faixa de preço muito próxima e ainda apresentam algumas funcionalidades bem parecidas. Mas também existem características que diferenciam esses celulares entre si. Iremos mostrar os prós e contras de cada aparelho e mostrar as principais vantagens de cada dispositivo

Visão Geral

Motorola Moto G6: despois que foi comprada pela Lenovo, a linha de smartphone Motorola passou por uma interessante reformulação. A empresa chinesa fez com que os smartphones da Motorola passassem a integrar diversas tecnologias revolucionárias e que tornam esses dispositivos em smartphones únicos e extremamente eficientes.

O Moto G6 não é exceção, já que o aparelho conta com diversas funcionalidades e também oferece uma um preço convidativo, o que deixa o smartphone Motorola ainda mais atraente. Dentre os destaques a serem mencionados, vale a pena ressaltar a presença do processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 450, um dos principais responsáveis em garantir o bom desempenho do aparelho, que também conta com memória RAM de 3GB. Para garantir uma experiência multimídia completamente otimizada, o aparelho da Samsung ainda apresenta diversas funcionalidades para tal aspecto, com destaque especial para a tela do dispositivo.

Esse display apresenta 5.5 polegadas e também vem com resolução Full HD, o que gera um upgrade de cores considerável, gerando contrastes e uma paleta de tonalidades muito maior. O smartphone da Motorola vem com as funcionalidades certas para oferecer desempenho e mobilidade durante a utilização do celular e o melhor de tudo, o aparelho está disponível por um preço super especial, ideal para quem deseja gastar pouco ao comprar um novo celular.

Motorola Moto G6

Veja também ➜ Melhores Smartphones de 2018

Samsung Galaxy J6: a linha de smartphones Galaxy J é reconhecida por apresentar smartphones com custo x benefício considerável. O Samsung Galaxy J6 é o mais novo integrante desse segmento e o aparelho da Sammy dá um verdadeiro show em benefícios. O dispositivo conta com um potente processador Octa-Core, com velocidade de 1.6 GHz.

O smartphone da Samsung apresenta diversas funcionalidades, com um conjunto de hardware plenamente capaz de executar todas as tarefas solicitadas ao dispositivo, pois além do já mencionado processador, o smartphone Samsung também apresenta 2GB de memória RAM e conta com sistema operacional Android 8.0, com direito à atualizações.

Um dos grandes destaques no J6 certamente fica por conta do seu interessante design, já que o dispositivo apresenta um visual extremamente moderno e que também contribui para melhorar a usabilidade do aparelho. O modelo vem com display infinito, o que traz um interessante sensação de imersão durante a visualização de qualquer mídia. O visual do aparelho é muito mais clean do que em relação aos outros smartphones da série J, principalmente porque não há mais um botão home no aparelho, uma característica que já vinha sendo adotada pelos smartphone premium da Samsung.

Nokia 6: a Nokia é uma das mais tradicionais fabricantes de celulares da história, mas ultimamente, a empresa estava ficando pra trás, com o avanço das outras marcas, como no caso da Samsung, Apple e Motorola. Mas felizmente, o jogo está virando, pois a empresa passou a investir pesado no desenvolvimento de poderosos smartphones, nos brindando com aparelhos de elevado nível.

O Nokia 6 é um claro exemplo de que essa retomada da empresa deu certo, afinal o aparelho apresenta muita qualidade e está repleto de funcionalidades diversas. O modelo vem com sistema operacional Android 7.1.1 Nougat e também vem com interessantes funcionalidades como no caso do processador Qualcomm, mais especificamente um Snapdragon 430 de oito núcleos. São de 3GB de RAM e mais 32GB de armazenamento interno, além muitas outras facilidades que resultam em um smartphone único e um dos melhores aparelhos intermediários da Nokia.

Design

Motorola Moto G6: o aparelho conta com um interessante visual, com linhas modernas e corpo bem resistente. O aparelho foi feito a partir de um design único e arrojado, em que a misture de diferentes materiais, como vidro 3D e metal, resulta numa estrutura extremamente resistente e moderna.

O acabamento do Moto G6 é algo de encher os olhos, já que o aparelho foi desenvolvido com qualidade até em seus mínimos detalhes. O acabamento em metal localizado nas laterais do dispositivo confere beleza, resistência e eleva a qualidade do smartphone da Motorola. O formato do dispositivo ajuda na pegada do mesmo, já que o Moto G6 apresenta laterais um pouco mais curvadas em sua parte traseira, o que proporciona uma pegada muito mais firme durante a utilização do smartphone.

Talvez um ponto negativo no dispositivo da Motorola é a sua câmera saliente, o que pode causar alguns contratempos na utilização do smartphone.

Samsung Galaxy J6: os smartphones Galaxy J são reconhecidos pelo preço baixo e também por apresentarem interessantes funcionalidades, o que significa em um excelente conjunto de custo x benefício e não é à toa que essa linha de smartphones é sucesso no mercado brasileiro de smartphones. O Galaxy J6 chegou para dar um upgrade ainda maior nesse segmento de smartphones, já que além de apresentar muitas funcionalidades, o dispositivo ainda conta com um interessante design.

O J6 passou por uma reformulação, com a utilização do display infinito e também não possui botão home, aproximando o visual do dispositivo com o design da linha Premium desenvolvida pela Samsung. Este é um aparelho muito leve, que possui somente 154 gramas, trazendo mais conforto durante a utilização do aparelho. Mesmo durante várias horas seguidas utilizando o aparelho, você não sentirá nenhum tipo de desconforto.

Com linhas modernas e beleza de sobre, o Galaxy J6 ganha no quesito design em relação aos outros dois smartphones do nosso comparativo.

Samsung Galaxy J6

Veja também ➜  Melhores Smartphones Nokia 

Nokia 6: dentre os três smartphones do nosso comparativo. o Nokia 6 é aquele que menos se destaca em relação ao design. Mas isso não significa que o celular da Nokia é um smartphone feio, muito pelo contrário. Entretanto, o dispositivo não conta com um grande diferencial em seu design e vem com linhas que podem ser consideradas muito “quadradonas”.

Mas também é justo afirmar que o Nokia 6 é um aparelho bem completo e confortável de ser utilizado, isso porque o modelo apresenta uma usabilidade confortável e estrutura resistente.

Software

Motorola Moto G6: dois smartphones do nosso comparativo (Moto G6 e Galaxy J6) apresentam o mesmo sistema operacional. Entretanto, o smartphone da Motorola leva uma pequena vantagem nesse quesito. Isso acontece porque o Moto G6 apresenta pouquíssimas personalizações em seu sistema operacional, evitando que o smartphone fique com ferramentas desnecessárias em sua memória de armazenamento, dando a liberdade para que o usuário utilize somente aquilo que lhe interessa. O sistema operacional do Google também permitirá que você baixe uma infinidade de aplicativos e jogos mobile, elevando ainda mais a capacidade do smartphone em proporcionar diversão e funcionalidades para o seu usuário.

Samsung Galaxy J6: o aparelho da Samsung também vem com sistema operacional Android 8.0, mas a Samsung é mundialmente conhecida por utilizar um sistema operacional mobile cheio de personalizações e aplicativos nativos do software, ou seja, não é possível remover esses apps sem fazer o root no aparelho. Entretanto, é justo destacar que a presença do sistema operacional Android 8.0 traz mais fluidez. Você poderá utilizar grandes funcionalidades, aproveitando melhores aplicativos e jogos mobile da atualidade. Ao fazer isso, você terá em mãos um smartphone poderoso e preparado para ser a melhor escolha caso você queira ter importantes funcionalidades.

Nokia 6: novamente o Nokia 6 fica em último lugar em nosso ranking, isso por que o aparelho da Nokia apresenta sistema operacional Android 7.1.1, que é uma versão mais antiga do sistema operacional encontrado nos outros dois aparelhos presentes em nosso ranking. Automaticamente, o celular já fica desatualizado e dificulta o aproveitamentos dos jogos e aplicativos mobile mais recentes. Mas quem já possui um Nokia 6 não precisa desanimar, afinal você já poderá utilizar interessantes funcionalidades em um aparelho com hardware de alta categoria.

Tela

Samsung Galaxy J6: a presença de uma tela de alta qualidade é um upgrade considerável em qualquer smartphone. No Samsung Galaxy J6, essa qualidade fica em total evidência e assim o usuário consegue aproveitar imagens e vídeos com cores realistas e contraste interessante. O ponto alto da tela presente no Samsung Galaxy J6 é o fato de que esta é um display infinito, uma característica Premium que vem sendo incorporada cada vez mais nos smartphones da Sammy.

Outro ponto interessante na tela do J6 é a presença da tecnologia Super AMOLED, outro recurso importante e que está presente apenas nas melhores telas. O Super AMOLED melhora a qualidade das cores consideravelmente, além de possibilitar a construção de telas cada vez mais finas e brilhantes.

Motorola Moto G6: o smartphone da Motorola também apresenta um excelente display, com 5.7 polegadas e resolução Full HD+. O usuário do smartphone Motorola conseguirá visualizar imagens com um ganho considerável de qualidade nas imagens, oferecendo cores e contraste para fotos e vídeos.

O usuário também poderá aproveitar jogos mobile de forma diferenciada, já que esses games apresentam gráficos cada vez melhores, deixando a experiência do usuário ainda melhor. O Moto G6 é um aparelho intermediário Premium, sendo um dispositivo com ótimas características e que está disponível por um preço melhor ainda.

Nokia 6: a tela do Nokia 6 apresenta resolução em qualidade Full HD (1920 x 1080) o que já é menos do que os outros dois aparelhos do nosso comparativo.

A tela IPS do aparelho apresenta 5.5 polegadas, o que pode ser considerado um bom tamanho, ainda mais quando se trata de um smartphone que se encontra na faixa de preço intermediária. É justo dizer que mesmo ficando em último lugar no quesito tela, o aparelho Nokia apresenta as características certas para uma experiência multimídia satisfatória.

Nokia 6

Veja também ➜ Melhores Celulares Intermediários

Câmeras

Motorola Moto G6: o conjunto de câmeras do Motorola Moto G6 é de alto nível, principalmente porque o modelo apresenta uma câmera traseira dupla, o que gera fotos e vídeos de alta categoria.

A câmera traseira do Moto G6 apresenta 12 megapixels, com a câmera complementar de 5 megapixels. Com um sistema duplo de câmeras, o usuário consegue tirar fotos muito melhores, com a possibilidade de utilizar ferramentas diferenciadas, como um foco otimizado na hora da captura de imagens. A câmera frontal do dispositivo vem com 8 

Nokia 6: o Nokia 6 merce um destaque especial no quesito câmeras. A Nokia possui uma ampla história quando falamos em celulares com excelentes câmeras.

O Nokia 6 apresenta câmera traseira de 16 megapixels, que também conta com interessantes ferramentas, que são responsáveis especialmente para melhorar ainda mais as suas fotos. Um destaque especial para as ferramentas de câmera, como no caso do Autofocus e a abertura f/2.0, responsável em garantir um campo de visão muito mais amplo na hora de capturar alguma imagem.

Samsung Galaxy J6: o smartphone da Samsung também apresenta um interessante funcionamento, no quesito câmeras.

Mas ele ficou em último lugar em nosso ranking principalmente porque os outros aparelhos do comparativo apresentam alguns diferenciais importantes. Mas isso não significa que o aparelho da Sammy deixa a desejar na hora de registrar fotos e vídeos. A câmera traseira do J6 apresenta 13 megapixels e também vem com uma câmera frontal com 8 megapixels.

Galaxy J6

Veja também ➜ Melhores Smartphones Samsung de 2018

Hardware

Motorola Moto G6: o smartphone da Motorola apresenta um interessante funcionamento, com um conjunto de hardware extremamente eficiente. O Moto G6 vem com processador Octa-Core de 1.8 GHz e mais 3GB de memória RAM. Com isso, o usuário terá a oportunidade de usar jogos e aplicativos mais pesados e com gráficos pesados.

O modelo também memória interna de 32GB e mais 3GB de RAM, sendo que o usuário ainda tem a possibilidade de expandir a memória do aparelho para até 128GB. O aparelho da Samsung apresenta um dos melhores conjuntos de hardware entre os smartphones intermediários.

Nokia 6: com diversos melhoramentos, o Nokia se tornou em um dos smartphones de entrada mais desejados do mercado. O modelo apresenta processador Octa-Core (um Snapdragon 430), que se alia a memória RAM de de 3GB, permitindo o desempenho aprimorado aprimorado do celular. O aparelho da Nokia foi pensado especialmente para ser um grande smartphone e que mesmo apresentando um preço mais acessível, ainda é capaz de executar tarefas com uma interessante funcionalidades.

A Sammy é reconhecida amplamente como uma das melhores fabricantes de smartphones do mundo, ao desenvolver produtos que se destacam tanto pela sua qualidade quanto pela sua durabilidade.

Samsung Galaxy J6: o smartphone da Samsung é o aparelho que menos se destacou no quesito hardware em nosso ranking. O aparelho da Sammy vem com processador Octa-Core de 1.6 GHz e também apresenta 2GB de memória RAM.

O grande pecado dessa aparelho é possui uma quantidade pequena de RAM, que existem aparelho mais baratos e que já são melhores nessa característica. O modelo também apresenta 32GB de memória interna e um vantagem que pode ser apresentada por esse produto é o fato de que ele vem com permite a expansão do armazenamento interno para até 256GB.

Comparativo Moto G6 x Galaxy J6 x Nokia 6

Motorola Moto G6: O grande vencedor 🏆

O smartphone da Motorola foi o que mais conseguiu equilibrar as funcionalidades e preço baixo, sendo que o produto apresenta um custo x benefício  que realmente vale a pena. Dessa forma, ao comprar o Moto G6, o usuário pode aproveitar um smartphone poderoso, dinâmico e extremamente bonito.

Gostou do produto? Aproveite!

Motorola Moto G6

Comentários