Seu carrinho está vazio

Comparativo: Playstation 5 vs Xbox Series X

Imagem do autor Clerson Klaumann Junior
Clerson Klaumann Junior
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
18/09/2020 1.554 visualizações comentarios

De acordo com rumores, os dois grandalhões da franquia de consoles já têm previsões para o lançamento. No final de 2020, tanto o Playstation 5 quanto o Xbox Series X vão dar as suas caras no mercado. Ambos recheados de novidades e capacidades impressionantes que vão fazer a gente enxergar o futuro de outra forma!         

O fato é que os dois vêm para bater de frente com o outro, destacando-se em diversos segmentos dos mais variados tipos. Por isso, fique ligado nas mais boas novas que vão trazer uma imersão impressionante para os seus jogos através dessas duas grandes máquinas.        

Microsoft e Sony batendo de frente sem dúvidas é algo que não podemos perder de jeito algum! Por isso, fizemos um comparativo bem legal do Playstation 5 e Xbox Series X, analisando vários fatores que dão corpo à estrutura final do console. Então fica aqui com a gente e confira!     

blog os melhores games e consoles da cissa magazine

Veja também:

→ Melhores Jogos para Console
→ Melhores Fones da Cissa Magazine
→ Melhores Smart TVs de 2020

Comparativo Playstation 5 e XBOX Series X

comparativo playstation5 xboxseriesx

Processador

Playstation 5: Não diferente do Xbox Series X, a Sony optou pelos processadores da AMD em sua composição de hardware. Ambos possuem uma arquitetura Zen 2, com incríveis oito núcleos de potência e 3,5 GHz. Diferente do antecessor Playstation 4, que possui um processador de 1.6 GHz e 8 núcleos da AMD Jaguar.

Xbox Series X: O Xbox Series X se destaca quase minimamente acima do concorrente. Isso porque a sua arquitetura também vem com um processador Zen 2, de oito núcleos. Mas o diferencial são seus gigahertz, que dispõem 3,8 GHz de potência, muito embora não surta algum efeito significativo na prática em relação ao Playstation.

GPU (Placa Gráfica)

Playstation 5: Novamente, os dois consoles optaram pela AMD como parte do seu processamento em hardware. Isso porque a sua GPU trabalhará com a AMD RDNA 2 de 2,23 GHz, se qualificando com uma frequência variável, que se adapta de acordo com a necessidade do game em reprodução. Fora que o Playstation 5 vem com 10,28 TFLOPs, sendo capaz de realizar 10,28 trilhões de operações com ponto flutuante por segundo, auxiliado por suas 36 Unidades de Controle (CUs)     

Xbox Series X: Assim como o concorrente, a AMD foi a escolha primordial da sua composição interna. A arquitetura AMD RDNA 2 é o que fará parte da GPU do novo Xbox Series X! Ela contará com velocidade de clock de 1,82 GHz e 12 TFLOPs, equipado grandiosamente com suas 52 CUs, que são responsáveis pela geração de todos os sinais que controlam as orações no interior da CPU.

Design

Playstation 5: Este console vem ao mercado com um design bem diferente dos seus antecessores, principalmente por conta do formato que destaca seu inovador sistema de refrigeração, que evita os barulhos altos ocorridos em seus antecessores, como o Playstation 4 e Playstation 4 Pro. Outro fator que chama muito a atenção no PS5 é o seu belíssimo contraste de cores, dando um ar mais futurista ao console, seguindo uma direção bem diferente do preto convencional da grande maioria dos anteriores. Fora que o controle também seguiu a mesma estrutura, detendo um contraste legal entre branco e preto.      

Xbox Series X: Diferente do concorrente, o Xbox Series X chama a atenção por seu design bem discreto, com cores sóbrias e retilíneas. Por enquanto, temos informações bem inconclusivas das dimensões, mas presume-se que ele tenha 30cm de altura e 15cm de largura, pesando menos de 5kg. O controle do Xbox Series X não mudou muito em comparação aos antecessores da Microsoft. De fato, este console merece o título de “torre”, já que seu design se assemelha bastante a uma em todos os sentidos.    

Controles  

controles comparativo playstation5 xboxseriesx

Playstation 5: Muitas novidades surgiram nesse meio tempo e com certeza o Playstation 5 veio com propostas extremamente inovadoras nos seus controles. Diferente do DualShock 4, a Sony adaptou o novo controle DualSense, que possui uma das imersões mais cativantes do mercado, revolucionando a maneira com que você interage com o jogo. Além do seu design belíssimo, este controle conta com um feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações para os seus jogos. Por exemplo, você sentirá a resistência de um carro quando dirigir na lama. E não para por aí, porque o PS5 vem com gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2, que tensionam conforme as interações do jogo. Se você puxar o arco para trás, esses botões vão ficando mais pesado, proporcionando a mesma sensação quando puxar o gatilho de uma arma. Os controles também possuem microfone embutido para substituir o uso de headsets em conversas rápidas.       

Xbox Series X: O grande Xbox Series X também não sai perdendo nessa, pois toda a tecnologia também foi adaptada ao console da Microsoft. Não diferente da Sony, o Xbox Series X também possui feedback háptico, proporcionando uma sensação diferente ao jogador. E funciona no mesmo esquema: se algo no jogo for pesado ou leve, diversos fatores vão contribuir para que você sinta essa imersão, como por exemplo através das vibrações, pulsações, pesos e outros elementos. Seus gatilhos também serão adaptáveis e sua latência de entrada bastante dinâmica, auxiliando quem depende disso para realizar comandos mais precisos. O controle do Xbox Series X se apropria, idêntico ao PS5, de uma entrada USB padrão C, mas ele ainda vai continuar utilizando pilhas como alimentação padrão e conexão Bluetooth, podendo jogar até mesmo no PC!

Resolução

Playstation 5: Um dos detalhes mais legais do novo Playstation 5 é que ele virá com a grandessíssima tecnologia de ray tracing, com aceleração por hardware. Esse recurso se apropria de “traçados de raio” que melhoram os efeitos de luzes e deixam eles super realistas. Esse efeito é muito utilizado no cinema há tempos, mas que anteriormente eram impossíveis de serem trazidos aos games, e hoje ganham forma nesse novo console da Sony, tornando-se a realidade de todos os amantes de games. E não para por aí, porque quando é pra impressionar, a Sony sabe como fazer. Esse console terá a capacidade de resolução 4K a 60FPS em jogos mais leves, chegando à incrível marca de resolução 8K a 120 FPS! Imagina isso em uma Smart TV de última geração, deve ser de tirar o fôlego.    

Xbox Series X: O console da Microsoft também vem com a tecnologia ray tracing integrada, que deixa os jogos em outro patamar de realidade. Essa tecnologia sintetiza as imagens tridimensionais em um algoritmo de computação gráfica, simulando os trajetos que os raios de luzes percorreriam no mundo real. E isso, somado ao fato de que o Xbox Series X também fomenta seus 4K a 60 FPS e um patamar magnífico de 8K a 120 FPS, com certeza imersão e tecnologia não irão faltar quando se trata de um bom console.         

Abaixo temos um vídeo que mostra a diferença do ray tracing ligado e desligado que a NVIDIA reproduziu no jogo Battlefield V:

Memória

Playstation 5: O belíssimo console da Sony não vai ganhar apenas em imersão e design, mas também em memória e processamento. Ele vai trabalhar com SSD integrado para proporcionar uma velocidade significativamente maior aos de HDs tradicionais. Desta vez, a Sony optou por uma memória RAM de 16GB GDDR6, saindo em disparada em relação ao Playstation 4, que tinha apenas 8GB de RAM GDDR5. Outro detalhe importantíssimo que vem aí é que o PS5 vai ter 825 GB de SSD customizado. Esse grandalhão da Sony terá uma capacidade de 5,5 GB/s para dados não comprimidos e entre 8~9 GB/s para os comprimidos. Ou seja, em termos comparativos, o jogo do Homem-Aranha no PS4 leva, normalmente, 15 segundos na tela de carregamento, e agora, na nova máquina, levará míseros 0,8 segundos por conta do seu SSD.

Xbox Series X: O Xbox Series X sai em disparada em relação aos antecessores, afirmando ser “quatro vezes mais poderoso que o Xbox One X”. Este console irá trabalhar também com uma memória RAM de 16GB GDDR6. Outra coisa bem importante, é que o Xbox Series X vem também com SSD integrado, mantendo-se em ascensão por seus 1TB de capacidade de armazenamento, como também acompanha uma velocidade de 2,4 GB/s em dados não comprimidos e 4,8 GB/s para dados comprimidos, perdendo feio para o concorrente, embora reserve mais do seu armazenamento para esses fins.

Quais são as novidades?       

Falamos das diferentes partes de cada um, comparando um ao outro em diversos segmentos, mas agora é hora de falar um pouco das novidades que cada um traz e que com certeza todos os jogadores estão loucos pra conhecer. Let's bora!

Playstation 5: 

ps5 comparativo playstation5 xboxseriesx

  • Retrocompatibilidade

Este com certeza é um requisito legal para um console, ainda mais porque a maioria dos games porretas vieram para o Playstation 4. Por isso, a Sony adaptou ao PS5 um sistema de retrocompatibilidade, ou seja, uma grande parcela de jogos lançados para o console anterior poderão ser jogados no novo grandalhão da marca. 

Houveram rumores, bem incertos e sem fundamentos concretos, de que a sua retrocompatibilidade teria possibilidades de aceitação em jogos do PS1/PS2/PS3. Entretanto, esse sistema de retrocompatibilidade deixa o custo do PS5 um pouco elevado, por esse motivo não foi adotado ao PS3 na época do seu lançamento. Enfim, é uma novidade que com certeza agradará a muitos usuários.

  • Tecnologia Inovadora de Ray Tracing

Para quem só via isso na tela dos cinemas, ter diretamente no jogo favorito com certeza vai ser uma realização e tanto! Este Ray Tracing é, resumidamente, uma inteligência artificial, que cria em tempo real os efeitos de luzes e sombreamentos extremamente reais. Ele gera reflexos, refrações e iluminação geral de altíssimo nível. Por exemplo, os reflexos de prédios na água serão exatamente iguais aos da realidade, garantindo um jogo maravilhoso em 4K!

  • Aumento na Velocidade de Carregamento

Essa também é uma novidade da Sony muito legal, que promete uma velocidade de carregamento muito superior. Como foi dito, por conta do seu SSD ultrarrápido embutido, a velocidade de processamento em telas de carregamento é quase instantânea. E o que demorava incríveis 12 segundos para carregar, ficará a critério de 0,08 segundos apenas.

  • Controles imersivos

Uma das coisas que a galera mais espera do novo Playstation 5 são os seus controles. Pra quem nunca tinha sentido essa inovação, agora poderá! Seus controles terão feedback tátil e gatilhos adaptáveis. Se o carro emperrar na lama, o controle responde exatamente à experiência in game. Ou por acaso puxar o gatilho de alguma arma, o L2 e R2 irão ficar mais relutantes e pesados. Como também puxando uma flecha para trás, os mesmos botões irão intensificando o peso conforme a corda tensiona.

  • Nova Tecnologia de Áudio 3D

E se não bastasse um controle desses, a grande novidade da Sony é a incrível tecnologia de áudio 3D. O Tempest 3D AudioTech veio para revolucionar o jeitinho com que você joga. Com ele você terá diversos palcos sonoros que farão você acreditar que os sons vêm de todas as direções. Esta tecnologia reconhece e equilibra várias ondas de áudio em tempo real, proporcionando uma imersão tridimensional para o usuário. Com certeza isso será um diferencial incrível!

  • E afinal, quanto vai custar tudo isso?

Pois bem… os números ainda não foram divulgados oficialmente, mas especula-se que chegue ao Brasil no valor de R$2124 na versão normal e R$2656 na versão digital. Mas claro que esses preços se baseiam totalmente em uma total conversão direta, ignorando todos os altos impostos que o país possui em cima de eletrônicos. Em termos de especulação, o Playstation 5 pode custar em torno de quatro ou cinco mil reais.

Xbox Series X:

xbox comparativo playstation5 xboxseriesx

  • Retrocompatível de verdade!

Não diferente do concorrente, o grandessíssimo Xbox Series X também terá um sistema de retrocompatibilidade. A Microsoft confirmou que o novo console rodará todos os títulos do Xbox 360 e do Xbox original, que são retrocompatíveis com Xbox One. De acordo com o chefe do Xbox, Phil Spencer, o compromisso com a retrocompatibilidade ”significa que os jogos existentes do Xbox One, incluindo retrocompatibilidade com o Xbox 360 e o jogos do Xbox original, parecem e rodam melhores do que nunca”. Isso deixará uma lacuna a menos em jogabilidades mais passadas que se tornaram favoritas para os usuários do Xbox!

  • Inovação em Ray Tracing

Claro que não podia faltar esse queridíssimo recurso de Ray Tracing no novo Xbox Series X. Ele vai agradar a todos os usuários com a nova tecnologia de iluminação, sombreamento, reflexos e muito mais! Sua compatibilidade irá se basear no DirectX 12 Ultimate, onde a simulação de ambiente será muito parecida com a da vida real. E isso fica ainda mais potente por conta da sua parceria mais do que sólida entre Microsoft e AMD, dando à empresa do console um raytracing caprichadinho para as próximas GPUs com RDNA 2.

  • Loading demorado? Que nada!

O novo Xbox Series X também vai ter uma velocidade de carregamento muito superior, a fim de evitar o tempo de loading da tela de diversos jogos. Por conta do seu SSD e da recém-revelada Xbox Velocity Architecture, a fluidez dos jogos em carregamentos e a capacidade de oferecer mundos maiores, mais dinâmicos e que carregam instantaneamente, será um grande diferencial do console. Em testes realizados no game State of Decay 2, o Xbox One X demorou cerca de 50 segundos para iniciar o jogo na tela de loading, e o Xbox Series X apenas 9 segundos para o início, sendo gritante o nível de melhorias que o processamento SSD proporcionou à nova máquina.

  • Sistema de Quick Resume

Esta é uma nova função que o Xbox Series X trouxe ao seu aparato, que com certeza se torna um grande diferencial em comparação aos outros consoles atuais. A Microsoft adotou o Quick Resume, que é basicamente uma função que permite você suspender e retomar posteriormente o progresso em vários jogos simultaneamente, em vez de apenas em um. A empresa afirma que vai ser possível retomar partidas nos games quase instantaneamente, sem ter que aguardar por longas telas de carregamento.

  • Controles com Diversas Funções

As novidades no controle do Xbox Series X também são bem legais e merecem destaque. Primeiro porque ele virá com uma tecnologia DLI (Dynamic Latency Input), que fornece ao dispositivo uma frequência de informações, combinando elas aos quadros de imagens exatos do jogo na tela, reduzindo a latência em alguns milissegundos preciosos. E uma outra coisa super bacana é o novíssimo botão “compartilhar”, que oferece uma maior praticidade para tirarem fotos de seus jogos, podendo fazer clipes de jogadas ou situações. Tudo isso, podendo compartilhar com os seus amigos em qualquer momento.

  • E qual vai ser o preço?

Agora a parte que mais importa é justamente o preço com que ele vai chegar ao Brasil. Se formos tratar de conversões de valor diretas, então o Xbox Series X chega aqui com um valor de R$2.734. Mas como o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo em produtos eletrônicos, esses números com certeza aumentarão estratosféricamente, embora só saibamos verdadeiramente o seu preço mais pro final do ano.

blog as melhores smart tv´s da cissa magazine


Eaí, curtiu nosso comparativo? Quer curtir alguns jogos do Playstation 4 enquanto o cinco não vem? Então confira a nossa lista de Melhores Jogos para PS4 e Xbox

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.