Entenda tudo sobre CPU

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
10/06/2015 2.812 visualizações comentarios

Você saberia dizer o que é ou onde encontramos exatamente a CPU de um eletrônico?

Se sua resposta para esta pergunta for referente ao “caixote retangular” dos computadores, onde normalmente encontramos os dispositivos de CD, DVD, o HD ou alguns outros componentes deste micro, sua resposta está errada.

Infelizmente, aderimos a esta parte do computador a nomenclatura de CPU, talvez pelo fato de o encontrarmos dentro deste caixote ou porque aprendemos a chamá-lo assim. Mas o nome correto para esta parte do computador é “gabinete” e como dito a cima, é dentro dele que encontramos a CPU.

CPU Unidade Central de Processamento

 Uma dica importante: Para quem está pensando em adquirir um novo eletrônico, conhecer algumas diferenças e significados de seus componentes colabora significativamente para a escolha da melhor opção com o melhor custo x benefício. 

 

Mas então, o que é uma CPU?

A CPU na tradução para o português significa “unidade central de processamento” e, em uma explicação simplificada, é o processador ou o “cérebro” do seu eletrônico. É ele quem realiza toda a transmissão de dados, cálculos e armazenamento de memória do seu aparelho. É por ele que você identifica a velocidade de processamento de informações dos seus eletrônicos. E esta unidade é medida em Hertz ou simplesmente “Hz”.

Confira abaixo uma rápida explicação para que você entenda melhor do que estamos falando.

  • 1 Hz (Hertz) representa 1 ciclo (instrução) por segundo;
  • 1 KHz (Kilohertz) representa Mil ciclos (instruções) por segundo;
  • 1 MHz (Megahertz) representa 1 milhão de ciclos (instruções) por segundo;
  • 1 GHz (Gigahertz) representa 1 bilhão de ciclos (instruções) por segundo.

Ou seja, quanto maior o número de Hertz maior a velocidade de processamento do seu CPU. Para identificar esta velocidade na prática, algumas marcas utilizam o nome “clock” ao invés de Hertz, e é através deste clock que você identificará a velocidade de processamento quando for comprar um novo eletrônico.

Mas fique atento, pois velocidade não é tudo em questões de um bom processador. Além do clock, elementos como quantidade de memória (cachê) ou o número de núcleos (Dual Core, Quad Core...) do seu processador são de suma importância para definir sua qualidade.

Processador Anatel CPU

Nomenclatura do CPU

Você poderá encontrá-lo com alguns nomes variados como, processador, CPU ou microprocessador. Mas todos têm o mesmo significado.

Os primeiros computadores eram desenvolvidos em tamanhos enormes, com dimensões que necessitavam de um espaço demais para serem administrados. Com os avanços tecnológicos, todo esse equipamento foi diminuído até chegar aos chamados microcomputadores ou simplesmente o computador pessoal, próximos ao que conhecemos e utilizamos hoje em dia. Com a diminuição de todo esse equipamento, consequentemente houve a necessidade de diminuir o processador, daí a utilização da nomenclatura “microprocessador”. Atualmente este nome também é pouco utilizado, as formas mais comuns encontradas são CPU ou processador.

Comentários