21 de outubro: De volta para o futuro ou o futuro?

Imagem do autor Marilei Pessatti
Marilei Pessatti
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
21/10/2015 1.144 visualizações comentarios

Você sabe que dia é hoje? Hoje é 21 de outubro, o futuro! Pelo menos era, para o Dr. Emmett Brow e Marty McFly, personagens da franquia cinematográfica “De volta para o Futuro” e para seu produtor executivo, Steven Spielberg!

Após voltarem no tempo e “consertar” o passado, no primeiro filme da trilogia (1985), a  dupla vivida por Christoper Lloyd e Michael J. Fox precisa encarrar uma segunda viagem no tempo (1989) e a bordo do DeLorean aterrissam no futuro! Mais precisamente, aterrissam em 21 de outubro de 2015, às 16h29m, em uma Califórnia repleta de clichês de ficção científica.

As comemorações referentes à data vão desde sessões de cinema e maratonas com exibições dos filmes até eventos como a “Chegada de Marty McFly no Futuro” no facebook. Diversas marcas entraram no espírito e criaram campanhas voltadas ao tema, como a Mercedes-Bens e a Pepsi.

Mas quais foram as “previsões” realmente acertivas de Volta para o Futuro II?

Viajantes do tempo encontrariam hoje os carros voadores apenas engatinhando. Existem protótipos que lembram muito mais aviões e nos ainda precisamos das estradas no futuro… E dos combustíveis, que não são nada baratos nem alternativos!

E os skates voadores? No máximo uma pegadinha publicitaria e alguns brinquedos flutuadores sustentados por hélices ou que “voam” sobre trilhos magnéticos instalados no chão. O hoverboard “de verdade” ainda é ficção. Na mesma linha estão as previsões de tênis e roupas que se ajustam automaticamente ao corpo. #Fail! 

Mas se há um campo onde as previsões foram acertivas é o de entretenimento. Brow e McFlay ficariam orgulhosos de nossos avanços em tecnologia, com computadores portáteis, tablets, drones, kinects, óculos inteligentes, GPSs, videoconferências, realidade aumentada, telas planas, holografia e 7D… Com a comunicação superamos todas as melhores expectativas futurísticas! Basta um olhar sobre nossos dispositivos digitais.

Óculos Realidade Virtual

Os aparelhos eletrônicos previstos em “Volta para o Futuro” podem ser considerados os ancestrais dos nossos smartphones e smartwatches, que reúnem o melhor do “futuro”. Hoje contamos com conexões e informações em tempo real, câmeras digitais superpotentes e finas, touch screen, aparelhos à prova d'água, sensores de identificação biométrica e reconhecimento facial, sensores de movimentos, comandos de voz, formas de pagamento online.

Xperia M5 Dual Água

Estamos preparados para receber os viajantes do tempo e surpreendê-los quando o assunto for conectividade, autonomia ou softwares e fomos muito além da ficção científica em mobile e internet das coisas, mas eu ainda queria um hoverboard. E você, o que acha do “nosso futuro”?

Comentários