Seu carrinho está vazio

8 Dicas para Tirar Boas Fotos com seu Smartphone

Imagem do autor Clerson Klaumann Junior
Clerson Klaumann Junior
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
12/08/2020 36.571 visualizações comentarios

Tirar uma boa foto nem sempre é uma tarefa fácil, já que diversos fatores influenciam para que ela seja referência em qualidade! E já que não podemos levar nossa querida câmera profissional para todos os lados, as câmeras de smartphone estão ganhando um novo patamar quando se trata de nitidez e alta definição. Afinal, quem hoje fica sem celular, não é mesmo?  

E para te ajudar a tirar boas fotos, de onde e quando quiser, utilizando técnicas que funcionam de verdade, a gente aqui da Cissa Magazine separou 8 dicas infalíveis para tirar boas fotos através do seu smartphone. Desce aí e dá uma conferida!

Veja também:
Melhores Câmeras Profissionais
Melhores Aplicativos para Editar Fotos
→ Celulares com Câmeras Incríveis

1. Chegue perto

Parece um pouco óbvio, mas a melhor dica é que, se você quer focalizar algum objeto e deixar ele o mais nítido possível, chegue mais perto! Isso porque os sensores das câmeras de celulares focalizam melhor objetos próximos, mudando o foco de luz e amenizando a distorção do fundo da imagem. Faça isso, pois geralmente os objetos não mordem, e se morderem, bem… melhor ficar mais distante então!

chegue perto

2. Não dê zoom

Isso mesmo, não dê zoom! Esta ferramenta deve ser usada em casos bem isolados, e com certeza não é uma boa utilizar caso queira tirar fotos do seu smartphone com qualidade. Se o zoom for óptico e não digital, aí o assunto já é outro, mas como os celulares possuem câmeras com zoom digital, não compensa utilizar se a ideia é tirar boas fotos.    

Então, ao invés de dar zoom durante a foto, corte-a depois, pois é justamente isso que você faz quando aproxima uma imagem com zoom digital, deixando ela sem nitidez e com qualidades bem reduzidas.

sem zoom

3. Ajuste o foco

Ajustar o foco parece uma coisa clichê, mas não é, acredite! Diversas fotos perdem a qualidade por não serem bem focalizadas. E para fazer isso não tem segredo, basta clicar em cima do objeto que deseja destacar e esperar os sensores detectarem. É rápido e fácil, ainda mais porque algumas câmeras desfocam o fundo para dar mais ênfase ao destaque central, ou seja, onde você clicou.

ajuste foco

blog categoria câmeras

4. Paradinho!

Um tripé com certeza é uma boa salvação para quem deseja tirar uma boa foto, porque ele estabiliza certinho a posição da câmera do seu smartphone no local ideal. Esqueça aquelas imagens tremidas no momento exato e coloque já um tripé! (Gambiarras também vale, beleza?) 

Uma dica legal é que, quando as mãos estão afastadas do corpo, as imagens saem mais tremidas, por isso, puxe-as pra perto do corpo o máximo que der, pois quanto mais próximas estiverem, maior será a estabilidade do retrato!

estabilizar tripé

5. Edite, mas não use filtros!

Não use filtros! Isso mesmo. Se você ama aqueles filtros prontos de aplicativos ou até mesmo do instagram, esqueça-os agora mesmo se você pretende tirar uma boa foto do seu smartphone. Aquele passinho de pós-produção é justamente o que falta, muitas vezes, para deixar a foto bonita. Não vale deixar isso de fora, né?

Use programas externos para realizar suas edições, como o Lightroom, que além de ser simples, ele ainda possui funções bem completas. Mas claro, não tem problema buscar outros editores próprios do smartphone, que também quebram um bom galho. Só que entre usar filtros ou editar sozinho as fotos, com contraste, brilho, saturação e etc, escolha a segunda opção!

edite fotos

6. Lentes limpinhas, viu?

Já olhou suas lentes hoje? Sabia que sua foto pode não estar saindo direito por causa da sujeira ou marcas de dedos na lente? Sim, e isso acontece mais do que você imagina! Como usamos o celular constantemente, é normal colocarmos as digitais sobre a lente da câmera. 

Então, para tirar uma boa foto com seu smartphone, experimente limpar as lentes antes de tirar, pode até ser com a camisa, já que essas novas lentes foram projetadas para não arranharem com facilidade.

limpe lentes

7. A querida regrinha dos terços!

Todo celular possui uma espécie de jogo da velha, chamado de grade, que ajuda você a tirar fotos excelentes! A grande sacada dessa regrinha é deixar os objetos que pretende destacar em qualquer um dos quatro pontos que a linha se cruza, deixando-os fora do centro. Isso deixa as fotos mais atrativas e harmoniosas aos olhos humanos. 

Existem exceções à regra, como em quase tudo, mas esse é um padrão bem legal que dá pra usar bastante para paisagens e demais fotos panorâmicas.

regra quadros

8. Foto boa e flash não combinam!

Se você quer tirar uma boa foto com seu smartphone, esqueça agora mesmo o Flash LED. Afinal, pra que seria necessário aquela quantidade enorme de luzes espalhadas por estúdios se um simples Flash LED embutido em uma câmera profissional faria o papel?    

Uma das coisas que o Flash LED mais faz com maestria é dar uma explosão de luzes, que realça pele oleosa e olhos vermelhos. E isso não é uma boa ideia, não é mesmo? Então, uma escolha legal é optar por luzes externas, deixando você com uma boa foto direto da câmera do seu smartphone. 

Mas espera que não é o fim do mundo, pois é melhor registrar um momento único de qualquer jeito do que não salvar, certo? Flash salva vidas muito bem! 

flash desativado

Tem mais uma dica que quer compartilhar com a gente? Então deixa aí nos comentários! Quer aplicativos legais para editar fotos? Confira agora mesmo nossa lista com os Melhores Aplicativos para Editar Fotos no Android.

Comentários