Diferença entre 32 e 64 bits nos smartphones

11/06/2015 27.012 visualizações comentarios

A tecnologia de 32 bits e 64 bits já é conhecida nos computadores, mas agora marca presença também nos melhores smartphones do mercado, o que acaba originando algumas dúvidas nos usuários com a existência desta arquitetura no aparelho. Vamos começar pelo substancial...

O que é bit?

Binary Digit é uma unidade de medida de informação digital, com sequência de 1 e 0 bits, ou seja, é como uma fileira com numeração de ordem 1 e 0. Esta sequência é realizada, pois computadores só rodam com sistema numérico binário. Portanto, quanto mais bits o aparelho tem, mais informações é possível rodar simultaneamente.

32 bits versus 64 bits

Diferença 32 bits x 64 bits

Depois de uma breve explicação sobre o que são bits, vamos dar atenção para o X da questão - qual a diferença entre 32 bits e 64 bits?

É importante começar primeiramente a analisar a arquitetura de 32 bits, este processador pode visualizar ou enviar  2^32 (=  4.294.967.296) posições de memória diferentes. Em outras palavras, é o gerenciamento de até 4GB RAM de memória, mesmo que o smartphone ou computador possua maior memória, o processador não o acompanhará, pois só alcança a distribuição de conteúdos para até 4GB.

Já o processador com arquitetura de 64 bits tem uma capacidade muito superior em comparação ao 32 bits, chegando a sustentar 128 GB de memória RAM, atendendo deste modo maior demanda de informações ao mesmo tempo.

Vantagens e desvantagens

Então, a arquitetura de 64 bits é muito melhor que o 32 bits?

Depende das suas prioridades. Se você está a procura de um aparelho só para mandar e-mails, acessar redes sociais e ligações, ou seja, para o básico, um smartphone de 32 bits está ótimo, além do mais o seu custo X benefício é bem mais atrativo.

Porém, se o que você procura é smartphones top de linha, como o iPhone 6 e o LG G Flex 2, com a intenção de jogar jogos pesados e ter uma reprodução incrível em 4K sem problemas com travamentos, o smartphone com arquitetura certa para você é o de 64 bits.

Dentre as vantagens de comprar um aparelho com 32 bits está principalmente o custo baixo, como já foi dito anteriormente, mas em contra partida vem a limitação de atender memória RAM de no máximo 4GB. A vantagem de ter um celular de 64 bits é poder processar várias informações ao mesmo tempo, além do menor consumo de bateria e a melhor qualidade nas reproduções de jogos e vídeos, a sua desvantagem fica pelo preço mais caro.

Vale ressaltar que o mercado atual de smartphones traz memória RAM de no máximo 3GB, o que deixa claro que escolher um aparelho de 32 bits atenderá muito bem os comandos impostos, contudo como já foi mencionando também, o processador 64 bits é superior, sendo a escolha de muitos usuários por exigirem de um desempenho mais avançados em jogos ou por procurarem estar sempre atualizados de acordo com o mercado. Fica a mérito do consumidor avaliar o que realmente o beneficia e é necessário no momento.

Comentários