Seu carrinho está vazio

Comprar SSD: M.2 2242, 2260 ou 2280. Qual a diferença?

Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
03/12/2019 3.253 visualizações comentarios

Na hora de comprar SSD podemos acabar em dúvida, pois existem diferentes modelos e, principalmente para quem não está familiarizado com a tecnologia, a tarefa de comprar um ssd pode se tornar ainda mais complicada.

Mas se você chegou até aqui, não precisa mais se preocupar, pois nós do Blog da Cissa preparamos uma sucinta explicação sobre os tipos de SSD, afinal de contas, vale ressaltar que são vários os modelos de SSD para comprar, desde diferentes formatos físicos, variadas interfaces e, ainda tem o fato de que o suporte à esse recurso varia de acordo com a placa-mãe, bem como notebook.

A seguir, confira para que servem os tamanhos e chaves de conexão dos SSDs do tipo M.2, logo vai ficar bem mais fácil na hora de comprar o modelo certo para o que você precisa.

Confira também:
→ HD e SSD: Entenda as diferenças e saiba qual comprar
→ Melhores Mouse Pads para Comprar na Cissa Magazine
→ #CissaGamer: Melhores Cadeiras Gamers da Cissa Magazine

Diferentes tamanhos dos SSDs M.2 

Para começar, algo bem simples. Sabe aquela numeração presente em diferentes modelos de diferentes marcas de SSDs? Pois bem, isso nada mais é do que as dimensões físicas do SSD. Você pode encontrar modelos para comprar com  30, 42, 60, 80 e 110 milímetros de comprimento (detalhe interessante é que a largura será sempre a mesma - 22 mm). Ou seja, isso explica porque tem versões como 2230 ou 2280 de um mesmo SSD.

SSD 1

Os dois primeiros dígitos referem-se à largura e os dois últimos ao comprimento. Mas porque existem modelos de SSD com comprimento diferenciado? O motivo para ter 5 opções distintas dá-se devido à estrutura dos aparelhos ao qual os mesmo serão inseridos. Ou seja, quando se trata de instalar um SSD em sistemas com menos espaço disponível como notebooks, Chromebooks e ultrabooks, por exemplo, faz-se necessário unidades de 30 ou 20 milímetros.

SSD 2

Não apenas, mas quando se trata de um SSD com um comprimento maior, o mesmo dispõe de mais espaço físico, o que permite que mais módulos sejam disponibilizados e, isso aumenta o espaço total do disco - aqui vale destacar que, quando você for comprar SSD, será possível encontrar SSDs M.2 2280 de 1 TB, mas não será possível encontrar um 2230 com esse total de espaço.

Por esse motivo é que comumente as unidades 2280 são utilizadas como discos de sistemas e os de SS30 e SS42 geralmente são usados como caches de alta velocidade.

Mas o tamanho influencia no tipo do SSD na hora de comprar?

De um modo geral não, o tamanho do SSD não chega a influenciar o funcionamento do disco. Entretanto, no caso do seu computador ter espaço apenas para SSDs 2230 ou 2242, existe a possibilidade de que o suporte a esses SSDs seja definido pelo fabricante como caches ou mesmo como uma unidade para reiniciar o sistema.

Sendo assim, além de um  SSD 2280 não caber em um PC nessas condições, a unidade muito provavelmente sem chegaria a funcionar para guardar dados. Ou seja, enfatizamos que é bem importante analisar e pesquisar as especificações do seu computador, a fim de entender se o mesmo está apto ou não para os termos de SSDs.

Conectores possíveis, ou keys, B, M e B+M

Mais um fator físico que deve ser considerado na hora de optar por um SSD do formato M.2 diz respeito aos tipos de conectores possíveis, da mesma forma que o tamanho do disco, os conectores podem apresentar incompatibilidade, dependendo do sistema. Mas neste fator, diferente do tamanho das unidades, pode interferir na performance.

Por exemplo, se tratando de modelos de SSDs com key B dá pra acessar interfaces PCIe x2 e, as unidades M conseguem operar em PCIe x4, isso desde que o suporte a essas interfaces seja oferecido pelo sistema. 

Quanto aos modelos B+M, estes são compatíveis com os dois encaixes e, além de suporte a PCIe, todas essas chaves também operam em SATA - dependendo do modelo de SSD e da placa-mãe.

Ainda nos cabe dizer que, assim como em relação aos tamanhos, é inteligente ficar atento ao que diz respeito do tipo de chave a placa do seu computador acomoda, se é B, M ou B+M. Pois, um modelo de SSD B não encaixa num slot M, mesmo se for do comprimento correto para o seu computador.

Curtiu nossa matéria sobre a diferença de SSD? Então não deixa de conferir o Blog da Cissa e conferir mais matérias como esta e muitas outras, incluindo as melhores séries da Netflix!

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.