Como formatar o seu smartphone Android

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
09/06/2015 3.522 visualizações comentarios

Assim como um computador, os celulares e smartphones possuem um sistema operacional que os integram. E como os computadores, eles também podem travar ou apresentar alguns problemas que não podem ser arrumados de forma simples.

Mas e aí, o que fazer nestes casos?

Assim como nos demais aparelhos, seja por motivos de erros ou qualquer outro, o recurso mais indicado para exclusão total dos seus conteúdos é a formatação. Por sorte, a formatação de um celular ou smartphone é muito mais fácil do que a de um computador, pois possuem um padrão de fábrica que é mantido após a formatação, sem necessitar refazer a instalação de certos drivers ou configurações mais avançadas.

Como formatar o Android pelo menu configurações?

Em primeiro lugar você deve analisar o seu smartphone, pois algumas marcas trazem um layout de menus um pouco diferente para realização deste procedimento, mas não se preocupe, pois são todas muito similares e simples de serem feitas. Confira a seguir.

  1. Através do menu de Configurações. Entre no ícone “Configurar” no menu de opções do seu aparelho.
  2. Em seguida, encontre a opção “Fazer o backup e redefinir”.
  3. Após este procedimento você encontrará a opção “Restaurar dados de fábrica”, selecione esta e confirme a operação com “Redefinir telefone”.

A seguir, imagem detalhada dos 3 passos citados acima. Os prints foram feitos no smartphone Moto X (2º Geração), sendo assim a nomeclatura das opções podem mudar sutilmente dependendo do modelo do seu aparelho.

Como formatar Android

Lembramos apenas, que para o sistema operacional Android este procedimento apaga somente as configurações da memória interna do seu aparelho, para apagar tudo, inclusive o cartão de memória, você deverá efetuar a formatação separadamente. Segue abaixo os comandos para formatar o cartão de memória:

No mesmo menu de “Configurações” procure pela opção “Armazenamento”. Feito isto, acione a opção “Apagar cartão SD” e finalizando a opção “Formatar cartão SD”.

Como fazer a formatação externa?

Esta formatação, também chamada de Hard Reset, exige um pouco mais de conhecimentos com o sistema Android. É indicado para casos em que não haja resposta do seu aparelho para acessar os menus de configuração.

  1. Com o aparelho desligado, você deverá pressionar os botões “Volume mais”, “Home” e “Ligar/Desligar”, simultaneamente. Caso seu aparelho não possua o botão “Home”, a sequência que deverá ser utilizada é: “volume menos” e “ligar/desligar”.
  2. Realizado este primeiro passo, você entrará em uma tela com algumas opções em inglês. Selecione, “Wipe Data/Factory Reset” e “Wipe Cache Partition”, o aparelho irá então realizar a formatação. Após isto escolha a opção “Reboot System Now” para reiniciar o aparelho e utilizar suas funções normalmente.

Qualquer dúvida que tiver, utilize a área de comentários!

Comentários