Como formatar o seu smartphone Windows Phone

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
09/06/2015 110.383 visualizações comentarios

Você já pensou ter que apagar todas as configurações, aplicativos, fotos e demais conteúdos um por um do seu smartphone Windows Phone? Seria extremamente cansativo, não é mesmo? Imagine então se você resolvesse vender ou simplesmente se desfazer deste aparelho e não tem a menor possibilidade e tempo para ficar apagando item a item. Seria chato demais, não acha?

Bom, para responder estas perguntas, temos a solução perfeita para você. A formatação!

Veja também: Os melhores Smartphones para Jogos do ano!

Mas, com esta formatação, não corro o risco de perder dados importantes do meu aparelho? A resposta para esta pergunta é com certeza: não! Você não exclui nada além do necessário para revenda ou troca deste aparelho, serão apagadas apenas as suas próprias configurações e conteúdos. Para que você entenda melhor, a formatação devolverá ao seu Windows Phone os padrões de fábricas, exatamente como era quando você o comprou.

Como formatar o Windows Phone?

Existe mais de uma maneira de restaurar os padrões de fábrica do seu Windows Phone, todos muito simples e fáceis de serem efetuados.

Mas antes de iniciarmos, lembre-se, a formatação é um processo irreversível, a menos que você realmente não tenha arquivos importante sno seu smartphone é que aconselhamos a fazê-la.

Blog Os Smarts Mais Vendidos

Continuando... A primeira maneira de formatar o sistema operacional Windows Phone é a mais comum entre os usuários, e funciona da seguinte forma:

Formatação interna (através do menu de configuração do seu aparelho)

  1. Basta acessar o menu de Configurações do seu Windows Phone, localizado bem no comecinho da lista de aplicativos, que é separado por ordem alfabética. Dentro das configurações você encontrará várias outras opções, mas preste atenção, pois apenas o menu principal é separado por ordem alfabética, as demais opções são todas aleatórias.
  2. Procure então pelo menu “Sobre” com o nome “Windows Phone” logo abaixo. Após acessá-lo você encontrará um botão com a mensagem “Restaurar configuração de fábrica”, pressione esta opção e aguarde a abertura da janela “Aviso!”.
  3. Feito isto, você encontrará uma breve explicação sobre o que será apagado do seu celular, juntamente com a confirmação deste procedimento.  

Formatar Windows Phone

Lembrando ainda que esta opção apagará apenas as configurações da memória interna do aparelho e não os presentes no cartão de memória, para apagá-lo junto com o restante das configurações, você deverá marcar a opção “apagar cartão SD também” e então confirmar a operação.  

Formatação externa (através dos botões laterais do aparelho)

Esta opção é um pouco mais arriscada para quem ainda não tem certeza se quer apagar todos os seus conteúdos, pois como ela é realizada pelos botões laterais (externos) do seu aparelho, não haverá nenhum alerta ou pergunta indicando se você quer realmente excluir suas configurações. Aconselhamos optar por esta ação caso o aparelho não esteja mais respondendo aos seus comandos. 

  1. Pressione os botões laterais “menos volume” e “energia (power)”  simultaneamente, até sentir o telefone vibrar (cerca de 10 ou 15 segundos), neste meio tempo pode ser que apareça a tela solicitando o desligamento do aparelho, ignore-a e prossiga com os botões pressionados.
  2. Após o tempo indicado, um grande ponto de exclamação irá aparecer em seu visor, e você deverá imediatamente pressionar os botões na seguinte sequência “mais volume”, “menos volume”, “energia (power)” e “menos volume”.

Seguindo corretamente esta sequência seu Windows Phone irá restaurar as configurações de fabricar e reiniciar sozinho.

Blog Caixas JBL Mais Vendidas

Formatação remota (caso você perca ou tenha seu celular roubado)

Opção indicada caso você perca ou não esteja com seu celular em mãos e precisa manter suas informações em sigilo.

  1. Entre no site account.microsoft.com/devices, acesse sua conta Microsoft  (a mesma que você utilizou para acessar seu Windows Phone), escolha o telefone que você queira apagar (formatar) e em seguida clique em “localizar meu telefone” e após, na opção “apagar”.
  2. Se você tiver total certeza de que seu smartphone será irrecuperável, e a única opção é apagá-lo, marque a caixa de opção “estou pronto para apagar meu telefone” e por fim, clique em “apagar”.

Assim como as outras opções, esta é uma maneira rápida e simples de formatar seu aparelho, basta apenas que você se lembre da sua conta de acesso na Microsoft.

Observações: Todos os procedimentos citados podem levar alguns minutos até terminarem, pois dependem do tanto de arquivos armazenados e da velocidade da sua internet, mas não se preocupe, apenas aguarde, a reinicialização ocorrerá de forma automática. 

Comentários