Android: 21 Funções que você provavelmente não conhecia

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
19/06/2015 75.747 visualizações comentarios

Compilamos 21 funções do Android, muitas do Android Lollipop, que você pode não conhecer ainda. Muito úteis para o seu dia a dia e para problemas nos quais nunca tínhamos pensado.

Divirta-se e descubra seu aparelho Android, aproveite todas as funcionalidades escondidas no sistema do Google.

1. Easter Egg do Android 5.0

Easter Egg do Android 5.0

Você já viu que o Google adora esconder pequenas brincadeirinhas em seus aplicativos e na própria plataforma de pesquisa? Pois não seria diferente com seus sistemas operacionais. O Android 5.0 Lollipop, por exemplo, possui um joguinho no estilo do Flappy Bird.
Mas não vamos estragar sua surpresinha.

  1. Configurações;
  2. Sobre o telefone;
  3. Click 4 vezes sobre “Versão Android”;
  4. Agora aparecerá o pirulito do Lollipop, toque várias vezes em cima e depois pressione e deixe pressionado.

Aproveite e jogue à vontade!

2. Economizar plano de dados

Ninguém gosta de gastar dinheiro e dados do seu plano à toa. Pois bem, realmente não precisa. No Android, você pode desabilitar serviços que não precisam ser utilizados ou que nem tenham utilidade no momento. Por exemplo, se você sabe que está em um local que não possui 3G, desabilite!
4G então, nem se fala.

  1. Configurações;
  2. Sem fio e redes;
  3. Redes móveis;
  4. Desabilitar Dados ativos.

ativar desativar dados moveis

3. Resposta Automática

É chato rejeitar chamadas de pessoas que mereciam uma resposta sua ou até porque combinaram de ligar. Mas com o Android a partir da versão 4.0 fica muito fácil cuidar disso com mensagens pré-definidas no sistema. Assim, quando alguém relevante ligar e você não puder atender, basta arrastar o botão de rejeitar para cima do ícone de mensagem e voilà, uma mensagem personalizada será enviada à pessoa.

  1. Em configurações de chamada, procure por resposta automática.

reiejicao de chamada

4. Monitore o uso de dados

Dados para celular, pelo menos no Brasil, ainda não estão a preço de banana. Então é essencial cuidar da utilização dos mesmos para que suas finanças não sejam prejudicadas.

Você pode configurar o Android para te comunicar de quando seu limite for ultrapassado, assim você toma as providências necessárias. Ou ainda é possível limitar a utilização para parar completamente o uso dos dados quando certa quantia tiver sido consumida.

  1. Configurações;
  2. Uso de dados.

monitore uso de dados

Para versões ainda mais antigas do Android, você pode baixar o aplicativo Onavo Count, presente na Play Store.

5. Seus contatos mais usados

Um recurso muito interessante para você que se comunica muito com pessoas específicas. Você pode criar um atalho de um contato que faz a ligação imediatamente, e este ícone pode ficar na sua Home Screen, bem à mostra.

Muito útil também para pessoas que têm menos habilidade na utilização do smartphone, pois assim alguém faz o atalho e a pessoa simplesmente pressiona quando quiser. Fica livre da quantidade de funções necessárias para achar um número na agenda, ou lembrar do número para digitação.

  1. Atalhos;
  2. Contato.

    Você pode ainda encontrar o contato na agenda, pressionar e colocá-lo na home.

6. Arquivos sempre com você

Pendrives podem sim armazenar muitos GB de conteúdo, mas com a chegada de Micro SD gigantes, com até 128GB, pode ser que smartphones sejam mais práticos, até porque você sempre está com ele em mão. E o Android permite que você o utilize facilmente como mídia de armazenamento.

  1. Basta conectar seu smartphone ao computador por meio de um cabo USB;
  2. Troque arquivos e guarde suas informações mais importantes com você.

7. Acesso às Google Cards

O Android Lollipop em especial já está bem mais integrado com muitos serviços e funcionalidades a partir da tela de bloqueio. Algo que você já deve saber é que você pode ir diretamente para a parte de chamadas e discagem desbloqueando para um lado, e ir direto para a câmera deslizando o desbloqueio indo de encontro à câmera.

google cards android lollipop

Mas você pode ainda mais, é possível deslizar de cima para baixo e ver suas Google Cards (aquelas caixinhas de notificação) diretamente da tela de bloqueio, mas claro que o que aparece aqui pode ser customizado.

8. Encontrar números de telefone

Sim, você ainda pode entrar nos famosos sites que listam empresas e seus telefones. Mas com a potente indexação do Google, pode ser que este seja um trabalho desnecessário. Tudo o que você precisa fazer é pesquisar o nome do local na barra de pesquisa, lá mesmo no discador.

Você pode digitar, por exemplo, Subway, e aparecerá uma lista de números de estabelecimentos próximos a você. Basta tocar e pronto.

9. Vocabulário otimizado

A maneira como nos comunicamos por meio de smartphones tem mudado drasticamente. Primeiro com a digitação, e agora até conseguimos nos comunicar digitando apenas metade das palavras, pois o sistema adivinha o que queremos dizer. Esta adivinhação só não acontece quando não temos determinadas palavras no banco de dados do Android. Ou às vezes insistimos em escrever palavras de certa maneira e o sistema não aceita, corrige colocando outra palavra sem sentido.

Solução mega simples: Escreva a palavra e pressione por algum tempo, ela será adicionada ao seu vocabulário. Pronto!

10. Perdi (ou roubaram) meu smartphone, e agora?!

O Google já colocou no Android a possibilidade de encontrar seu smartphone ou tablet perdido, trazendo a localização exata no mapa. Caso ele esteja ativado e em pleno funcionamento. Até mesmo com aplicativos como TrustGo.

Mas antes mesmo disto, é possível tomar uma medida mais preventiva. Você pode deixar suas informações expostas na tela do aparelho para alguém que encontre seu smartphone possa devolvê-lo.

  1. Configurações;
  2. Segurança;
  3. Informações do proprietário.

trustgo android lollipop

11. Estimativa de carga

Baterias não carregam de forma muito linear, geralmente sua recarga é rápida no comecinho e depois fica um pouco mais lenta. Por isso, agora você pode ver quanto tempo ainda resta antes da recarga estar completa. Você só precisa conectar seu aparelho e esperar um pouquinho para que a estimativa funcione.

12. Seletores com acesso rápido

No Android Lollipop, a maneira como a área de notificações se comporta mudou um pouco. Se você deslizar o dedo a partir do topo da tela, você terá uma área de notificação sem os pequenos seletores rápidos de configuração. Para ter acesso a eles, você precisa puxar mais uma vez de cima para baixo, ou pode também deslizar dois dedos e aí sim os seletores descem junto.

13. Lanterna inclusa

A gente sempre acaba precisando do aplicativo da lanterna mais cedo ou mais tarde. Para procurar alguma coisa dentro da bolsa, dentro do carro, iluminar o caminho ou até mesmo quando sai a energia elétrica. Alguns aplicativos de terceiro já estavam disponíveis para download e faziam este trabalho direitinho, mas uma função tão simples e prática deveria estar dentro do próprio sistema, pois lida diretamente com hardware. E exatamente isto aconteceu, basta usar a dica anteriormente mencionada de deslizar dois dedos de cima para baixo e habilitar a lanterna.

14. Tirar “print screen”

É comum você estar vendo algo online, uma informação importante, endereço ou telefone e precisar guardar de forma off-line. Uma ótima forma de se fazer isto é tirando screenshots, nossas famosas “print screens”.

Dependendo das fabricantes, os comandos podem ser diferentes, mas como regra básica bastaria apertar:

  1. Botão Home + botão para baixar o volume.

Em alguns smartphones que não vêm mais com botão físico para a Home, pode ser que tenha sido substituído pelo botão Liga/Desliga.

No Galaxy S6 basta que a lateral da sua mão deslize de um lado a outro da tela.

Esta combinação tira a foto da tela do smartphone e, automaticamente, salva em suas fotos. Simples, rápido e prático.

15. Notificações chatas: NÃO.

Todos na atualidade, uma vez ou outra, passam pelo incômodo de receber notificações excessivas de aplicativos que você nem utiliza tanto assim, ou de jogos que seus amigos jogam e te mandam convites e mais convites. No Lollipop, cuidar destes aplicativos tão intrusivos se torna uma tarefa fácil.

  1. Você só precisa manter a notificação pressionada por um tempo e as opções do aplicativo se abrem, vá até as configurações do mesmo e tire os privilégios deste aplicativo.

notificacoes android lollipop

16. App escolhido a dedo

Caso você queira emprestar seu smartphone para alguém por algumas horas, o Guest Mode seria a opção ideal, mas e se você quer simplesmente emprestar brevemente seu telefone para alguém, por exemplo, fazer uma ligação rápida?

A maior parte das pessoas não se importaria em emprestar, pois seria rápido, mas muitos ainda se importariam. No Lollipop, você que é um pouco mais precavido tem a opção de escolher um aplicativo para ser utilizado por esta pessoa, no caso, o aplicativo de ligação.

Se a pessoa quiser utilizar qualquer outra função do aparelho, ela precisará pressionar simultaneamente os botões Recentes e Voltar, e depois disso, ainda passar pelo desafio de segurança.

Para ativar este recurso:

  1. Configurações;
  2. Segurança;
  3. Fixação de Tela.

fixacao de tela android lollipop

17. Bloqueio inteligente

Talvez uma das funcionalidades mais interessantes em termos de integração de tecnologias modernas no Lollipop. Se você utiliza dispositivos Bluetooth ou Smart Tags NFC constantemente, esta seria uma ótima configuração para você. Você pode adicionar estes dispositivos à sua lista de dispositivos confiáveis, e assim, toda vez que você conectar-se a eles, seu aparelho ficará desbloqueado. Afinal, tem-se certa certeza de que é você que está utilizando o smartphone, pois está conectado a outro dispositivo que já é seu também.

Esta função é especialmente útil na hora de viajar de carro, onde você quer o mínimo de dificuldade para realizar tarefas.

  1. Configurações;
  2. Segurança;
  3. Procure “Smart Lock”.

Seu aparelho deve estar com uma senha ativada para que você tenha acesso a esta configuração.

18. O reinício do aparelho mudou um pouco

Em versões anteriores à Lollipop, quando você reiniciava o aparelho, todos os aplicativos que estavam em execução eram parados e eliminados, inclusive da parte de recentes na área de multitarefas. Agora seu smartphone com Android Lollipop ainda elimina os apps que estavam em execução, a diferença é que ele mantém o registro de quais estavam abertos no momento do reinício.

É um movimento muito inteligente do Google, pois os aplicativos não estão rodando e consumindo memória RAM mas você tem registrado o que estava sendo executado e pode trazê-los de volta a funcionar em um simples toque.

19. Ativar correção de exposição

A correção de exposição não possibilita que você ajuste a exposição antes das fotos, é permitida somente a calibração dos mesmos depois que a foto já foi tirada.

Para habilitar estas configurações: O aplicativo da câmera também pode mudar de versão para versão, mas nas configurações da mesma você encontra os controles manuais.

20. Busca em configurações

Uma busca um pouco mais precisa do que pesquisas na internet. Mas igualmente útil para as tarefas do dia a dia.

Esta funcionalidades não é realmente escondida no sistema, porém, as pessoas utilizam-na muito pouco ainda. Talvez por possuir uma necessidade de precisão maior, mas se você conhece o nome da configuração que quer aplicar, você ganha muito tempo.

 21. Correção de cor no sistema

É estimado que em torno de 7% dos seres humanos tenham alguma anomalia relacionada a como veem as cores à sua volta. Algumas anomalias e variações de daltonismo dificultam a vida de boa parte da população em algum momento ou atividade. Agora o Android traz o recurso de correção de cor que dá uma repaginada nas cores do display com base na anomalia específica da pessoa. Os tipos de correção de cor presentes no sistema são: deuteranomalia, protanomalia e tritanomalia. Viva a diversidade de pessoas e suas características únicas.

  1. Configurações;
  2. Acessibilidade;
  3. Correção de cor.

Você pode então escolher a anomalia específica:

  • Deuteranomalia (vermelho-verde)
  • Protanomalia (vermelho-verde)
  • Tritanomalia (azul-amarelo)

Em alguns smartphones, os comandos podem receber nomes diferentes, mas que possuem a mesma função.

Comentários