Google Maps: Saiba como usar, atualizar e remover mapas off-line

Imagem do autor Caroline Fachini
Caroline Fachini
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
27/01/2016 3.530 visualizações comentarios

O Google Maps se tornou bastante conhecido e utilizado pelos usuários por contar com diversos recursos que facilitam ainda mais a sua chegada até o local desejado. Além de permitir a visualização de mapas, ele encontra empresas, escolas, restaurantes, qualquer tipo de estabelecimento e determina rotas para que você saiba como chegar até local definido.

Google Maps Offline

Saiba como utilizar seu Google Maps no modo off-line

Mas você sabia que pode ter acesso a todas essas informações até mesmo no modo off-line? Isso mesmo, o serviço de localização do Google que já disponibilizava a opção de visualizar áreas no mapa, agora possibilita que você obtenha informações sobre o local e até mesmo salve rotas indicadas completas para a visualização quando não tiver acesso a internet. Assim poderá chegar ao destino sob quaisquer circunstâncias.

Para usufruir deste modo, basta você ter a versão mais recente do aplicativo. Depois disso, é só abri-lo e digitar o local de destino na barra de pesquisas e procurar. Uma vez encontrado, abra o menu principal e selecione “Seus lugares”, então procure por “Áreas off-line” e faça o download. Vale lembrar que durante esse processo, é possível enquadrar o mapa para que você salve em modo off-line apenas a área desejada. Feito isso, é só dar um nome ao mapa e “tcharam”, ele estará salvo por 30 dias só aguardando a sua visualização.

Download Enquadramento Google Maps Offline

Você provavelmente está se perguntando o que aconteceria se a rota ou o local salvo sofresse alguma mudança. E é por este motivo que é importantíssimo atualizar seus mapas pelo menos uma vez ao mês, mesmo se não estiver precisando. O aplicativo do Google Maps até tenta fazer uma atualização automática quando estiver conectado a internet, mas pode acontecer de você precisar fazer esse “upgrade” manualmente.

Caso você receba uma notificação anunciando essa necessidade, basta você clicar em “Atualizar” e escolher o mapa desatualizado. Por outro lado, se você abrir o app e seguir os mesmos passos utilizados para baixar o mapa até chegar em “Áreas off-line”, também é possível selecioná-lo para então atualizá-lo. Seguindo esses passos, ele dará ainda a opção de remoção, onde ao invés de atualizar, você deve clicar em “deletar” e confirmar.

Com todas essas vantagens ficou ainda mais fácil de se locomover e agora a falta de sinal da 3G ou Wi-Fi não será mais um problema para deixar de ir a lugar algum.

Mas e você, o que achou desse modo? Deixe sua opinião na área de comentários.

Comentários