Google Now: Tudo sobre o "seu" assistente pessoal

11/06/2015 15.843 visualizações comentarios

O Google Now é um assistente pessoal virtual, originado no Google para equipar smartphones com o sistema operacional Android. Porém, já é possível baixá-lo como aplicativo em iPhones. O principal objetivo do Google Now é facilitar o cotidiano, exibindo automaticamente recursos como previsão do tempo e notícias de acordo com o perfil do usuário. Outro ponto interessante, é que o Google Now responde a perguntas realizadas pelo usuário do smartphone, concedendo respostas completas e bem elaboradas.

Para saber melhor quais são as especificações e o funcionamento da tecnologia Google Now, tópicos exclusivos foram desenvolvidos logo abaixo para responder esses itens.

Interface Google Now

Como usar o Google Now?

Para ativar o Google Now, basta dizer a famosa frase “Ok Google” e fazer a pergunta desejada, mas caso não tenha êxito deste modo, basta ir ao Google Now, selecionar Configurações, logo após clicar em Voz e em seguida Detecção de “Ok Google” e pronto. Já para dispositivos que não são Android, é necessário baixar o aplicativo na loja online da marca, como é o caso do iPhone - o aplicativo deve ser baixado da loja App Store.

Agora vamos ao ponto chave da questão, quais são os benefícios do Google Now?

E a resposta é: são vários, quanto mais pesquisas são realizadas e informações do usuário são liberadas, mais o aplicativo fica a sua cara e sabe discernir quais os seus interesses e o que combina com você. Por exemplo, você pode dizer “Ok Google” “ligar para a minha namorada”, na sequência, o aplicativo perguntará quem é a sua namorada nos contatos do smartphone e logo estipulará uma associação no Google Now que o nome daquela pessoa refere-se a sua namorada. E na próxima vez que você falar “ligar para a minha namorada” esta função será realizada imediatamente.

Comandos OK Google Now

Cards

Você deve estar se perguntando o que são Cards?

Pois bem, cards são informações que vão aparecendo no recurso Google Now conforme o usuário o utiliza. Aparecem quando a pessoa mais precisa, um bom exemplo é pesquisar sobre um determinado assunto e, da próxima vez, o Google Now aparecerá com Cards com assunto similares, pois estabeleceu uma correlação.

Com toda certeza, um dos cards de maior popularidade é o da previsão do tempo, mas vale destacar alguns outros, que além de muito interessantes, também são realmente úteis. Como é o caso do Card de trânsito que avisa qual a situação atual do trânsito, as rotas mais acessíveis e o tempo estipulado para chegar ao local desejado. Outro Card ótimo é o de lembretes, pois ajuda os desavisados, basta dizer “Ok Google, lembre-me de comprar torta de maça quando passar na padaria”, e na sequência o assistente pessoal mostrará a hora e o local exato para definir quando estiver neste ambiente. O Card aparecerá com o lembrete para lembrá-lo, diga adeus aos esquecimentos indesejáveis.

OK Google Now

“Ok Google”

Como foi dito ao longo do texto, é possível perceber que o recurso Google Now é um verdadeiro assistente pessoal. Por meio dele, é possível fazer diversas perguntas começando com “Ok Google” e em seguida a pergunta intencional, obtendo respostas corretas do assistente pessoal de maneira rápida e prática. Sem falar que diversos Cards aparecem para facilitar o seu dia a dia no decorrer da utilização do recurso, ou seja, quanto maior o número de pesquisas você fizer, mais o Google Now sabe sobre você. O resultado deste processo é a liberação automática de maior quantidade de Cards benéficos para a rotina do usuário.

O aplicativo está disponível para download em:

Download Google Play Download App Store

Comentários