Google Pixel vs. Galaxy S7: A disputa de gigantes pela coroa Android

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
13/10/2016 4.202 visualizações comentarios

Já fazem alguns dias que a Google anunciou oficialmente a sua nova geração de smartphones e, como muitos já especulavam, os aparelhos não vão seguir o nome “Nexus” mas sim Google Pixel e Google Pixel XL.

Com sua nova e poderosa linha, a Google finalmente quer se estabelecer como uma fabricante de smartphones, subindo ao ringue contra a Samsung. Mas como se sairia o Pixel contra o oponente rival Galaxy S7?

Galaxy S7 vs Google Pixel

Google Pixel

  • Sistema operacional: Android 7.1
  • Display: AMOLED de 5 polegadas
  • Resolução: 1920x1080 pixels
  • Densidade: 441 ppi
  • Chipset: Snapdragon 821
  • CPU: quad-core de 2,15 GHz (64 bits)
  • RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 32 GB ou 128 GB
  • Câmera traseira: 12,3 MP com f/2.0 e estabilização de imagens
  • Câmera frontal: 8 MP
  • Bateria: 2.770 mAh com Fast Charge
  • Extras: leitor de impressões digitais, NFC, USB Tipo-C
  • Dimensões: 143,8 x 69,5 x 8,6 mm
  • Peso: 143 gramas

A primeira vista, as especificações técnicas do novo xodó da Google impressionam e demonstram confiança contra seu rival. Vale ainda lembrar que o aparelho não é fabricado pela própria empresa, mas sim por terceiros, neste caso a HTC, como acontecia com a produção da linha Nexus no passado que passou pelas mãos da Motorola, Huawei, entre várias outras. 

Google Pixel

Só que dessa vez a história parece ter sido bem diferente da tradicional e a Google não cedeu liberdade a HTC durante o processo de fabricação, fazendo com que as coisas funcionassem do jeitinho que companhia norte americana queria.

Design

A questão do design é algo muito peculiar e remete diretamente ao gosto particular de uma pessoa. Portando, gostaríamos de não opinar nesse ponto. No entanto, existem algumas diferenças que valem a pena serem mencionadas.

A parte traseira do Samsung Galaxy S7 é completamente feita de vidro. As superfícies de vidro na parte frontal e traseira se curvam em direção às bordas para que o telefone se encaixe ainda melhor sobre a palma da mão.

Já o Google Pixel, no entanto, possui apenas uma superfície de vidro que cobre a terça parte superior das suas costas, incorporando a câmera e o sensor biométrico. O restante é feito em alumínio, golpeando a possibilidade de adicionar o carregamento sem fio.

Traseira Google Pixel

Uma diferença importante entre os dois, é que o Galaxy S7 é impermeável graças a certificação IP68, podendo ser imerso até um metro e meio de água por aproximados 30 minutos. Em contrapartida, o Google Pixel só é resistente à água (IP53), mas, pelo menos, isso significa que você pode andar com ele na chuva sem ter que se preocupar (utilizando o bom senso, é claro).

Tela

5 polegadas contra 5.1 polegadas, Full HD contra Quad HD, AMOLED contra AMOLED: mas afinal, o que isso tudo significa? No papel, o Galaxy S7 ganha em pontos pois conta com a maior densidade de pixels. Mas nada é assim tão fácil como se pensa. Por um lado, você tem que descobrir qual é o display que possui a melhor representação de cores. Por outro, o ângulo de visão também é importante. Ao todo, o S7 oferece excelente experiência de visualização. Já o Google Pixel, no entanto, ainda tem que provar a si mesmo.

Tela Google Pixel vs. Galaxy S7

Considerando o projeto Daydream VR, da Google, seria interessante saber se a tela também seria adequada para dar suporte a tecnologia. Com o Galaxy S7 e sua resolução Quad HD, você encontra o problema de que a matriz de exibição é visível no Gear VR. Para a realidade virtual, não basta apenas densidade de pixels, os sub-pixels tem que ser grandes e seus caixilhos tão estreitos quanto possível. Até agora, o Google não revelou nada a respeito.

Câmera

A câmera não é uma característica importante apenas no setor de high-end. Na comparação entre esses dois grandes nomes do cenário da tecnologia, já temos algumas indicações, especialmente em relação à qualidade já conhecida da câmera do S7.

DxOMark, um site que analisa o potencial das câmeras, testou intensamente o Google Pixel e forneceu algumas imagens comparativas entre os dois dispositivos aqui mencionados.

As imagens mostram que o aparelho da Google oferece excelentes resultados e, pelo menos em um caso, ganha do Galaxy S7: quando em zoom, o Pixel mostra uma parede de tijolos com detalhes mais claros, enquanto o S7 deixa a desejar. Em outras imagens comparativas fica difícil estipular um vencedor. A imagem de uma cadeira não é fotografada a partir da mesma perspectiva. As cores variam muito e o Galaxy S7 parece ser o único a produzir uma imagem melhor.

Comparativo Câmeras Pixel S7

Já na natureza, o S7 captura o verde e seus contrastes com muito mais riqueza em detalhes, enquanto o Pixel mostra o céu mais vívido.

Natureza Comparativo S7 Pixel

Em geral, na sua classificação detalhada, DxOMark chega a conclusão de que o Pixel merecia 89 pontos, enquanto o S7, 88. Uma pequena diferença, mas que pode ser percebida facilmente quando há a necessidade de ampliar as fotos.

Software

Em relação ao software, os dois rivais se diferem um do outro mais do que em qualquer outra área. A Samsung emprega a interface TouchWiz enquanto a Google parte para um Android mais puro, porém, também desenvolveu seu próprio e exclusivo launcher que muda um pouco o visual do tradicional sistema que todos já conhecem.

A interface TouchWiz já recebeu inúmeras críticas no passado devido a sua sobrecarga de aplicativos pré-instalados. Embora a Samsung tenha feito esforços para corrigir a situação, TouchWiz ainda é um pé no freio, mesmo com um hardware tão poderoso. Os antigos smartphones Nexus tinham um software que era capaz de garantir a visualização suave no uso diário. O fato de que o conteúdo da tela atualiza dentro de 17 milissegundos atesta isso. Smartphones Nexus podem fazer isso, já o S7 muitas vezes não. Isso não significa que a exibição do sul-coreano seja irregular, mas tudo indica que o Pixel terá melhor desempenho no dia a dia.

Android 7.1 Nougat Google Pixel

Embora a Samsung responda de forma relativamente rápida com suas atualizações de segurança mensais para o S7, no Nougat a situação é diferente e não são sequer agendadas.

O Google vai fornecer o Pixel com a mais recente versão do seu sistema operacional, dando uma grande vantagem inicial sobre todos os demais concorrentes. Ele atua sob o comando do Android 7.1 Nougat enquanto os demais smartphones provavelmente não vão conseguir essa versão até o início de 2017. Para completar a oferta, o Pixel vem com o exclusivo Google Assistant.

Desempenho

Chipsets fortes podem ser encontrados tanto no Google Pixel como no Galaxy S7. Em termos de poder de computação, o Exynos 8890 do S7 está um pouco a frente, mas o desempenho do gráfico do Snapdragon 821 é provavelmente maior. No uso diário, diferenças notáveis são dificilmente esperadas.

Exynos 8890

O Game Launcher, da Samsung, é realmente interessante para os jogadores, pois permite que o usuário baixe a resolução da tela para jogos. Dessa forma, os jogos não precisam ser calculados em Quad HD, mas sim HD ou Full HD. Esta função não é necessária com tanta urgência no Google Pixel, uma vez que possui menor resolução.

Acessórios

A Samsung tem trabalhado arduamente não apenas em projetos de smartphones, mas também com plataformas de realidade virtual (VR).

Samsung tem dado alta prioridade aos seus produtos de realidade virtual: juntamente com o Oculus, a Sammy desenvolveu o Gear VR. Além disso, o Gear 360 oferece imagens em 360°, que é um complemento perfeito para o óculos de realidade virtual.

Gear 360 Samsung

Com a Daydream, a Google trouxe uma plataforma VR mais aberta. Os óculos Daydream View VR são mais baratos e podem ser compatíveis com outros smartphones no futuro.

O veredito

Pode-se dizer, com total certeza, que o Google Pixel é um fortíssimo concorrente para o S7. Ambos são próximos em diversas características, mas o Pixel acaba por vencê-lo em alguns pequenos detalhes.

O Pixel sai na frente quando se observa que já vem com Android atualizado e, provavelmente, contará com maior desempenho através da nova interface. Já o S7 tem a vantagem do slot microSD e seu design à prova d’água.

Outra grande diferença está no preço. O Galaxy S7 atualmente custa U$ 670, enquanto que para a menor memória interna do Pixel você terá que gastar U$ 649.


Mas e aí, qual deles você prefere? Tem algum ponto que deixamos passar batido e gostaria de citar? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo!

Fonte(s): Google, Samsung e AndroidPit.

Gostou do produto? Aproveite!

Samsung Galaxy S7 Preto

Comentários