Smart Reply: Inteligência Artificial é a nova aposta do Google

Imagem do autor Marilei Pessatti
Marilei Pessatti
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
05/11/2015 1.469 visualizações comentarios

Você sabe o que são redes neurais artificiais? O cérebro humano tem bilhões de neurônios em funcionamento e o funcionamento desses neurônios inspirou pesquisadores a desenvolverem o conceito de neurônio artificial, que através de processadores define sua programação por meio da análise de dados de entrada e saída. De modo bem resumido, a ligação de vários destes neurônios artificiais forma uma rede neural artificial, com reações semelhantes ao cérebro humano e capaz de aprender com cada processamento e análise realizado.

Smart Reply: Inteligência Artificial é a nova aposta do Google

O funcionamento das redes neurais artificiais é bastante complexo, mas a tecnologia de inteligencia artificial oriunda desse conceito - cada vez mais presente no nosso dia a dia - está reinventando rapidamente uma ampla gama de serviços digitais. Prova disso é novo investimento do Google, o Smart Reply, um recurso para o Inbox que utiliza redes neurais artificiais para responder mensagens do Gmail para você.

SmartReply

O recurso de resposta inteligente usa duas redes neurais, uma para ler e entender o que está sendo dito no e-mail e outra para sugerir respostas adequadas para a mensagem. Inicialmente o app oferece três pequenas respostas simples e curtas, algo entre três e seis palavras que podem ser enviadas com apenas dois toques, e ainda permite edições necessárias.

SmartReply1

Alex Gawley, diretor de gerenciamento de produtos do Google afirma que o sistema já pode gerar cerca de 20 mil respostas diferentes, e que ele ficará mais esperto conforme for sendo utilizado. A ideia é facilitar a vida dos usuários, diminuindo o tempo utilizado para responder os contatos pelo celular. Além das respostas preconcebidas e editáveis, a funcionalidade ainda agiliza e acelera o processo em e-mails que demandam mais complexidade de resposta. O Google ainda garantiu a privacidade dos usuários informando nenhum pesquisador lerá qualquer mensagem dos usuários, apenas “a máquina” terá acesso aos e-mails.

Inglês nativo, o Smart Reply não deve demorar a “falar” outras línguas. Confira para Android e IOS.

Fonte(s): Wired e Gmail Blog.

Comentários