Galaxy J5 Prime: O intermediário que vai valer a pena

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
19/05/2017 5.399 visualizações comentarios

Lançado no último trimestre do ano passado, juntamente com os renomadíssimos J2 Prime e J7 Prime, o J5 Prime finalmente parece ter achado motivos o suficiente para iniciar sua comercialização em território tupiniquim, apimentando, e muito, o mercado de intermediários. Já nós, usuários, ganhamos um belo motivo, principalmente financeiro, para trocar de smartphone. Vamos conhecê-lo!

j5 prime

Conheça o J5 Prime

Em termos visuais, seu resultado é uma verdadeira união entre a linha Galaxy S e Galaxy J, pois mescla elementos medianos aos de elite, garantindo seu belo e, em certas partes, convencional visual. Apresenta acabamento em metal escovado e possui uma espessura bem baixa de 0.81 milímetros, que agrada tanto aos olhos, como, principalmente, as mãos durante seu uso. Se tratando de cores, o aparelho vem disponível nas mesmas opções que seu irmão mais velho, sendo elas: preto, ouro e a dourado, que, na verdade, de dourado tem somente a traseira, mantendo a parte frontal do dispositivo em branco para maior destaque visual.

Tela

Tela Galaxy J5 Prime

Logo de cara encontramos a bela e modesta tela PLS TFT LCD de 5 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels (HD), que garante conteúdos com melhor definição e presença de detalhes. Olhar através dela é uma experiência bastante agradável que, em parte, é proporcionada por sua moldura lateral mais fina, resultando em uma sensação de tela maior ao usuário.

Câmera

Para os amantes da fotografia, saibam que este dispositivo será uma excelente opção de compra, pois apresenta um ótimo conjunto de câmeras por um preço bastante acessível.

Começando pela parte da frente, na câmera frontal, encontramos potência de 5 megapixels que, somada a abertura ƒ/2.2 e o foco automático, é capaz de promover bons resultados tanto a noite, como, principalmente, durante o dia. E se você tinha a esperança de ver o flash LED por aqui, infelizmente isso não vai acontecer, ao menos não até que a geração 2017 da linha “J” seja lançada. Outro destaque desta câmera é a função de selfie ampliada, denominada Wide Selfie, responsável por aumentar o ângulo de atuação para que ainda mais pessoas e conteúdos sejam registrados em um único clique.

Câmera J5 Prime

Já na parte de trás, na câmera principal, a potência é de sobra e digna de um top de linha. Ao todo, são 13MP e uma abertura ainda mais avantajada de ƒ/1.9, permitindo que uma quantidade ainda maior de luz seja captada através do obturador, trazendo resultados mais nítidos e claros. Conta, também, com capacidade para efetuar gravações em até 1920 x 1080p, a excelente resolução Full HD, à 30 quadros por segundo.

Desempenho

Se tratando de um intermediário, suas especificações são de bastante agrado, principalmente no quesito desempenho. Para isso, apresenta chipset Exynos 7570, CPU Cortex-A53 quad-core com frequência de até 1.4 GHz e memória RAM de 2GB. Todo esse conjunto em ação é o responsável por dar fluidez e velocidade ao smartphone, garantindo transições mais suaves na interface e ampla capacidade multitarefas. Perfeito para quem exige muito e não possui o cacife necessário para partir aos tops de linha. Além disso, atua sob o comando do Android 6.0.1 Marshmallow.

Ainda na parte de desempenho, encontramos o recurso Smart Manager, um aplicativo que atua como scanner e otimizador do dispositivo, um verdadeiro achado. Com ele é possível que o usuário acompanhe os 4 principais itens que compõem a totalidade do aparelho, sendo: bateria, armazenamento, memória RAM e segurança. Ao selecionar um destes, você é levado a uma nova sessão onde terá as possibilidades necessárias para ajustar a atuação do aparelho dentro de cada área em específico.

Smart Manager Samsung

Clicando em bateria, por exemplo, é possível definir a prioridade de cada aplicativo entre: “Sempre Otimizado”, “Otimizado Automaticamente” ou “Desativar Otimização”. Deste modo você tem um controle maior sobre onde e como a bateria do seu dispositivo está sendo aplicada, podendo gerenciar os aplicativos em execução para que sua duração estabeleça níveis ainda maiores.

Segurança

Sensor Impressão J5 Prime

E já que citamos segurança, saiba que o J5 Prime SM-G570M vem acompanhado do sensor de impressão digital para que o acesso seja único e facilitado. Com este recurso, além da garantia reforçada contra invasão, o usuário também tem agilidade, uma vez que o sensor leva pouco menos de 1 segundo para efetuar a leitura e confirmação da digital proprietária. Apesar de incrível, o recurso já está se tornando bastante popular, passando de tendência a exigência.

Bateria

Mesmo contando com um gerenciador e otimizador de processos, é mais do que necessário contar com a tranquilidade de possuir uma bateria de alta capacidade que nos proporcione, ao menos, um dia inteiro de duração. No Galaxy J5 Prime este valor é de 2.400 mAh, algo bastante satisfatório. Em situações de emergência, o usuário poderá ativar o modo de economia de energia Ultra power Saving, que desliga todos os aplicativos em segundo plano para salvaguardar a bateria restante para os momentos ditos essenciais.

Bateria J5 Prime

Preço e Lançamento

Em resumo, ele é um dispositivo realmente bom e de grande agrado que tem tudo para ser, mesmo atrasado, um dos maiores sucessos de venda da sul-coreana em território brasileiro. Sua vinda está para acontecer ainda neste mês, mas nada oficialmente confirmado até então, exceto por, somente agora, se encontrar disponível no próprio site da fabricante, indicando que sua comercialização está próxima de ocorrer. Já o valor não deverá assustar. Mesmo carregado com todos estes recursos, seu preço deverá ser abaixo dos R$ 899,90 - ao menos é isso o que esperamos.

Galaxy J5 Prime ou J5 2016?

E para você que quer comprar, mas está em dúvidas entre o J5 2016 e o J5 Prime, saiba que, apesar de carregarem, em parte, o mesmo nome, ambos possuem diferentes características, assim como datas de fabricação. Deste modo, aquele que apresenta os processos de desenvolvimento mais atuais é, teoricamente, melhor. Partindo deste ponto, a linha Prime já larga com um pé na frente.

Sendo bem breve, a tela da versão Prime é 0.20 polegadas menor, o que, para muitos, pode não fazer diferença, já a tecnologia Super AMOLED, presente no 2016, faz. Na bateria, a versão 2016 leva a batalha com 0.700 mAh a mais de capacidade, uma diferença bastante notável. Se tratando de desempenho, o Prime confirma seu favoritismo ao lado de componentes mais atuais e velozes, abrindo uma pequena vantagem que fica ainda mais evidente na hora de jogar ou realizar aplicações de grande porte. Na parte de segurança, o sensor biométrico marca presença somente no Prime, mantendo o 2016 com os convencionais padrões de senhas numéricas ou desenhos-chaves.Nos demais atributos, os dois parecem irmãos, exceto por uns detalhezinhos aqui e ali.

Comparação J5 Prime vs. J5 2016

Mas, o que realmente importa é que ambos os aparelhos cumprem com o que prometem: oferecer excelentes recursos por um preço bastante acessível. Portanto, não importa qual aparelho você ou seu orçamento prefere, o que importa é sentir satisfação, e nisso ambos os aparelhos são excelentes!

Assim que disponível, o Samsung Galaxy J5 Prime SM-G570M fará parte do portfólio de vendas da Cissa Magazine. Fique ligado! 😜✌

Fonte(s): SamsungGSM Arena e Google.

Gostou do produto? Aproveite!

smartphone samsung galaxy j5 prime 4g g570m dourado principal

Comentários