Kirin 950 Huawei, o que esperar do SoC que promete o melhor desempenho do mercado?

Imagem do autor Marilei Pessatti
Marilei Pessatti
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
09/11/2015 1.052 visualizações comentarios

Depois de muitas conversas e especulações, a Huawei finalmente lançou o Kirin 950, que já figura entre as primeiras colocações no ranking de potência quando o assunto é processador.

Alcançando uma excelente pontuação de 82.945 no AnTuTu, o SoC¹ Huawei veio para concorrer de igual para igual com os chips mais potentes do mercado, levando em consideração que o melhor benchmark é do chip Tegra X1 com 74,977 e que há apenas um teste não confirmado onde o Snapdragon 820 pontuou 83,774. Uma verdadeira batalha de gigantes onde temos além do Kirin (Huawei), o Snapdragon (Qualcomm), o Exynos (Samsung), o AX (Apple), o Atom (Intel), o MT (MediaTek) e o Tegra (NVIDIA).

A Huawei garante!

Huawei Smartphone Kirin 950

A fabricante chinesa promete desempenho bruto superior excelente com o chip octa-core de 64 bits que traz oito núcleos com arquitetura ARM big.LITTLE, sendo quatro rápidos Cortex-A72 de velocidade 2.3 GHz e quatro núcleos Cortex-A53 de velocidade 1.8 GHz.

O comando do processamento gráfico fica com um GPU Mali-T880MP4, top de linha, o som é de responsabilidade de um coprocessador de áudio Tensilica Hi-Fi 4 DSP, enquanto a memória é Dual-Channel LPDDR4 RAM. Há ainda suporte para câmeras de até 42 megapixels e uma expectativa de velocidades de download de 300Mbps e de upload de 50 Mbps com um Modem LTE Cat. 6.

SoC Huawei Kirin 950

A Huawei acena que a interface renderiza constantemente a 60fps, aumentando a fluidez, e garante que o desempenho é 40% maior que o antecessor Kirin 930, enquanto o consumo de energia fica 60% menor, alcançando horas adicionais de uso normal em 2 dias de autonomia, graças ao processo de fabricação de 16 nanômetros.

Vale ressaltar...

Mate 8 Huawei Kirin 950

O Mate 8, com lançamento previsto ainda para esse mês, deve ser o primeiro dispositivo a ostentar o Kirin 950 e limitado ao mercado asiático. Mas como lá, a Huawei briga smartphone a smartphone com a Xiaomi pela primeira colocação em vendas, e já sendo a segunda maior marca Android na Europa, eu não perderia as esperanças de que em breve a chinesa volte seus olhos pra cá!

Fonte(s): Slash GearEngadget e Android Authority.


¹ System-on-a-Chip (SoC) é a designação de um circuito integrado em uma única peça física. Contempla processador, vários tipos de memória, GPU (gráficos) e diversos padrões de conectividade (Wi-Fi, GPS, Bluetooth).

Comentários