Lumia 650: profissional que é para todos

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
15/02/2016 3.507 visualizações comentarios

Depois de comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia pela bagatela de R$ 11,7 bilhões, a Microsoft se empenhou em trazer seus grandes lançamentos ao público um pouco mais seleto que utiliza Windows Phone. Primeiramente apresenta o que seriam seus tops de linha, Lumia 950 e também 950 XL com telas e câmeras de tirar o fôlego de qualquer espírito criativo do mundo.

Agora a Microsoft parece voltar um pouco em sua linha de produção ao trazer um smartphone considerado de entrada em terras norte-americanas, mas que aqui nós poderíamos muito bem passar por intermediário. É o novíssimo Microsoft Lumia 650 que vem com especificações um pouco mais tímidas mas nem por isso inglórias.

Lumia 650

Muito do dispositivo não está  diretamente relacionado com o dispositivo em si mas sim com o que é possível fazer com ele, e com o Lumia 650 muita coisa pode ser feita. Ele é um smartphone que não traz as últimas configurações do mercado em todos os aspectos, porém, consegue mesmo assim trazer muita modernidade e valor agregado.

O design dele possui um toque de modernidade e seriedade que já é esperado quando se olha para o irmão mais velho deste aparelho. Vem em cores sólidas, perfil mais retilíneo e nada de chamar muita atenção com cores extravagantes. Ele se apresenta em um primeiro momento nas cores Branco e Preto, com a tela de bloqueio do Windows 10 Mobile também em um azul que não assusta.

Smartphone Lumia 650

A empresa está fazendo o marketing do aparelho em cima de suas capacidades profissionais antes de mais nada. Faz dele um candidato bem convincente a ser o smartphone de trabalho para muitas pessoas, principalmente por conectar-se de forma imperceptível com as mais diversas tecnologias da Microsoft, como Office 360, Skype, One Drive, etc.

Principais características do Lumia 650

Tela 5”: Considerada por muitos como sendo o tamanho perfeito para smartphones modernos, não chega a ser grande demais e permite entretenimento e produtividade mesmo assim. Sua resolução é HD (1280 x 720 pixels) e a densidade é de 297 ppi. Um tanto inusitada é a tecnologia da tela, que agora é AMOLED. Também é capacitiva multitoque e conta com resistência Gorilla Glass 3.

Tela Lumia 650

Câmera principal 8MP / Câmera frontal 5MP: Nada a declarar quanto às excelentes câmeras que a Microsoft (Nokia?) sempre utilizou em seus aparelhos, quase que independente de faixa de preço. A principal de 8MP possui LED, exposição e balanço de branco manuais para quem é aventureiro, Geotagging, etc. Já a frontal de 5MP é uma grande angular que dispensa comentários, é extremamente provocativa nas selfies e ainda faz chamadas de vídeo em HD720.

Memória RAM 1GB / Memória Interna 16GB: É bem sabido já que o sistema da Microsoft está entre os mais leves e por isso não é justo comparar a RAM em seu sistema com um Android, Windows 10 Mobile vai ser fluido quase sempre, ponto. Com 1GB de RAM ainda, não há com o que se preocupar. Já os 16GB de memória interna tem gente que enche de músicas, vídeos e outros arquivos relativamente rápido, principalmente na Era WhatsAppica /uótsÉpica/, mas a mesma é expansível para até além do horizonte, com cartões SD de até 200GB.

Processador Snapdragon 212 /Bateria: 2000 mAh: O Snapdragon 212 é uma mega atualização de um processador renomado, sendo Quad Core a 1300MHz com suporte a NFC, rede 4G, carregamento rápido e tudo mais. Mas ainda assim mantém seu perfil de baixo consumo de energia para que você não tenha um smartphone maravilhoso sem bateria, o que por sua vez é: nada. A bateria de 2000mAh para estes fins é muito mais do que suficiente, assim você não fica na mão.

Nem tudo são flores

Enquanto tem muita gente apaixonada pelo design deste novo basicão da Microsoft, por sua borda de alumínio anodizado, a linda janelinha ensolarada da Microsoft na tela de bloqueio, a presença de NFC para pagamentos e 4G para navegar voar na internet, também há os que não apostam mais nada na Microsoft como fabricante de aparelhos móveis, pelo menos não mantendo seu sistema Windows.

Microsoft Lumia 650

Rumores ainda dizem que este seria o último suspiro da empresa em sua [curta] caminhada pelo vale dos smartphones, e que estaria focando esforços e recursos para a área do Surface.

Você compraria o aparelho da Microsoft mesmo que os 200 dólares fossem diretamente convertidos para 800 reais ou nem mesmo assim? E qual é o futuro da empresa? Condenada ao mundo dos PCs vs. Foi só uma fase ruim.

Comentários