Conheça o melhor smartphone de 2015

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
29/12/2015 2.049 visualizações comentarios

Que ano, não é mesmo?! 2015 voou e durante seus 365 dias vimos as grandes empresas do setor tecnológico realizaram grandes feitos – e outros nem tanto – na tentativa de capturar mais adeptos a marca e a seus dispositivos.

Entre as diversas novidades que apareceram no decorrer deste ano, algumas apresentaram vantagens e por este motivo criamos esta matéria, para citar não só o melhor smartphone de 2015, mas também reconhecer os demais smartphones, aplicativos e wearables que têm ajudado a expandir o setor de telefonia móvel.

Melhor Smartphone 2015

Para escolher os vencedores foi necessário ouvir diversas opiniões para chegar até eles. Além do vencedor de cada sessão, você encontrará, ora ou outra, outras duas menções honrosas, ou seja, dispositivos que tiveram grande destaque mas que não chegaram a primeira colocação.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Conheça o melhor smartphone de 2015

Foram selecionados 6 smartphones de grande destaque de seis diferentes marcas para realizar a comparação. Depois de muito debate e testes, qual smartphone sobressaiu dos demais?

Os indicados:

E o vencedor é: Samsung Galaxy Note 5

Note 5

O Note 5 tem uma performance muito consistente e se sobressai em quase todas as características. Destaque para sua câmera e as otimizações feitas sobre o seu capô, que o deixaram muito mais fluido e intuitivo. Sua estética é fantástica, com curvas precisas não só para os olhos, como, principalmente, para as mãos durante o uso. Sua tela possui resolução Quad HD. Já sua memória RAM atinge 4GB para dar folga e fluidez aos seus processos. Caneta S Pen incrível que auxilia em diversos trabalhos do dia a dia.

Menção Honrosa: Nexus 6P

O Nexus 6P bateu diversos dispositivos para chegar até aqui e é mais do que merecida tal menção. A Huawei, juntamente com a Google, fez um excelente trabalho no projeto deste dispositivo, trazendo metal em sua estrutura, sensor de impressão digital e o cobiçado Android 6.0 Marshmallow sobre o seu capô.

Menção Honrosa: BlackBerry Priv

Logo antes de ser lançado, esse mesmo aparelho citado aqui era motivo de deboche e certamente não era de se imaginar que o mesmo viria a ser um dos smartphones mais requisitados do ano.

O melhor smartphone intermediário de 2015

A cerca de um ano atrás, o que levava um smartphone a categoria de mid-range era oferecer alguns bons recursos e, principalmente, ter o preço baixo e acessível. Neste ano pudemos observar sua evolução e ver que mesmo sendo considerado “intermediário”, os smartphones desta categoria possuem atributos suficientes para serem considerados flagship, emblemáticos. Vamos aos indicados:

O vencedor é: Nexus 5X

Nexus 5X

De forma unânime, o Nexus 5X é o número um desta categoria. O smartphone traz características premium, como o sensor de impressão digital Nexus Imprint e o mais recente sistema operacional da Google, Android 6.0 Marshmallow. Fabricado pela LG, o 5X visa proporcionar tecnologia de ponta de modo que não venha pesar no seu bolso.

Sua construção é sólida e de ótima qualidade. Seu desempenho é fenomenal e concorre facilmente contra nomes ainda maiores. Sensor de impressão digital preciso e ágil. Fantástica experiência com a câmera.

Menção Honrosa: OnePlus X

O OnePlus X tinha de tudo para estar como o melhor, pois possui características fantásticas, mas algumas delas já começaram a mostrar sua idade, como o processador Snapdragon 801, que deixou muito a desejar e acabou ficando para trás. Mas fora alguns detalhes, sua bateria impressiona, juntamente com sua tela AMOLED que facilmente é ajustada de acordo com a luminosidade do ambiente.

Menção Honrosa: Moto X Play

A Motorola não apresentou apenas um, mas sim quatro dispositivos este anos e todos com qualidades únicas que levaram ambos ao sucesso, mas não ao nosso primeiro lugar. O objetivo da marca perante esse smartphone era trazer preço acessível juntamente a um dispositivo simples e funcional. Conta com resolução de tela Full HD, câmera de excelente qualidade e uma bateria que suporta um dia inteiro de uso incessante.

O smartphone com o melhor custo-benefício de 2015

Qual o melhor smartphone para se comprar quando se tem uma quantia limitada para investir? Sabemos que o ano de 2015 não foi muito fácil para a economia brasileira e o valor que era pago por smartphones sofreu um grande “baque” devido ao aumento do dólar e da inflação. Por este motivo, o ticket médio para a pesquisa desta categoria foi de R$1.200,00 - com base no preço atual à vista (boleto) praticado pela Cissa Magazine.

Os indicados foram:

E o vencedor é: Asus Zenfone 2

Zenfone 2

Quando se tem uma quantia limitada para investir no seu novo smartphone, não há lugar melhor para começar procurando do que na Asus. O Asus Zenfone 2 é um excelente smartphone e traz especificações técnicas impressionantes, como a tela de 5.5 polegadas com exibição Full HD, 3.000 mAh de bateria, 4GB de memória RAM – sendo ele o primeiro a vir com tal valor -, câmera traseira de 13MP, processador de 64 bits Intel Atom Z3580 e Android 5.1 Lollipop. Quase de forma unânime, ele é o nosso primeiro colocado.

Menção Honrosa: Moto G 3ª Geração

Assim como nas versões anteriores, o Moto G 3ª Geração continua sendo impressionante e oferecendo especificações realmente interessantes e poderosas, como sua resistência à água IPX7. Você ainda tem a possibilidade de comprá-lo com suas cores favoritas através do Moto Creator por um preço justo. O que o fez ficar fora do pódio foi sua câmera que se torna desprezível em ambientes mais escuros e de baixa iluminação.

Menção Honrosa: Galaxy J7

A linha J, da Samsung, foi uma das primeiras a incrementar o flash frontal e proporcionar selfies de grande qualidade. Antes disso a câmera frontal era vista como secundária, portanto, sem grande importância. Após seu lançamento, diversas marcas trouxeram ao mercado dispositivos com flash e demais recursos que antes eram exclusividade da câmera traseira. O dispositivo possui diversas falhas, está longe da perfeição, mas revolucionou o mercado e também traz especificações dignas, como rede 4G, tela de 5.5 polegadas, processador octa-core, câmera de 13MP, entre diversas outras características.

O melhor Wearable de 2015 (Smartwatch)

Saindo da linha de smartphones e indo diretamente para outra gama de dispositivos inteligentes, chegou a vez dos smartwatches. Qual será o melhor dispositivo do ano? Bom, não são muitas opções para analisar, mas nem por isso fica mais fácil e sim mais difícil, pois são pequenos detalhes que levarão o escolhido ao primeiro lugar.

Os indicados são:

O vencedor é: Samsung Gear S2

Gear S2

Desde o primeiro Galaxy Gear, a Samsung lançou um total de 7 smartwatches, mas o S2 foi o primeiro perante todos que se destacou. Sua nova moldura, ainda mais parecida com um relógio convencional, destaca e combina com a interface Tizen que foi totalmente personalizada para oferecer uma nova e inigualável experiência ao usuário.

Menção Honrosa: Huawei Watch

Levou um belo e longo tempo para que chegasse ao mercado, mas pelo visto valeu a pena a espera. Com ele o usuário desfruta de um verdadeiro relógio clássico, oferecendo curvas elegantes, estilo intemporal e com escolha de acabamentos para todos os gostos. Sua bateria dura por um bom tempo e a exibição de seus conteúdos é destaque. O que faz dele estar fora da primeira colocação é o fato de ser um dos dispositivos Android Wear mais caros no mercado, estando bem longe de qualquer preço considerado acessível.

Menção Honrosa: Moto 360 2ª Geração

Como fazer para tornar um dos wearables de maior sucesso do ano passado ainda melhor? Esse foi o desafio da Motorola frente ao Moto 360 2ª Geração e que pelo visto deu muito certo. Suas pulseiras são facilmente substituíveis e seu design é majestoso, impressionando a todos. Alguns pequenos defeitos o deixaram longe da primeira colocação, mas não o suficiente para ser esquecido.

O smartphone com a melhor inovação de 2015

De vez em quando temos o privilégio de acompanhar o lançamento de dispositivos que prometem trazer algo inovador que realmente nos despertam a sensação de desejo e "querer experimentar". Por este motivo, trazemos até vocês o smartphone com a melhor inovação de 2015, pois é algo essencial nos dias atuais. Queremos novidades, queremos algo mais e isso deve ser constante e ininterrupto.

Os dispositivos indicados para a premiação, são:

  • Sony Xperia Z5 Premium e sua tela de 4K;
  • Huawei Honor 7 / Mate S com sensor de impressão digital de um toque com gestos;
  • Galaxy S6 Edge / Edge+ com sua borda de exibição;
  • LG V10 com sua segunda tela e áudio de 32bits HiFi;
  • BlackBerry Priv com a exibição de borda dupla e teclado físico.

E o vencedor é: Galaxy S6 Edge / Edge+

S6 Edge

Ter curvas por si só não é algo tão inovador assim - inclusive outros smartphones já apresentaram essa característica anteriormente -, mas a Samsung conseguiu provar que elas poderiam ser úteis. A tela curva não é perfeita, mas possui seu espaço no mercado – grande por sinal. Dessa maneira, a BlackBerry também investiu no ramo de telas curvas em seu atual smartphone, o Priv, mostrando que podem ser funcionais e muito elegantes. É por esse motivo que essa inovação ocupou o primeiro lugar, pelo fato de ter trago inovação, novas possibilidades de uso, rompendo um antigo padrão e dando novos horizontes ao setor de tecnologia móvel.

O melhor aplicativo de 2015

Não é apenas o hardware que faz da tecnologia móvel incrível, mas também os softwares que estão por trás de tudo, permitindo experiências fantásticas ao lado do seu smartphone. Aqui você vai encontrar os principais apps do ano que nos permitem avançar com nosso smartphone em termos de experiência.

Os indicados são:

  • Adobe Collection: (Lightroom mobile, Capture CC, Shape CC, Brush CC, Color CC, Photoshop Mix, Illustrator Draw);
  • Kodi;
  • Periscope;
  • YouTube Collection;
  • Google Photos;
  • Apple Music;
  • Cortana;
  • Khan Academy;
  • Microsoft Word / Excel / PowerPoint;

E o vencedor é: Adobe Collection

Adobe Collection

O motivo é claro, a Adobe possui uma coleção gigantesca de aplicativos úteis para o nosso dia a dia, em especial no trabalho. Existem inúmeros aplicativos que efetuam as mesmas ações, mas a qualidade é fator crucial quando pretendemos recomendar algo. Seja qual for o software Adobe que você utilize, é fácil ter segurança no seu manuseio, pois sabemos que se trata de um programa de classe e com um nome poderoso presente no mercado mundial.

O que vem de inovador em 2016?

Apesar de 2015 ter sido incrível, a expectativa é de que o setor tecnológico não perca o rumo e se mantenha em constante evolução, trazendo novidades que possam sempre facilitar e tornar nossa rotina mais prazerosa e fácil.

Mas e você, o que espera da tecnologia futura presente nos dispositivos móveis? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça de dizer o que achou a respeito dos vencedores e se os mesmos foram dignos de ocupar essa posição. 

Comentários