Os 10 melhores Aplicativos para Editar Fotos no iPhone

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
17/04/2018 77.053 visualizações comentarios

É inegável o fato de que os renomados smartphones da Apple sejam um dos melhores dispositivos para tirar fotos, resultado em detalhes incríveis que nem mesmo muitas das câmeras profissionais são capazes de atingir.

Porém, mesmo com o melhor hardware de câmera do mundo se torna impossível tirar boas fotos sempre, pois um mínimo detalhe já é o suficiente para condenar ou tirar a qualidade que você tanto almejava, como luz ambiente errada ou uma simples detalhe na inclinação.

É diante de cenários assim que os aplicativos de edição de fotos são vistos como uma poderosa carta na manga, pois são capazes de realizar as correções e os ajustes milimétricos que necessitamos, sem ter o exigente trabalho de tirar novas fotos - afinal de contas, se você chegou quase lá, é mais válido tentar salvar o trabalho do que começá-lo do zero.

Smartphones Melhores Câmeras

A seguir, você conhecerá os melhores aplicativos para editar fotos no iPhone, acrescentando um verdadeiro arsenal de possibilidades para que dê a todos seus registros qualidades e efeitos profissionais que você sempre buscou.

Melhores Aplicativos para Editar Fotos no iPhone

10. Snapseed

Snapseed

Ícone App Store

Editor de fotos completo, desde aprimoramentos de imagens à correções:

  • Exposição, cor e ajustes de nitidez;
  • Cortar, girar, endireitar, corrigir a perspectiva;
  • Ajustes seletivos, pincéis, ferramentas de curva;
  • Vinheta, filtros, HDR, preto e branco;
  • Quadros e textos;
  • Edição JPEG e RAW.

O Snapseed é um dos aplicativos de edição de fotos mais populares para iPhone por boas razões. Tudo começa pela interface, que é extremamente simples de usar e totalmente intuitiva, ao mesmo tempo que oferece poderosas coleções de ferramentas e recursos.

Neste aplicativo você tem todas as técnicas básicas de processamento de fotos, as quais incluem exposição, cor, nitidez, corte e alisamento. Também oferece recursos avançados de edição, como ajustes seletivos e uma ferramenta de cura para remoção de objetos indesejados.

Lógico, além disso tudo, há também uma grande seleção de filtros para que converta suas fotos em preto-e-branco, aplique texturas, adicione efeitos de desfoque e melhore o clima das suas imagens.

Se você é novo na fotografia e principalmente no mundo dos aplicativos de edição de imagens, o Snapseed deve ser o primeiro a ser baixado e utilizado.

9. VSCO

VSCO App iPhone

Ícone App Store

Predefinições de filtros elegantes e grande arsenal à disposição com incontáveis ferramentas para ajuste de imagens:

  • Predefinições bonitas e sutis com um simples toque;
  • Opacidade do filtro ajustável;
  • Ampla variedade de predefinições disponíveis para download;
  • Ferramenta de ajuste de imagem para exposição, cor e outras melhorias significativas;
  • Câmera integrada e plataforma para compartilhamento de fotos.

VSCO, pronunciado “visco”, é mais um dos aplicativos para editar fotos que possui grande renome e popularidade entre os usuários do iOS. Embora conte com aplicativo de câmera e uma plataforma dedicada, é muito mais utilizado como complemento de edição do que uma rede social propriamente dita.

Talvez isso se dê graças a sua rica coleção de filtros e ferramentas de edição, que além de complexas e excelentes na sua finalidade, ainda por cima são fáceis de usar e não exigem conhecimento avançado na área de edição ou fotos.

Ao contrário de outros grandes aplicativos, os filtros do VSCO são projetados para emular efeitos cinematográficos, clássicos e modernos, deixando de lado a extravagância. Muitos deles apresentam um efeito visual suave e ligeiramente desbotado, o qual se tornou muito popular no Instagram.

Além disso, você pode definir a opacidade do filtro, podendo deixar o efeito mais suave ou impactante no final das contas. Você decide, em detalhes.

8. Filerstorm Neue

FilterStorm Neue

Ícone App Store

Editor de fotos poderoso para quem já é experiente na área da fotografia:

  • Ferramenta de mascaramento para edição seletiva;
  • Ferramentas avançadas, como curvas, níveis, mapas de tons e mixador de canais;
  • Ferramenta Clone para remover ou substituir objetos;
  • Ajuste de cor, iluminação, nitidez, redução de ruído, etc;
  • Filtros predefinidos ajustáveis.

Não dá de ter o mesmo poder de edição que desktop são capazes de conceder. Em comparação, o Filterstorm Neue oferece um controle próximo aos softwares mais renomados, como Lightroom e Photoshop, mas em um formato compatível com os dispositivos e demandas móveis.

Além de todas as ferramentas típicas de edição de fotos para ajustar cores, exposição, entre várias outras, você também encontra uma das melhores implementações já feitas para editores de fotos portáteis, que é o controle “Curves”, que permite o ajuste milimétrico de brilho e contraste.

Outro recurso que realmente diferencia o Filestorm Neue dos demais é que você tem a capacidade de aplicar ajustes seletivos através de várias ferramentas, os quais incluem o poderoso pincel de máscara, bem como filtros gradientes radiais e lineares.

Para você que quer ir além da edição básica e de ajustes convencionais, este aplicativo é o complemento perfeito para andar lado a lado com seu smartphone iPhone.

7. Enlight

Enlight Editor de Fotos

Ícone App Store

Editor de fotos para iPhone completo, com ferramentas criativas e artísticas que lhe conferem inúmeras possibilidades:

  • Controle seletivo sobre exposição, cor e detalhes;
  • Opção de mascaramento embutido em todas as ferramentas para que possa combinar efeitos com mais precisão e, consequentemente, perfeição;
  • Cortar, girar, endireitar, corrigir a perspectiva;
  • Filtros, gradientes de dois tons, vazamentos de luz, vinhetas;
  • Efeitos preto-e-branco, pintura e esboço;
  • Ferramenta clone para remover defeitos indesejados;
  • Exposição-dupla, tilt-shift, montagem de fotos;
  • Ferramentas de desenho, texto, bordas e quadros;
  • Correção inteligente de foto.

O aplicativo Enlight tem uma vasta e extensa coleção de ferramentas que partem desde os recursos mais básicos, aos mais sofisticados e avançados, dando ao usuário potencial necessário para dar asas à criatividade e deixá-la florir.

A ferramenta Máscara permite que aplique efeitos a partes específicas da imagem, deixando todo o restante intacto e sem alterações.

Diante de tantos recursos, o usuário pode encontrar certa dificuldade em sua utilização até pegar o jeito e entendê-lo completamente. Mas mesmo assim, cada ferramenta é muito intuitiva, assim como seu uso. Além disso, oferece um dos melhores suportes já vistos em editores, garantindo que a ajuda esteja sempre ao alcance.

Melhores Celulares Anúncio

6. Mextures

Mextures Aplicativo iTunes

Ícone App Store

Aplique texturas, grãos e vazamentos de luz para edições muito criativas:

  • Grãos, texturas e efeitos vintages;
  • Vazamentos de luz analógicos e belos gradientes;
  • Possibilidade de criar efeitos e edições em camadas, como editores avançados;
  • Ajustar imagens com opções manuais ou já predefinidas;
  • Salvar e compartilhar, além de permitir que importe novos efeitos e ferramentas de edição.

Cedo ou tarde, quem mexe com edição de fotos sempre busca novidades e você vai querer experimentar aplicar novas texturas e outros efeitos criativos nas fotos registradas pelo seu iPhone.

Embora existam muitos aplicativos disponíveis, o mais frequentemente mencionado e recomendado por artistas móveis é o Mextures.

Ele não oferece somente uma ampla gama de texturas, grãos e vazamentos de luz, mas cada um deles é total e precisamente ajustável e você pode combinar quantas quiser graças ao seu recurso de camadas.

Pode levar um tempo até que você aprenda a mexer e a aproveitar ao máximo suas capacidades, que não são poucas. Porém, para auxiliar nos primeiros passos existem os ajustes já pré-definidos que garantem novos efeitos visuais e facilidade sem precedentes.

5. TouchRetouch

TouchRetouch Editar Fotos iPhone

Ícone App Store

Remova manchas e objetos indesejados de suas fotos:

  • Ferramenta de laço ou pincel para selecionar o objeto que deseja remover;
  • Substitui automaticamente sua seleção por pixels adjacentes;
  • Perfeito para remover manchas de poeira e objetos poluindo o céu;
  • Remova pessoas ou outros objetos que poluem e carregam a cena;
  • Retocar expressões removendo manchas e rugas;
  • Duplicar objetos com a ferramenta clone.

Com o avanço da tecnologia, o que antes só era possível ao lado dos renomados softwares de computadores, agora, é possível ao lado de aplicativos leves e compactos que cabem na palma da mão.

Retirar elementos indesejados e até mesmo pessoas, por exemplo, só se torna possível ao lado de apps como o TouchRetouch, que foi feito exclusivamente para isso, mas de modo simples e completamente conveniente, para que tenha os melhores resultados, com o menor tempo gasto.

A remoção de objetos mais complexos pode levá-lo a uma sequência de acertos e falhas até que atinja o objetivo considerado perfeito. É questão de pouco tempo até que pegue seu jeito e manhas.

4. SKRWT

SKRWT

Ícone App Store

Endireite linhas convergentes ao corrigir a distorção da perspectiva e da lente:

  • Corrigir distorção de perspectiva horizontal e vertical;
  • Endireitar linhas convergentes (excelente recurso para fotos arquitetônicas de prédios altos);
  • Corrigir distorções provenientes de lentes grande-angulares, além de outras mais;
  • Cortar, endireitar e girar.

Uma das desvantagens de ter uma lente grande-angular fixa no iPhone é que muitas vezes o resultado pode aparentar leve distorção, com a imagem parecendo ter sido entortada ou esticada.

Esse é um problema comum em todas as lentes grande-angulares, sendo o efeito mais notório em fotos arquitetônicas de edifícios altos, onde linhas parecem convergir para o topo.

Com o SKRWT, você pode realizar ajustes e correções de linhas convergentes com a máxima praticidade e eficiência, já que é justamente criado para esta finalidade.

Você até mesmo pode encontrar esses recursos disponíveis em outros aplicativos, os quais incluem o Snapseed e o Enlight. A grande diferença deste perante os demais é sua exclusividade e potencial em realizar tais correções com precisão milimétrica, sem afetar o resultado da imagem ou criar novos defeitos.

3. AfterFocus

AfterFocus Aplicativo Editar Fotos iPhone

Ícone App Store

Desfoque o plano de fundo de suas imagens e acrescente profundidade semelhante à câmeras profissionais DSLR:

  • Selecione a área de foco com o dedo e deixe o resto sob os cuidados do aplicativo;
  • Diversas opções de abertura;
  • Controle e ajuste de desfoque;
  • Efeito Motion Blur para criar sensação de movimento;
  • Inúmeros filtros disponíveis para agregar valor visual.

O AfterFocus é um dos melhores aplicativos para editar fotos no iPhone, pois é um dos únicos projetados e capazes de imitar o efeito de profundidade de campo que normalmente só se torna possível em presença de uma câmera DSLR.

A profundidade de campo rasa é quando você quer deixar apenas o conteúdo principal em foco e retirá-lo de todo o plano de fundo, e o AfterFocus garante que atinja esses efeitos com total simplicidade.

Para tanto, basta utilizar o seu dedo para marcar as áreas de primeiro plano, bem como de segundo, em seguida, o aplicativo desfoca automaticamente o plano de fundo. Com ele ao seu lado fica fácil acrescentar o efeito bokeh a suas imagens sem tirá-las sua naturalidade.
É muitíssimo utilizado no Instagram, principalmente em imagens que o assunto principal merece todo o destaque e existe um fundo por trás que tire sua completa atenção.

2. Lens Distortions

Lens Distortions App

Ícone App Store

Melhore suas imagens ao acrescentar reflexos solares, neblinas e outros efeitos de luz cintilantes:

  • Aplique efeitos de luz realistas e outras sobreposições atmosféricas;
  • Ajuste a opacidade, o brilho e muito mais;
  • Permite uso de camadas múltiplas em um único projeto.

Ao procurar por aplicativos que permitam acrescentar efeitos de iluminação e texturas às suas fotos do iPhone, serão inúmeros os resultados. Mas dentre os melhores e mais profissionais disponíveis, de longe, o Lens Distortions vence.

O que realmente o diferencia dos demais aplicativos disponíveis para editar fotos no iPhone é que todos os filtros / superposições são criados a partir de fotos reais destes mesmos elementos e não meras adaptações ou ajustes virtuais.

Em outras palavras, conte com efeitos reais da luz solar (Light Hits), neblina (Fog), fragmentos de vidro (Legacy), bem como uma coleção única de cintilações.

Enquadre suas fotos e dê a elas o efeito atmosférico preciso e real de acordo com a necessidade da cena. Ao acrescentar o olhar de uma pessoa, por exemplo, você pode atribuir a eles efeitos de luz realistas para que deixe o resultado final muito mais fiél próximo da realidade.

Smartphones para Selfie

1. Superimpose

Superimpose

Ícone App Store

Combine e mescle elementos de diversas fotos e crie uma única imagem composta:

  • Sobrepor uma foto sobre outra;
  • Criar imagens de dupla exposição;
  • Substituir imagens de uma foto específica por uma foto diferente;
  • Mesclar texturas em uma imagem;
  • Esconder ou corrigir partes indesejadas em uma foto;
  • Ferramenta de máscara “Refine Hair”.

Blog Smartphones Apple

Para aqueles que estão em busca de novas opções para aumentar os resultados visuais dos seus trabalhos, um dos melhores aplicativos para se ter em mão é o Superimpose.

Ele é feito para quem deseja compor várias imagens em uma única foto ou para quem busca trabalhar com criação em camadas (diversos elementos individuais sobrepostos um ao outro para criar um efeito único maior).

Você pode utilizá-lo com um verdadeiro leque de possibilidades, desde uma simples remoção de plano de fundo indesejado, até a criação de composições verdadeiramente exclusivas, tais como fotos de dupla exposição.

Este é um aplicativo que não te deixa limitado, a não ser pela própria imaginação.

Conclusão: Melhores Aplicativos para Editar Fotos no iPhone

Para você que está dando os primeiros passos dentro do mundo da fotografia no iPhone ou simplesmente procurando por novos aplicativos que possam complementar suas necessidades, esperamos que essa lista possa ter te ajudado ou, no mínimo, inspirado.

Mas saiba que a chave para obter resultados únicos e profissionais não se consiste apenas em uma boa edição e tratamento de imagem. Lógico, os aplicativos de edição ajudam e são extremamente necessários para atingir o máximo potencial que um retrato pode oferecer.

Em contrapartida, nenhum arsenal de edição é capaz de transformar uma imagem ruim em boa. Por isso, o mais importante é se concentrar no impacto visual gerado pela imagem em si, sem correções. Se ela, e somente ela, já possui a capacidade de despertar sensações e emoções, com o refinamento certo será digna de ser viralizada.

Leia também:

→ 12 Melhores Aplicativos para complementar o Instagram
→ Os 15 melhores aplicativos para editar fotos no Android
→ 13 dicas infalíveis para tirar as melhores fotos com seu smartphone
→ Os 19 smartphones com as melhores câmeras de 2018

Comentários