Seu carrinho está vazio

Dicas e Cuidados para o Verão 2021

Imagem do autor Fernanda Caroline Rosa
Fernanda Caroline Rosa
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
15/12/2020 357 visualizações comentarios

Falta poucos dias para iniciar o verão aqui no hemisfério sul e com isso queremos trazer algumas dicas e os cuidados necessários para a estação.

Que dia inicia o Verão?

inicio verao

O início do verão é no dia 21 de dezembro que em 2020 é uma segunda-feira, já o final da estação acontece no dia 20 de março de 2021.

Qual a maior temperatura já registrada?

onde de calor

Até o momento, a maior elevação de temperatura ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2020. Onde em Nova Maringá no Mato Grosso o termômetro bateu 44,8ºC, se tornando assim o mais novo recorde.

Qual a principal característica do verão?

por do sol

Bom essa pergunta pode parecer boba, mas cada uma das quatro estações do ano possuem uma característica e o verão é conhecido por ser a estação mais quente. É comum que no verão os dias sejam mais longos pois amanhecem mais cedo e anoitece mais tarde. Outra característica que predomina principalmente aqui no Brasil, é que a mesma é conhecida por recarregar as energias, devido às férias de verão.

Principais cuidados no verão

pico solar

Como mencionamos, o verão é a estação das férias e do descanso, com isso muita gente viaja para praia, busca por cachoeiras, clubes com piscinas e ficam assim mais vulneráveis ao sol. Por isso é importante ter alguns cuidados.

Qual o melhor horário de exposição ao sol?

cuidados verao

O sol pode oferecer N problemas para a nossa pele, mas principalmente o Carcinoma basocelular (CBC), ou mais conhecido como câncer de pele. Com isso é fundamental cuidar dos períodos de pico solar, que ficam entre as 10 horas da manhã e as 16 horas da tarde. Sendo os outros horários, mais seguros para os banhos de sol.

Hidrate-se

beba agua

No verão é comum sentirmos muita sede, mas fique atento. Afinal, com festas e comemorações você pode acabar ingerindo muita bebida alcoólica como a cerveja e até mesmo exceder o uso de bebidas gaseificadas como os refrigerantes. O correto é você beber água e de preferência no mínimo dois litros.

frutas tropicais

Outra dica é você consumir mais frutas e legumes ricos em água, como melancia, melão, chuchu, batata, abóbora, assim você se alimenta bem e ainda ajuda seu corpo a se manter bem hidratado.

Evite alimentos pesados

evite alimentos pesados

Os dias quentes costumam diminuir nosso apetite, mas uma dica valiosa é que na hora de se alimentar você opte por alimentos mais leves e que sejam de fácil digestão. Comidas gordurosas como a carne de costela e o cupim, até mesmo a feijoada tendem a demorar para serem digeridas por seu organismo, elevando assim a temperatura do corpo.

Algo que você deve se atentar também, é que com o calor as bactérias tendem a proliferar e com isso podem causar intoxicação alimentar, evite guardar comida por vários dias, elas possuem validade e se não consumidas devem ser descartadas.

alimentos leves

Vale lembrar ainda, que a comida da praia pode até parecer bem apetitosa, mas ela deve ser evitada ao máximo. Afinal de contas você não sabe como o alimento foi conservado, a higiene durante sua fabricação e muito mais. Opte sempre que possível levar sua própria comida para a praia, com lanches práticos, frutas e legumes frescos cortados, os armazene em bolsas térmicas ou isopores para conservar melhor o alimento.

Proteja-se

passe filtro solar

É bem comum no verão, as pessoas quererem ficar com aquele bronzeado, com a famosa marquinha do biquíni e da sunga. O sol tem suas vantagens e traz benefícios à saúde de homens e mulheres, produzindo vitamina D, melanina e serotonina, mas tudo em excesso faz mal e quando se trata do sol, se tomado no horário entre as 10 e 16 horas é extremamente prejudicial.

Ao tomar banho de sol, não esqueça nunca de usar um protetor solar. Dê preferência aos protetores com fator acima de 30. Leia sempre as indicações do fabricante, mas o recomendado é que você renove a camada protetora a cada duas no máximo três horas. Lembre sempre de beber muita água e hidratar os cabelos, pois o mesmo também é ressecado devido ao sol.

Para se proteger ainda mais, você pode optar por chapéus, bonés e guarda-sol. Para proteger seus olhos dos raios solares, compre óculos de sol em um local confiável, pois os óculos de camelô podem até serem estilosos, mas os mesmos muitas das vezes são mais prejudiciais que ajudam.

Dica extra:

Evite sempre, passar horas com a roupa molhada, pois a mesma pode ajudar na proliferação de fungos, trazendo assim contaminação para a sua pele.

evite roupa molhada

Nessa época é comum ouvir muitas pessoas contaminadas por micoses ou candidíase e a melhor maneira de evitar e estar sempre com os pés secos e evitar roupa molhada por muito tempo. Nosso corpo precisa respirar.

E por fim, divirta-se. Aproveite suas férias para curtir a família e os amigos, passear, conhecer lugares novos, explorar o que tem a sua volta, às vezes na nossa cidade possui lugares incríveis e você nem os conheça.

viage divirtase

Se for dirigir não beba. Beba com moderação!

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.