Seu carrinho está vazio

Os 12 Melhores Filmes Cult para Assistir na Netflix

Imagem do autor Kelen Francioni
Kelen Francioni
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
22/04/2020 81.265 visualizações comentarios

Já assistiu todos os filmes cult da Netflix? Confere a nossa lista pra ter certeza e ver se não está deixando passar um ótimo entretenimento!

Preencher lacunas intelectuais, expandir a mente e se aventurar por obras cinematográficas que não caiam em estereótipos ou que não sejam só mais um blockbuster, estes são apenas alguns dos motivos que levam os cinéfilos de plantão pela busca de filmes Cult de qualidade.

Mas o que é um filme Cult? Bem, não  tem como simplesmente caracterizá-lo a um modo ou limitá-lo a determinadas características. Mas em palavras sucintas, um filme cult expressa uma arte alternativa, não necessariamente precisa trazer grandes ensinamentos, mas em sua maioria, buscam ir além do que apenas colocar em tela algo que “brilha e se mexe”.

Um filme Cult, pode ser um filme clássico, filme estrangeiro - muitos franceses - ou ainda  aquele filme de 2h30 a 3h de duração, mas não pode ser classificado apenas a isso. Enfim, um filme ser cult não significa necessariamente que precisa ir contra a premissa de mainstream ou filmes hollywoodianos.

Blog Smarts Netflix

Geralmente, o estilo Cult procura oferecer algo que vai além ao telespectador, a mais do que já foi visto ou se espera, reflexões, formas de comportamento, frases marcantes, o surreal preso as mazelas da realidade e até mesmo nostalgia.

Então se você está procurando bons filmes Cult para assistir, vale a pena conferir a lista que preparamos, com ótimos títulos que estão disponíveis no serviço de Streaming da Netflix. Trouxemos diferentes gêneros e formatos de filmes, dentre terror, horror, documentário, humor, fantasia - clássicos e atuais, desde os mais referenciados aos menos conhecidos.

Os 12 Melhores Filmes Cult para Assistir na Netflix (2020)

Abaixo você pode conferir o trailer e um breve apanhado de informações sobre a história - sem Spoilers, é claro!

→ 1. Milagre na Cela 7 
→ 2. A Noite dos Mortos-Vivos 
→ 3. Clube dos Cinco 
→ 4. O Menino que Descobriu o Vento 
→ 5. Roma 
→ 6. Forrest Gump 
→ 7. Circle 
→ 8. Jim & Andy
→ 9. Pulp Fiction
→ 10. Sociedade dos Poetas Mortos 
→ 11. Akira 
→ 12. Raw 

1. Milagre na Cela 7

O Milagre na Cela 7 é um filme recente, mas já leva o título de cult, é um longa turco com  uma trama pra lá de emocionante e que chegou na Netflix fazendo um alvoroço incomum.

A narrativa passa longe das grandes produções hollywoodianas e, isso não é uma crítica, muito pelo contrário. Além de todos os momentos comoventes, ao assistir Milagre na Cela 7, somos apresentados à paisagens, costumes, trilhas sonoras e a  vida política de uma cultura diferente - digno de um filme cult netflix.

Remake de uma obra sul-coreano, Milagre na Cela 7 acompanha Memo, um homem com deficiência intelectual que foi separado da sua filha por ser acusado de um crime que não cometeu.

Preso e em meio a circunstâncias nada favoráveis, ele terá que provar sua inocência quanto à morte da filha de um comandante - mas isso está longe de ser algo fácil, considerando um processo que passa longe de ser justo.

Sendo o retrato da sociedade turca um dos maiores valores da produção, o Milagre na Cela 7 é um daqueles filmes que nos tira da zona de conforto, ajuda a preencher lacunas sociais e sem dúvidas expandir a mente ao ser levado por uma trama sensível, que vaga entre culpa, injustiça, pecados e perdões.

2. A Noite dos Mortos-Vivos

Nos anos 60, George A. Romero presenteou os amantes de cinema com uma obra que viria a se tornar um verdadeiro clássico: A Noite dos Mortos-Vivos. 

Integrando a esfera cult, como haveria de ser, mais tarde Romero deu um novo roteiro à obra e o remake fora dirigido por Tom Savini - esse é o filme A Noite dos Mortos-Vivos que está disponível no catálogo da Netflix.

Esse filme cult presente na Netflix, apresenta um conto fúnebre sobre um grupo de amigos, em um pequena cidade e, envolvendo um exército de mortos vivos. Já adiantamos que, para quem curte o gênero, é um longa que vale a pena conferir  mesmo antes de assistir à obra original. 

Ainda que tenha a narrativa desenvolvida com tema “saturado”, A Noite dos Mortos-Vivos de 1990 conseguiu oferecer um diferencial à sua maneira, o que o coloca com primor em meio aos melhores filmes cult netflix.

3. Clube dos Cinco

Clube dos Cinco (The Breakfast Club 1985) é um verdadeiro filme cult - conquistou o grande público na década de 80 e com sua narrativa atemporal é aclamado e referenciado com frequência ainda hoje - um clássico filme adolescente que se desprende de tramas clichês. 

O filme Clube dos Cinco não opta por grandes revelações em bailes de formatura, não é uma trama de apostas para o popular ficar com a nerd, nem nada que se apegue muito a “falsos estereótipos” adolescentes. 

Na verdade, este filme que marcou toda uma geração, acompanha cinco adolescentes que estão em detenção na escola durante um sábado, com a tarefa de escrever uma redação de mil palavras sobre o que pensam de si mesmos - consequência por terem cometido pequenas  violações de regra na escola.

Temas como família, aceitação, tolerância, ansiedade e muitos outros são tratados de forma natural, por vezes com ótimos alívios cômicos. Mesmo os personagens sendo o atleta, a patricinha, o nerd, a desajustada e o marginal, a tirada de humanizá-los e desconstruí-los foi fenomenal.

4. O Menino que Descobriu o Vento

Uma emocionante, comovente e inspiradora história, O Menino que Descobriu o Vento é um filme de drama da Netflix, dirigido e adaptado pelo ator Chiwetel Ejiofor, a partir de um livro escrito por Bryan Mealer e William Kamkwamba - sendo deste o relato e experiência real a qual o filme nos apresenta.

Baseado em uma história real, a trama de O Menino que Descobriu o Vento se passa em 2001, em um pequeno país no sudeste da África, onde uma família de pequenos agricultores de grãos tenta sobreviver à fome, em meio a uma crise de recursos no país.

Tal crise é provocada, hora pela chuva excessiva, hora pela seca ou ainda pela corrupção política. Em meio a isso, o jovem William Kamkwamba sem poder frequentar as aulas, pois seus pais não conseguiram pagar a mensalidade, opta por ao menos estudar na biblioteca, visando ainda achar um jeito de ajudar seu pai na colheita. E, o que ele vai conseguir, vai ir muito além, ajudando não apenas a família dele, mas toda a comunidade.

Um filme espetacular, importantíssimo e que nos arranca de dentro da nossa “bolha” social, e nos coloca de frente com uma realidade que, nos faz expandir a visão de mundo, repensar pequenas ações e entender que o mundo vai muito além dos nossos problemas.

5. Roma

Original Netflix, nas palavras na gigante de streaming “ Vencedor do Oscar, o diretor Alfonso Cuarón faz um retrato comovente da vida familiar no México durante os turbulentos anos 70”. 

Quando se trata de filmes cult netflix, esta obra faz “check” em todos os elementos que fazem determinada obra se encaixar no gênero. Um filme que não é para todos os públicos, passa bem longe das produções hollywoodianas, segue uma trama simples, trivial, mundana, mas com uma força real e que bate de frente nos menos preparados.

A narrativa de Roma nos leva a acompanhar a rotina de uma empregada doméstica (Yalitza Aparicio) de uma família de classe média, comandada por uma mãe desamparada pelo marido (Marina de Tavira).

O filme Roma se passa na Cidade do México e a trama acompanha 1 ano - durante a década de 70 - com momentos turbulentos por quais o país passara e que vão afetar a vida de todos da família que acompanhamos na narrativa.

Com potencial para ser uma obra-prima, Roma nos faz abrir os sentidos para várias sutilezas, desfrutar de inúmeras discussões em multicamadas e, sem dúvidas, a narrativa vai te tocar de alguma forma.

6. Forrest Gump

Estrelando Tom Hanks como Forrest, em uma trama construída por Eric Roth, sob a direção de Robert Zemeckis. 

Forrest Gump nunca fora um exemplo de QI acima da média, mas isso não significa que a seu próprio modo não possa realizar coisas extraordinárias. Ainda que protagonizando grandes feitos, nunca deixou de  pensar no seu amor de infância, fator este que é causa e influência das recorrentes situações que acabam acontecendo em sua trajetória.

No longa acompanhamos Forrest em meio a 40 anos de história dos Estados Unidos, vivenciando e influenciando grandes fatos históricos, como a Guerra do Vietnã, por exemplo.

Movido por seu grande amor, Forrest não se deixa abalar por tantas adversidades impostas em seu caminho. Um filme que vai lhe fazer derramar lágrimas em alguns momentos e arrancar risadas em outros, com uma trama completa, bem construída e ambienta, com uma fotografia e cenários que enchem os olhos.

Você também pode curtir:
Melhores Filmes para Assistir na Netflix

7. Circle

Suspense que tem de fundo vertentes e lacunas sociais, o filme Circle nos faz refletir sobre a vida em sociedade em meio a uma trama intrigante, que nos coloca de frente com as mais diversas facetas dos indivíduos, quando confrontados por determinadas situações.

50 pessoas dentro de uma sala escura, limitadas a um pequeno círculo ao redor de um globo negro. A cada dois minutos, um raio sai deste centro misterioso e mata alguém. Porque e quais as regras que antecedem os acontecimentos, serão descobertos aos poucos pelos prisioneiros.

Logo, eles entendem que o mecanismo os está fazendo escolher quem morre, do contrário uma pessoa morrerá aleatoriamente.  E neste ponto, temos um metáfora para a vida social (?). Mais do que isso, no decorrer da narrativa, somos levados a encarar que todos em seu íntimo possuem algum preconceito dentro de si, por mais “inofensivo” que possa parecer.

Um grupo de indivíduos tendo que decidir que vive e quem morre, já é um prato cheio pra muita reflexão, bem como motivo para preconceitos, meias verdades, mentiras, falsos e precipitados julgamentos virem a tona. Como fugir de julgar uma pessoa, apenas por ser diferente do que acreditamos ser o “certo”? O que justifica a morte ou vida de alguém, decidida por estranhos e atos momentâneos.

8. Jim & Andy

Jim e Andy é um documentário lançado em 2017, que mostra as filmagens de bastidores do filme "O Mundo de Andy" de 1999, no qual vemos os detalhes e situações de como o ator Jim Carrey adotou a peculiar persona do comediante Andy Kaufman durante a produção do longa. 

É um documentário que divide opiniões e críticas: Talento, força criativa x lado sombrio de  Jim Carrey -  quem sabe a resposta esteja entre ambos, ou mesmo não haja uma resposta! O fato é que o documentário nos leva por meio de lembranças em gravações, junto a Carrey refletindo sobre o significado da vida e realidade, da identidade e da carreira.

Sob a direção de Chris Smith, o filme Jim & Andy faz o uso de cerca de 100 horas de material captado no set de filmagem do longa. Durante quatro meses acompanhando o processo de Carrey se tornando Andy, de forma mais do que convincente - não apenas em frente às câmeras. 

Jim & Andy Traz às telas uma obra fascinante, no que diz respeito ao potencial e talento de um ator, que muitas vezes chega a beirar o surreal. 

O filme Jim & Andy é uma ótima pedida para os amantes da sétima arte e para àqueles que se interessam pelo mistérios das criações artísticas, montagem, roteiro, personalidades, bem como para os fãs e apreciadores do trabalho de Andy e claro de Carrey, ambos tão talentosos, quanto excêntricos. 

9. Pulp Fiction

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, Pulp Fiction é um clássico dos filmes de crime e suspense! Destaque entre os filmes cults netflix.

A trama gira em torno de Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois assassinos profissionais, que realizam cobranças para um poderoso gangster - Marsellus Wallace (Ving Rhames). A narrativa não se prende a uma ordem cronológica, nela somos levados a acompanhar histórias distintas, mas que se complementam (?).

Ícone cult entre os cinéfilos, Pulp Fiction foi lançado em 1995, mas é alvo de debates e reflexões nas mais variadas mídias digitais até hoje. É referenciado e ainda proporciona ótimos memes para usarmos nas redes sociais! 

Mas o que faz o filme ser dão bem ovacionado fica a cargo dos diálogos, muito bem construídos, que se aventuram em assuntos delicados sem considerar muito o politicamente correto, rendendo vários alívios cômicos de humor ácido, tratando com certa peculiaridade assuntos como violência, drogas e morte.

Com personagens complexos, protagonizando cenas épicas, junto a uma trilha sonora envolvente e montagem de cenas e elementos enigmáticos - por vezes controversos. O clássico Pulp Fiction é alvo de citações e referências nas mais variadas obras cinematográficas, seriados e até mesmo nas conversas do cotidiano.

10. Sociedade dos Poetas Mortos

Estrelado por Robin Williams, o filme Sociedade dos Poetas Mortos chegou às telas no ano de 1990, repleto de ensinamentos e lições preciosas. 

Williams dá vida a John Keating, ex aluno da Welton Academy que está de volta na instituição como professor de literatura/poesia. A trama se desenvolve com John e uma classe - em específico - do tradicional colégio, que seguiam as ordem de tradição, disciplina, honra e excelência - todos os jovens sofriam grande influência de seus pais (como nos costumes da época) sem poderem “pensar” por conta própria. 

O ponto alto da narrativa encontra-se nas ideias nada ortodoxas do professor, que se chocam com as doutrinas do colégio e costumes dos alunos. John Keating quer que seus alunos pensem por conta própria, se apeguem no que acreditam e de fato almejam para seus futuros. 

Um filme tocante, envolvente e com grandes lições, tem fotografia cativante, ótimos cenários, ambientação e roupagem que passam com maestria os tons da época (década de 50 para 60) - um filme cult de qualidade!

11. Akira

Integrando o time de melhores filmes cult netflix, Akira é uma animação com valor incontestável.

Além dos amantes de animes, a obra Akira conseguiu prestígio em vários níveis, não por menos fez-se capaz de conquistar rapidamente aos apreciadores de boas obras cinematográficas, independente de seu formato.

Depois de uma grande explosão em 1988, Tóquio foi destruída e seu lugar foi erguida a Neo Tóquio, uma cidade que no ano de 2019 sofre com atentados terroristas.

Meio a toda a confusão e desordem, conhecemos o jovem motoqueiro Tetsuo, que encontra Takashi -  uma criança peculiar com poderes - que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia. 

Tetsuo é ferido e, antes mesmo de receber a ajuda dos amigos, é levado por integrantes do exército - liderados pelo coronel Shikishima. Frente a isso, somos levados em uma trama prá lá de envolvente, com um Tetsuo desenvolvendo poderes inimagináveis, fazendo com que seja comparado ao lendário Akira, responsável pela explosão de 1988.

Curtiu? Então não deixe de conferir esse que é um dos melhores filmes cult netflix.

12. Raw

Sustentando uma trama central de canibalismo, o filme Raw nos apresenta Justine (Garance Marillier),  uma jovem vegetariana que tem suas ações completamente mudadas, após ser forçada a comer carne em seu trote na faculdade de veterinária. 

Após o trote grotesco, Justine sente as mudanças em sua biologia, descobrindo sua verdadeira natureza, deste ponto em diante somos levados pelas cenas carregadas de tons vermelhos - de sangue - ao que a protagonista vai descobrindo suas “ preferências”. Mesmo sendo um filme de terror e horror, carrega fotografias que o fazem ser, por incrível que pareça, algo belo. 

Raw (grave, em tradução literal para o português) é um filme francês que, sob a direção de Julia Ducournau, recebeu a atenção do grande público desde seu lançamento no Festival de Toronto, onde várias pessoas passaram mal ou desmaiaram durante as sessões.

É uma ótima pedida para os fãs do gênero, que não se apegam a filmes comerciais ou de procedência Hollywoodiana. Um filme que, sob o comando de sua jovem diretora, não se encarregou de agregar cenas confortáveis, pelo contrário! Mas está tudo bem se você não se importar em ver pessoas se alimentando de partes de outras. 

Você também pode curtir:
Melhores Documentários para Assistir na Netflix

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.