As 10 melhores Playlists de Rock do Spotify

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
06/04/2018 12.118 visualizações comentarios

It’s only rock ‘n’ roll… O título da emblemática música dos Rolling Stones já aponta muito bem o que essa matéria irá apresentar, que é o melhor do rock nas diversas playlists do gênero presentes no Spotify.

O rock foi, é e sempre será um movimento de contestação, adotado pelos mais jovens que queriam mais liberdade de expressão e aproveitar músicas mais rápidas e alegres. Os primeiros passos do rock surgiram nos Estados Unidos, no final da década de 40 e comecinho da década de 50. O novo gênero musical na verdade foi a mistura de diversos estilos, como o country, blues e até mesmo gospel. Coincide o nascimento do rock com a popularidade da guitarra elétrica, que é um dos pilares do rock n roll.

O desenvolvimento do rock n roll é um processo evolutivo, ou seja, não foi do dia para a noite qua vários artistas passaram a tocar essas músicas mais rápidas, pesadas e animadas. Um dos primeiros artistas que merece levar crédito pela popularização do rock é uma mulher, Sister Rosetta Tharpe, que não recebe os devidos créditos pela sua inovação. A artista era uma cantora gospel extremamente popular, que misturava letras religiosas junto com todo o peso da guitarra elétrica. Inclusive Sister Rosetta Sharpe era uma incrível guitarrista que merece todos os créditos como um dos pilares do rock.

Um pouco depois surgiram outros artistas que ajudaram a moldar o gênero como Bill Halley e Chuck Berry. O Rock sempre esteve ligado com movimentos sociais da época. Por isso que o Rock andou de mãos dadas na luta contra o racismo, década de 50/60 nos Estado Unidos, bem como também ajudou a moldar o movimento hippie, em que os lemas de paz e amor e a psicodelia da música faziam duras campanhas contra a Guerra do Vietnã.

Banner Melhores Caixas Som

Muito mais do que apenas um gênero musical, o Rock se envolveu com diversas causas e por conta disso, a chamada “música barulhenta” se tornou no gênero musical mais versátil e que mais se reinventou ao longo do tempo. Por conta disso, surgiram vários gêneros dentro do próprio rock, incluindo hard, indie, grunge e heavy metal, o que torna esse movimento muito mais plural.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre o rock na questão musicalidade e ver o quão variado é este gênero, está no lugar certo! Reunimos as melhores playlists de rock presentes no Spotify e com isso, você aumentará ainda mais o seu conhecimento musical. Aumente o volume e curta o som!

As 10 melhores playlists de Rock no Spotify de 2018

  1. Rock Classics
  2. Rock This
  3. The Beatles
  4. 90s Rock Renaissance
  5. Indispensables
  6. Old School Metal
  7. Legendary Guitar Solo
  8. Pátria Rock
  9. Rock The 2000s
  10. Dirty Rock

Banner Melhores Fones de Ouvido

Rock Classics

Essa é pra quem gosta dos clássicos. Nessa playlist, você encontrará grandes clássicos para os mais saudosistas e para quem deseja conhecer uma pouco mais sobre esse incrível gênero que é o rock n roll. Com incríveis 9 horas de reprodução, você terá uma extensa lista de músicas para escutar e recomendar para os seus amigos. Além de tudo, essa playlist é atualizada constantemente pelo pessoal do Spotify, fazendo com que você nunca caia na mesmice e sempre tenha a oportunidade de descobrir um novo e incrível som.

Os artistas destaques da Rock Classics são bandas clássicas, como The Rolling Stones, Queen, Led Zeppelin, The Animals e muito mais. Se o rock clássico é a sua praia então essa playlist é mais do que indicada para você.

Rock This

Aqui a proposta é mostrar o que há de novo, quando falamos de Rock. A playlist Rock This é uma das mais completas playlists de rock presentes no Spotify e uma das mais populares também, afinal possui milhões de assinantes. O ouvinte poderá encontrar novas músicas e conhecer bandas recentes, que estão na ativa justamente para manter a cena rock n roll em cena. Com constantes atualizações, a playlist Rock This é ideal para quem gosta de ficar antenado com o que há de mais atual, quando o assunto é música. Rock This irá sugerir incríveis bandas e com isso, você tem a oportunidade de conhecer muito mais bandas.

Caso você possua o Spotify Premium, será possível aproveitar a playlist mesmo quando não estiver com alguma rede wi-fi ou 3G por perto. Entre os artistas destaque da playlist estão nomes como Muse, Queens Of Stone Age e Jack White. Como esta é uma playlist de grande rotatividade, será possível encontrar muito mais nomes conhecidos na cena underground e mainstream do rock!

This is: The Beatles

Essa é uma playlist dedicada a apenas um único artista. Mas nesse caso, não estamos falando de simples músicos, já The Beatles é uma das mais revolucionárias bandas e da música pop em geral. A influência que os quatro garotos de Liverpool ainda exercem na música é sentida em variadas bandas e um outros tanto de artistas deve a sua existência aos Beatles. George, Paul, John e Ringo misturaram a inocência da música pop da década de 50 e a psicodelia do rock sessentista. É provável que nenhuma outra banda tenha inovado tanto quanto os Beatles, ao misturar sons de guitarra com as primeiras técnicas de distorção e sons de música indiana, em loucas viagens de LSD.

This is: The Beatles é feita especialmente para os beatlemaníacos e todos aqueles que desejam conhecer a extensa obra do conjunto. Para ser uma ideia da popularidade da banda, a playlist dos reis do iê iê iê conta com mais de 1 milhão de assinantes, mostrando que até nos dias de hoje, os Beatles ainda possuem um lugar de honra no cenário musical.

90s Rock Renaissance

A playlist certa para os saudosistas e quem tem saudades do rock dos anos 90. O ouvinte irá escutar grandes clássicos do grunge, que viveu o seu auge na música noventista. São mais de 10 horas de música, entre diferentes estilos dessa importante época para o rock. Os mais saudosistas poderão escutar grandes hits de bandas consagradas, como o Metallica, Red Hot Chilli Pepppers e Oasis. A playlist 90s Rock Renaissance é feita especialmente para fãs de grunge e os maiores saudosistas dos anos 90!

E pra quem não viveu essa época, será possível entender porque o grunge foi um movimento gigantesco, ao escutar os clássicos do Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. Os usuários do Spotify Premium poderão aproveitar ainda mais essa playlist, já que será possível baixar todas os sons presentes na lista de música, para aproveitá-los offline. Todos os grandes clássicos dos anos 90 estarão disponíveis diretamente no seu celular.

Indispensables

O rock é um gênero de música extremamente versátil e apresenta várias vertentes. O Indie Rock ou “rock independente” começou a surgir nos Estados Unidos e Grã-Bretanha. Caracterizado como um estilo de música mais underground, o Indie começou a se popularizar quando bandas como New Order, The Smiths ou Sonic Youth. Essas são bandas que optavam em não fazer acordos com grande gravadoras, para assim manter a sua liberdade criativa. Antes um gênero à parte, o Indie começou a se popularizar, chegando ao ano de 2018 como uma das vertentes do rock mais tocadas mundo afora.

A playlist Indiespensables, do Spotify, traz os grandes nomes do rock Indie atual, com destaque para o Arctic Monkeys, Franz Ferdinand, Florence + The Machine e The Killers.Os grandes nomes da música indie se mostram cada vez mais populares, vide que a cada lançamento ou turnê mundo afora, uma verdadeira multidão acompanha as suas bandas favoritas.

Old School Metal

Falando em gêneros do rock, não podemos esquecer de mencionar o famoso Heavy Metal. A “música pesada” é tão popular na equivalência como é controversa. Mas é inegável que o Heavy Metal é um dos mais populares e duradouros gêneros dentro do rock n roll. O surgimento do Heavy Metal é um assunto um pouco controverso, afinal não se sabe exatamente quando o estilo surgiu precisamente. Um dos maiores consensos sobre o surgimento do Metal é que a banda britânica Black Sabbath foi a precursora do estilo musical, ao misturar riffs de guitarra pesados com letras soturnas.

A popularização do Heavy Metal, cada vez mais bandas começaram a surgir e inovar nesta nova vertente musical, com um grande boom a partir da década de 80. O Spotify criou a playlist Old School Metal, que reúne grandes nomes do Heavy Metal, principalmente as bandas mais clássicas, como no caso de Iron Maiden, Judas Priest, Metallica e Black Sabbath. São mais de 5 horas de música, para você bater cabeça e curtir um som pesadão!

Legendary Guitar Solos

A guitarra é um item essencial para o rock n roll, já que fornece o peso necessário para deixar a música mais envolvente e rápida. Uma das figuras mais populares dentro do rock n roll são os chamados “guitar heroes”, que são guitarristas exímios e capazes de criar melodias ou solos sensacionais. Por conta da enorme importância que o guitarrista tem dentro do rock, o Spotify criou a playlist Legendary Guitar Solos, que reúne músicas de todos as idades e feitas por músicos de alto gabarito.

Os solos de músicos como Jimmy Page, Eric Clapton, Santana e Jimi Hendrix estão presentes nessa playlist, então quem curte rock clássico, também terá um prato cheio ao escutar essa playlist. São mais de duas horas de puro rock, em sua maior essência!

Pátria Rock

Nem só de música gringa vive a nossa seleção de playlists. Pátria Rock é uma playlist especial e feita para quem curte escutar uma boa música nacional. A seleção de músicas é com sons mais recentes, principalmente, então ao assinar o Pátria Rock, você poderá ficar por dentro de tudo o que acontece dentro da cena roqueira brasileira.

Essa é uma das playlists mais populares do Spotify Brasil, com mais de 300 mil assinantes, provando que o interesse pelo rock ainda é vivo em terras tupiniquins. Entre os principais destaques da Pátria Rock estão bandas indies brazucas, como o Supercombo e Vespas Mandarinas. Entretanto, também há espaço para bandas um pouco mais pesadas, como no caso do Ego Kill Talent.

Rock The 2000s

Igual acontece com a playlist de rock dos anos 90, Rock The 2000s é uma lista de músicas organizada pelo próprio Spotify, que reúne grandes nomes do rock n roll do novo milênio. A galera que sente saudades dessa época poderá matar a saudade de músicas que fizeram parte da sua infância e adolescência. Nesta playlist de rock, você pode escutar os principais hits de bandas que hoje dominam o mercado da música, como no caso do System Of A Down, Slipknot e Thirty Seconds To Mars.

A lista de música é composta em sua maioria por grandes hits do hard e heavy metal do começo do milênio. Se você curte bandas que lançaram grandes hits no começo dos anos 2000 então a playlist Rock the 2000s pode ser a melhor opção para que você matar a saudade dessa época de ouro para a música pesada!

Dirty Rock

A playlist Dirty Rock é uma seleção de músicas organizadas pelo Spotify e é indicada especialmente para quem gosta de um rock com sons mais pesados e crus. A grande maioria das bandas presentes nessa playlist é composta por bandas independentes e que circulam pelo cenário alternativo do rock britânico e norte-americano. Os grandes destaques nessa playlist são nomes como Jack White, Gary Clark Jr e Royal Blood.

São mais de 7 horas de música, cuidadosamente selecionadas para fazer com que curta um som pesado e conheça novidades lançadas por seus artistas favoritos.

Menções honrosas

O rock é um gênero musical extremamente vasto. Por conta disso, é até um pouco difícil reunir as melhores músicas do gênero. Para diversificar ainda mais a nossa lista, vamos mencionar mais algumas playlists, para que você conheça mais músicas sensacionais.

Fones Custo-Beneficio 2018

Você acabou de conhecer as grandes playlists de rock presentes no serviço de streaming de música mais famoso da atualidade. tem alguma sugestão ou acha que faltou alguma playlist em nossa seleção? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe as suas músicas favoritas.

Comentários