As 10 Melhores Playlists de Sertanejo do Spotify (+ Bônus)

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
14/12/2018 1.126 visualizações comentarios

A música sertaneja está enraizada na cultura brasileira, sendo um dos mais versáteis gêneros musicais e estarem presentes em terras tupiniquins.

Blog Caixas JBL Mais Vendidas

O sertanejo começou como uma música que contava a vida no campo, com a sua origem na longínqua década dos anos de 1910. Oficialmente, a primeira música sertaneja foi gravada no ano de 1929, mas o estilo já vinha sendo desenvolvido desde muito tempo antes, em que uma mescla de vários estilos de músicas tradicionalmente rurais, resultou nos primeiros passos da música sertaneja.

Resultante disso foi a gravação da moda (um nome popularmente associado à música sertaneja) chamada de “Jorginho do Sertão”. Com a sua popularização, então surgiu o sertanejo raiz, que ainda é extremamente respeitado pelos melhores e mais populares artistas do gênero.

O sertanejo raiz se tornou um gênero que ganhou muita força no território nacional, fazendo até mesmo que a música sertaneja rompesse as barreiras do campo e chegando finalmente na cidade. Isso abriu portas para que surgisse um novo tipo de música ganhasse novos ares e se popularizando ainda mais.

Foi a vez do sertanejo romântico, que começou nas décadas de 80 e 90 e se popularizou de uma forma que certamente deixaria os primeiros artistas dos gênero extremamente orgulhosos.Também foi o tempo das músicas sertanejas marcarem os temas de várias novelas, o que elevou ainda mais a popularidade das músicas sertanejas.

Veja também:
→ Melhores Fones de Ouvido Edifier 
→ Melhores Fones de Ouvido Bluetooth
→ Melhores Caixas de Som à Prova d'água

A popularização da música sertaneja nos anos 90 possibilitou a criação de um novo movimento no gênero, o chamado sertanejo universitário, que se popularizou de forma exponencial entre os jovens e virou a música oficial de várias “baladas” pelo Brasil e até mesmo mundo afora. Quem não lembra do hit “Ai se eu te pego” que foi divulgada por jogadores de futebol do calibre de Cristiano Ronaldo.

Recentemente o Spotify divulgou as músicas mais executadas neste ano que passou e não foi surpresa nenhuma que o sertanejo foi o gênero mais popular entre as músicas mais tocadas no serviço de streaming de músicas. Isso é a apenas o reflexo do quão populares são as duplas sertanejas, que lotam eventos e estão entre os artistas que mais lucram na cena fonográfica brasileira.

Se você é um grande fã de música sertaneja ou quer conhecer melhor o gênero, então está no lugar certo. Vamos apresentar as maiores playlists de sertanejo da atualidade, para que você conheça os grandes clássicos e também quais são os mais recentes sucessos do gênero.

As melhores playlists de sertanejo do Spotify em 2019

Esquenta Sertanejo

Essa é uma das playlists mais populares entre os brasileiros, afinal ela conta com mais de 3 milhões de seguidores. Nessa playlist você encontrará uma grande variedade dos maiores sucessos sertanejos da atualidade, com os principais nomes do sertanejo universitário.

Com quase 3 horas de reprodução, a playlist Esquenta Sertanejo pode ser muito bem usada para agitar uma festa ou reunião de amigos, trazendo diversão para qualquer ocasião. Como essa é uma playlist organizada pelo próprio Spotify, então isso significa que ao segui-lá, você sempre ficará por dentro dos mais atuais sucessos da música sertaneja.

A playlist Esquenta Sertanejo é uma das principais playlists de sertanejo disponíveis atualmente nos Spotify e conta com um grande quantida de sucessos de artistas conhecidos, como Zé Neto e Cristiano, Gusttavo Lima e Marília Mendonça.

Potência Sertaneja

A música sertaneja é o gênero mais ouvido entre o público brasileiro, em que os artista do gênero alcançam o status de popstar e celebridade. Por conta disso, não é surpresa nenhuma que as playlists de música sertaneja presentes no Spotify são extremamente populares entre os usuários do serviço de streaming de músicas.

Uma das playlists mais populares da música sertaneja é a Potência Sertaneja, que conta com milhares de seguidores, com cerca de 700 mil seguidores num total. Além do mais, nessa playlist especial, o ouvinte pode escutar uma grande quantidade de sucessos e saber quais são os melhores artistas do momento.

A playlist Potência Sertaneja é ideal para quem deseja ficar de olho nos principais sucessos sertanejos da atualidade, em que você coloca a playlist para tocar e já sabe que vem muita animação e diversão. Dessa forma, você tem a possibilidade de aproveitar ainda mais os maiores sucessos do sertanejo universitário. Alguns dos principais artistas presentes na playlist são Fernando e Sorocaba, Gustavo Mioto e Simone & Simaria.

Clássicos Sertanejos

As várias fases da música sertaneja provam que o gênero é capaz de se reinventar de uma maneira pouco vista em outras vertentes da música popular brasileira. Durante os anos 80 e 90, a música sertaneja passou pela chamada fase romântica, o que ajudou a popularizar ainda mais o gênero. Foi nessa época também que a música sertaneja também passou integrar trilhas sonoras de novelas, o que ajudou a difundir ainda mais o gênero.

Na playlist Clássicos Sertanejo, você encontra uma grande quantidade das melhores músicas dessa fase da música sertaneja, podendo curtir alguns dos maiores sons dessa fase de ouro do gênero.

Ao escutar a playlist Clássicos Sertanejos, você poderá esquentar o seu coraçãozinho sertanejo, escutando algumas das melhores músicas já feitas dentro do gênero. Alguns dos principais destaques dentro dessa playlist ficam por conta de artistas que até mesmo quem não gosta de sertanejo certamente deve ter pelo menos ouvido o nome dos mesmos. São nomes como Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone ou Leandro & Leonardo, que são algumas das duplas sertanejas de maior sucesso de todos os tempos.

Rainhas do Sertanejo

Durante um bom tempo, a música sertaneja foi predominantemente um ambiente dominado pelos homens, dando pouquíssimo espaço para as mulheres brilharem. O sertanejo era um dos gêneros mais sexistas da música brasileira, em que as mulheres não tinham nenhum espaço nesse gênero musical. Mas essa cena começou a mudar, a partir do momento em que artistas como Inezita Barroso, que desbravou a música sertaneja quando o ela ainda era sinônimo de música caipira.

Mais tarde, artistas como Roberta Miranda abriram ainda mais as portas para as mulheres começarem a fazer parte da cena da música sertaneja.

Depois disso, as mulheres passaram a ganhar cada vez mais espaço dentro da cena sertaneja, conseguindo brigar por seu espaço e ter uma participação cada vez maior dentro da música sertaneja. Na playlist Rainhas do Sertanejo, você tem a oportunidade de escutar grandes sucessos cantados pelas mulheres dentro da cena sertaneja.

Algumas das principais artistas que podem ser encontradas na playlist Rainhas do Sertanejo estão artistas do calibre de Naiara Azevedo, Marília Mendonça e Simone e Simaria.

Sertanejo no Trabalho

Tá afim de escutar uma boa música enquanto faz alguma atividade rotineira? A playlist Sertanejo no Trabalho é uma das melhores pedidas, caso você seja um grande fã da música sertaneja. Na playlist do Spotify Sertanejo no Trabalho, você pode encontrar uma grande quantidade dos melhores sucessos do sertanejo universitário e consequentemente escutar algumas das músicas de maior sucesso que estão disponíveis no serviço de streaming de música.

O sertanejo universitário é uma música extremamente animada, não é à toa que esse tipo de som está completamente atrelado ao ambiente de balada e festas em geral. Portanto, ao escutar esse tipo de música durante a realização de alguma atividade, essa mesma atividade ficará ainda mais animada.

Portanto, com a playlist Sertanejo no Trabalho, você terá altas doses de animação no seu dia, seja durante o trabalho ou durante a realização de outras atividades. A música deixa tudo mais interessante e divertido, inclusive o trabalho. Alguns dos principais destaques que são possíveis de serem encontrados na playlist Sertanejo no Trabalho fica por conta das músicas de artistas como Pedro Paulo & Alex, João Neto e Frederico ou Wesley Safadão.

Chitãozinho e Xororó: Radio

O Spotify é um serviço de streaming de músicas completo e é um dos responsáveis por difundir vários sons, inclusive alguns dos maiores sucessos da música sertaneja e contribuir o gênero como o mais ouvido em todo os território nacional. Um dos recursos mais legais do serviço de streaming são as chamadas “Rádios” e  em que o Spotify faz uma escolha inteligente de músicas, criando assim uma seleção de músicas que irá agradar quem curte um determinado som ou um determinado artista.

Se você é um fã de Chitãozinho e Xororó, então certamente a rádio do artista, criada pelo próprio Spotify, será do seu agrado.

Nesta rádio, você encontra músicas da própria dupla sertaneja, Chitãozinho & Xororó, mas também pode curtir vários outros sons de vários cantores. São obras de artistas como Almir Sater, Guilherme & Santiago e Leonardo. Ao acessar essas rádio, você pode escutar alguns dos maiores sucessos da música sertaneja e se divertir escutando as músicas que tanto gosta.

Bom dia Sertanejo

Na playlist Bom dia Sertanejo, você tem a oportunidade de começar o dia com gás total! Com uma seleção especial de músicas, você terá a oportunidade de escutar alguns clássicos e também a possibilidade de ficar por dentro dos últimos sucessos do gênero. Essa playlist é bem grande, com várias músicas que resultam em mais de 2 horas de reprodução contínua.

A equipe do Spotify vai realimentando a essa playlist continuamente, para fazer com que a lista de músicas fique completamente atualizada e ofereça as melhores músicas para os seus ouvintes.

Bom Dia Sertanejo é uma das playlists do Spotify com maior adesão de seguidores, pois conta com quase 300 mil seguidores. Ou seja, uma grande quantidade de pessoas terá a possibilidade de escutar as melhores músicas sertanejas e ficar por dentro de tudo o que a galera assiste. Dentre os principais destaques presentes na playlist do Spotify estão vários artistas de renome, como no caso de Humberto & Ronaldo, Marília Mendonça e Leonardo.

Forronejo

Na playlist Forronejo, você encontra as melhores músicas daquela que é a fusão entre o Forró + Sertanejo, dois dos maiores gêneros musicais disponíveis aqui no Brasil. Ambos os gêneros são animados e fazem sucesso, então certamente você poderá esperar uma grande quantidade de músicas igualmente animadas.

A playlist também é bem extensa, com cerca de 50 músicas, que resultam em quase 2 horas e meia de reprodução. É tempo de sobra para que você tenha a oportunidade de escutar sons extremamente animados e que certamente serão do agrado dos fãs da música sertaneja.

O forronejo vem crescendo cada vez mais no Brasil, em que inclusive muitos artistas que se diziam apenas sertanejos, abraçaram o novo gênero, devido ao seu sucesso. E na playlist Forronejo, do Spotify, você tem à disposição as melhores músicas dessa vertente da música sertaneja e pode acabar descobrindo grandes sucessos que comandam festas e baladas Brasil afora.

Alguns dos principais artistas que se destacam na cena do forronejo são nomes como Wesley Safadão, Mano Walter e nomes já tradicionais no cenário sertanejo universitário. Todos esses nomes se fazem presente nesta playlist do Spotify.

Sertanejo Raiz

Como já mencionamos anteriormente, o sertanejo é um gênero musical que passou por diferentes épocas e sempre se reinventa. Mas nos primórdios desse gênero musical havia o que é chamado de sertanejo Raiz. O sertanejo raiz é caracterizado principalmente pelo som da viola, instrumento musical ligado à tradição caipira e ao homem do campo.

Além do mais, o sertanejo raiz é caracterizado principalmente pelas suas letras que retratam a vida no campo, bem como tratam dos pensamentos de quem vivia na cidade, mas que tinha uma ligação muito forte com a roça. Esses elementos fazem da música tradicional caipira ou o sertanejo raiz, um estilo musical respeitadíssimo até hoje.

Uma boa moda de viola é algo muito presente para aqueles que curtem a música sertaneja, em que até mesmo os artistas mais novos apresentam um grande respeito pela música que é considerada mais antiga nesse estilo musical. Esse respeito pelo passado faz com que a playlist Sertanejo Raiz seja uma das melhores playlists sertanejas presentes no Spotify e é indispensável aos fãs do gênero. Nesta playlist, o ouvinte encontra sucessos de artistas como Almir Sater, Roberta Miranda e Sérgio Reis.

Paixão Bandida

Essa playlist já merecia um lugar cativo em nosso lista a começar pelo seu nome! Paixão Bandida é uma playlist do Spotify que reúne uma série de sucessos do mundo sertanejo com base em uma única (mas grande) temática: o amor. Nesta seleção especial de músicas, o ouvinte encontra os maiores sucessos para embalar as suas paixões, regadas a uma boa música sertaneja.

A paixão e o amor são dois temas bem recorrentes em hits da música sertaneja e a temática já resultou em alguns dos maiores sucessos deste gênero musical.

Em Paixão Bandida, o ouvinte escuta as melhores músicas para quem está apaixonado e ainda pode ficar por dentro de tudo o que surge de novo na cena, afinal a playlist é atualizada pelo pessoal do próprio Spotify de tempos em tempos.  Alguns dos maiores destaques dessa playlist estão em sucessos de artista como Thaeme & Thiago, Diego e Arnaldo e Zé Neto & Cristiano.

Menções honrosas

This is: Tonico & Tinoco

A dupla sertaneja Tonico & Tinoco é uma das maiores referências na música sertaneja raiz e também é uma das responsáveis por difundir a música sertaneja através das rádios do Brasil. A estreia da dupla aconteceu no distante ano de 1944 e desde então, a dupla se manteve ativa até o ano de 1994, com o falecimento de Tonico.

A dupla obteve muito sucesso ao cantar em diversas rádios e também ganhar destaque na TV, podendo difundir a música caipira para os mais variados cantos do Brasil, até mesmo para os lugares que em que a tradição sertaneja ainda nem havia chego. 

Por conta disso, ouvir a playlist do Spotify, This is: Tonico & Tinoco é celebrar a tradição sertaneja em sua essência, fazendo uma visita aos primórdios da música caipira. Nessa seleção especial de músicas, você irá encontrar uma grande quantidade de clássicos, com músicas como, “Chico Mineiro”, “Viola de Ouro” e “Chalana”. Se você um grande fã do sertanejo raiz ou que conhecer melhor esse capítulo da música caipira, a playlist This is: Tonico & Tinoco é uma bela maneira de se deliciar com os clássicos do passado.

This is: Chitãozinho & Xororó

Na década de 80 e 90, o sertanejo passou por uma nova fase, inaugurando o chamado sertanejo romântico. Essa nova fase da música sertaneja tratava principalmente do amor e letras que exalam romantismo. O sertanejo romântico também trouxe algumas características especiais à música caipira, numa espécie de modernização. A introdução de novos métodos de gravação e outros instrumentos (como a guitarra) deram uma nova sonoridade à música sertaneja.

Um dos principais nomes dessa fase da música sertaneja foi a dupla Chitãozinho e Xororó, que é responsável por interpretar alguns dos maiores clássicos do sertanejo. Afinal, quem não conhece apenas uma partezinha de “Evidências” ou “Fio de Cabelo”? A popularidade dessas músicas mostra como o gênero sertanejo foi galgando novos ares e anos mais tarde, se tornou o gênero mais popular entre os brasileiros.

This is: Marília Mendonça

Foi-se o tempo em que a música sertaneja era dominada apenas por homens. A ascensão do sertanejo universitário permitiu que as mulheres conquistassem cada vez mais espaço entre o meio sertanejo e diversificar ainda mais o gênero.É justo afirmar que gerações anteriores de mulheres já desbravaram o mundo da música sertaneja, mas a presença feminina nunca foi tão forte quanto no movimento do sertanejo universitário.

Uma das artistas femininas de maior destaque dentro do sertanejo universitário é a cantora Marília Mendonça, mais conhecida também como a “Rainha da Sofrência”. Marília possui uma carreira recente, mas de grande sucesso, já que estreou como cantora em 2015 e hoje já é um dos maiores nomes do sertanejo universitário.

Indicamos a playlist This is: Marília Mendonça para quem é fã da artista e do sertanejo universitário em geral. Nessa lista especial, você encontra alguns dos maiores sucessos tocados Brasil afora e também pode dar uma rápida visita na discografia daquela é uma das maiores cantoras sertanejas da atualidade.

Comentários