Diferença entre Memória Interna x Memória RAM

12/06/2015 69.774 visualizações comentarios

A memória interna e a memória RAM sempre são motivos de grande dúvida para o público. Como são dois pontos de grande relevância para comprar um smartphone ou tablet, é importante que fique bem claro a função de cada uma e qual o benefício de ambas.

Diferença entre Memória Interna e Memória RAM

Para não restar dúvidas, é de extrema importância explicar cada uma das memórias separadamente para que seus benefícios dentro de um smartphone fiquem claros. Portanto, antes de comprar qualquer aparelho celular, confira as especificações do mesmo para ver se suas configurações condizem com suas necessidades. Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O que é Memória RAM?

Começamos então com a memória RAM, cuja sigla representa Random Access Memory que, traduzindo para o português, significa Memória de Acesso Randômico. A sua missão é abrir arquivos e rodá-los. Traduzindo, sabe quando você está no Instagram e recebe uma mensagem no WhatsApp cujo conteúdo é o link de um site e você clica para abrí-lo? Então, o que está acontecendo nesta situação são 3 aplicativos rodando simultaneamente e quem cuida do bom desempenho, para não ocorrer travamentos e lentidões é a Memória RAM. Por isso quanto maior a memória RAM, melhor e mais rápida é a execução destes aplicativos.

Memória RAM vs Memória Interna

O que é Memória Interna?

Já a memória interna possui a função de armazenar arquivos do smartphone, como exemplo: aplicativos, fotos e músicas. É essencial ter uma memória interna grande também, pois a maioria dos smartphones já vem com um certo espaço ocupado e se a memória interna não for muito grande não será possível armazenar muitos aplicativos e outros conteúdos. Não é rara a expiração da memória, o que torna o celular incapaz de receber SMS, gravar novos contatos na agenda telefônica e muitas vezes até o impedimento para realizar chamadas.

Eternas aliadas

Agora que já ficou claro o que é memória interna e o que é memória RAM, vamos ao X da questão.

Tanto uma quanto a outra são de imensa importância no dispositivo, e quanto maior for o espaço mais longe de você estarão os problemas de armazenamento e posterior execução. O que acontece entre a memória interna e a memória RAM é uma eterna união. Observe, quando você baixa aplicativos de jogos por exemplo, este conteúdo é salvo na memória interna do seu celular, porém quando você o seleciona para jogar, é a memória RAM que é ativada para executá-lo. Logo ambas memórias são de imensa relevância no smartphone.

Memória Interna Smartphone

Ao escolher um celular para comprar, procure pesquisar os aparelhos com memória RAM e memória interna alta, para que o desempenho do dispositivo seja de fato completo. É relevante mencionar que os melhores smartphones do mercado trazem memória RAM de 3GB — a maior até agora — e memória interna por volta de 4GB a 64GB, valores bem abundantes, para propiciar execução e armazenamento sensacional no smartphone. 

Comentários