SanDisk faz o lançamento do primeiro MicroSD com 200GB

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
30/06/2015 3.454 visualizações comentarios

As empresas cada vez mais têm se afastado de armazenamento expansível em seus dispositivos, característica que fica muito evidente em uma grande quantidade de novos aparelhos que estão chegando ao mercado.

Um bom exemplo de smartphone que abriu mão da oferta de slot para cartões SD foi a Samsung com o lançamento do seu novíssimo Galaxy S6, que sim, possui armazenamento que muitos nem chegarão a completar, neste caso, 32GB.

Samsung Galaxy S6 Blog

Mas mesmo assim, outros tipos de consumidores não deveriam ser deixados de lado, como os que utilizam seus smartphones como único meio de armazenamento de arquivos. Basicamente utilizam seus dispositivos móveis como se fossem um pendrive ou HD externo.

Muitos usuários utilizam seus smartphones como única forma de interação com o mundo hoje em dia. Conversam, assistem, leem, jogam, trabalham, escrevem. Sendo assim, é natural que baixem muitos aplicativos e vídeos/músicas/PDFs/apresentações/fotos.

A evolução dos cartões SD

Nada disto seria tão doloroso se os cartões de memória, ou cartões SD, tivessem continuado com armazenamento vergonhoso e taxas de transferência ridiculamente baixas. Porém, eles evoluíram.

Para se ter uma ideia, em 2003 a Sandisk lançou seu primeiro SD Card com 512MB de armazenamento. Isso mesmo, nem sequer 1GB!

Em setembro do ano passado, a empresa lançou — pasmem! — seu SDXC Card com 512GB de armazenamento. Sim, gigabytes. O maior cartão SD do mundo disponível atualmente com taxas de transferência tão alta. Pois não basta ser espaçoso, deve também ser ágil. Este cartão, por exemplo, foi engenhado com profissionais de vídeo e foto em mente, pois precisam de velocidades de escrita muito altas.

Luzes nele, 200GB em um Micro SD

O destaque fica com o mais recente lançamento da empresa, o SanDisk Ultra 200GB MicroSD Card. O Micro SDXC com maior armazenamento rápido até hoje. São 200GB de espaço para seus vídeos em Full HD, fotos e tudo mais. Com taxas de transferência de 90MB/s é impossível frustrar-se ao passar arquivos pesados para o computador, como acontece com os atuais cartões.

Cartao Sandisk 200GB

O produto já está à venda na Amazon por uma bagatela de 240 dólares (bem menos do que os 399 dólares  imaginados em março, depois dos primeiros anúncios). Mas o amor aos seus arquivos pode justificar a compra, apesar de ainda não sabermos a que preço esta belezura chegará às terras Tupiniquins.

Foi uma conquista para a empresa criadora do cartão, a SanDisk, que depois de um ano do lançamento de seu cartão de 128GB, encontrou um jeito de aumentar em 56% a capacidade de armazenamento do Micro SD. Você dificilmente vai precisar de qualquer outra mídia de armazenamento enquanto tiver esta maravilha em seu smartphone.

Deixe nos comentários o que você acha desta rápida evolução exponencial e até onde você acha que podemos chegar. Será que “somente” até os 2TB imaginados atualmente?

Comentários