Microsoft anuncia Lumia 550: belo, potente e barato

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
07/10/2015 14.650 visualizações comentarios

Quem disse que os grandes eventos só trazem aparelhos high-end? A Microsoft anunciou os seus grandes, mas também deu espaço para o seu novo top de entrada, o Lumia 550.

O dispositivo de 4.7 polegadas deverá substituir o Lumia 640 e Lumia 640 XL como aparelho de entrada em países em desenvolvimento.

Microsoft anuncia Lumia 550: belo, potente e barato

O 550 será familiar para qualquer um que tenha acompanhado os tweets do Evan Blass da semana passada, onde mostrou algumas novidades fresquinhas a respeito do dispositivo, ou as imagens que vazaram no Facebook durante a mesma semana, mostrando quais seriam as especificações do produto.

Evan Blass Lumia 550

Sem mais delongas, vamos dar uma olhada no que nos aguarda.

Design

Nenhuma surpresa até aqui, o 550 exala design da linha Lumia. Seu rosto é dominado pelo painel frontal de exibição preto, enfeitado pela câmera frontal e logotipo da marca abaixo dela. Não apresenta botões físicos sobre a tela, pois todos os botões que a linha Lumia apresenta são virtuais, resultando em um visual frontal belo e clean – nada mal.

Microsoft Lumia 550

Na sua traseira encontramos uma tampa de plástico removível com a câmera principal em sua parte superior e um flash LED. Em termos de botões, conta com o clássico liga/desliga e a tecla de volume. Em resumo, o seu design transparece simplicidade e conforto.

Tela

O Lumia 550 conta com um display LCD de 4.7 polegadas, resolução de 720 x 1280 pixels e cerca de 314 pixels por polegada. Nada mal para um smartphone de entrada, é até impressionante ver características desse nível por um preço tão baixo. Em termos de proporção tela-corpo, o usuário não conta com visualização imersiva, causa esta, talvez, devido a borda que ‘abraça’ todo o contorno da tela.

Tela Lumia 550

Ela ainda é protegida pelo vidro Gorilla Glass 3 e possui ótima nitidez, completada pelas suas cores de alta fidelidade.

Processador e Memória

Pelo fato de ser um smartphone barato, era previsível que a maior parte dos cortes fossem feitos bem aqui, no seu hardware. Equipado com o mínimo, o Lumia 550 tem um processador Snapdragon 210 com quatro núcleos de 1.1GHz sobre o seu capô, emparelhado com um Adreno 304 GPU, e 1GB de memória RAM. Certamente não é o melhor que há por aí, mas poderá realizar bem as tarefas básicas, principalmente graças ao seu sistema operacional, o Windows 10 Mobile.

Já no quesito espaço, ele vem com apenas 8GB de memória interna compartilhada com sistema operacional e por aí vai. O lado bom é que ele também possui slot para cartão externo microSD com capacidade de até 200GB.

Especificações Lumia 550

Interface e funcionalidade

O Windows está de volta e com força total, atualizando Cortana e trazendo atualizações para o menu de configurações, aplicativos de calendário, Microsoft Edge substituindo o Explorer e os aplicativos Office para o escritório. Já a sua interface não é composta por ícones. Nele você será saudado pela interface maestra da Windows, estilo tipo “telhas” que se encaixam uma nas outras e que são completamente redimensionáveis.

Office Lumia 550

Em sua interface tudo é grande e bem explicado, o que agrada a leitura e facilita o seu uso. Simples e funcional.

Câmera

O Lumia 550 tem uma câmera de 5MP com abertura F2.4 como arma principal. Não é uma potência surpreendente, a gente sabe. Mas mesmo assim, não podemos levar em consideração, afinal de contas o seu preço é relativamente baixo. Como é sabido, as câmeras presentes nos smartphones Lumia, geralmente, são de grande agrado e aqui não foi diferente. Boa iluminação, rica em detalhes e precisão no disparo. É capaz de gravar vídeos a 720p @ 30 fps e possui suporte para autofoco contínuo.

Câmera Lumia 550

Já sua câmera frontal é de 2MP, qualidade mais do que suficiente para brincar com selfies e atualizar o perfil das suas redes sociais. Ainda é possível fazer chamadas de vídeo e sua qualidade é de bom agrado.

Preço e data de lançamento

O Lumia 550 dará às boas-vindas ao mercado em dezembro, não sabemos se essa data também é válida para o Brasil, mas lá fora ele custará US$ 139. Este é o Windows Mobile mais barato até então, perfeito para quem procura economia e simplicidade – mas mesmo assim você não deixa de possuir ótimos recursos com ele em mão.

Preço Lumia 550

Mas e aí, você compraria o 550? Qual sua opinião perante smartphones com Windows? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte(s): Phone Arena, The Verge, GSM Arena, TechTudo.

Comentários