MWC 2016: Deem boas-vindas aos monstruosos Galaxy S7 e S7 Edge

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
23/02/2016 8.076 visualizações comentarios

No dia 21 (domingo), Barcelona foi o palco de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, a Mobile World Congress 2016. Nela, empresas como LG, Sony e Samsung deram vida a seus novos dispositivos, apresentando-os de uma vez por todas para o público que os assistia atenciosamente.

Porém, o grande destaque dessa matéria irá para a nova linha de smartphones da sul-coreana Samsung: o S7 com tela de 5.1 polegadas e seu irmão maior, o S7 Edge, com 5.5 polegadas e bordas curvas na frente e atrás.

MWC 2016: Deem boas-vindas aos monstruosos Galaxy S7 e S7 Edge

Antes de começar, é válido lembrar que informações a respeito de data de lançamento e preço dos dispositivos ainda não foram reveladas. Assim que houver manifestação em torno destas questões voltaremos a falar sobre.

Mobile World Congress 2016 Galaxy S7

Câmera menor e com resultados ainda melhores

Começando pela câmera, a Samsung abandonou a corrida por pixels e resolveu dar alguns passos para trás neste quesito, abrindo mão de seus 16MP e adotando 12MP. Tal mudança não significa regressão, visto que quantidade de megapixels influência somente no tamanho da imagem e não na qualidade em si. Além disso, a nova câmera veio muito mais madura e com desempenho ainda mais surpreendente do que visto até então.

A Samsung aderiu ao duplo Pixel, uma tecnologia que permite melhor e mais rápida focagem automática. De modo mais simplificado, podemos dizer que todos os pixels da câmera são utilizados na hora de focar a cena, ao contrário do S6 que utilizava somente 0,78 por cento dos pixels na câmera. O resultado você confere no vídeo abaixo:

E para ficar melhor, no S7 os pixels são maiores (1,4 micron) e o sensor de câmera tem abertura de f/1.7 que garante registros mais precisos e com melhor captação de luz em ambientes com pouca luz. O módulo de câmera foi reduzido permitindo que boa parte do relevo fosse retirada, permanecendo mínimos 0,46 milímetros. Já a câmera frontal conta com 5MP e garante fotos ainda mais brilhantes.

MicroSD: Sim, ele voltou!

Na sua versão antecessora, o Galaxy S6, muitos erros foram cometidos, como a retirada do slot para cartão microSD que deixou inúmeros usuários insatisfeitos. Cientes do seu erro e prontos para melhorias, a Samsung retornou com a tecnologia na nova versão garantindo suporte para até 200GB. 

MicroSD Samsung Galaxy S7

Dependendo da região, o dispositivo poderá vir com um slot híbrido, que poderá ser utilizado tanto para deixá-lo dual sim como para expandir sua memória – o que é um incômodo, pois ou é dual SIM ou é expansível.

E já que estamos falando de memória, o dispositivo poderá ser adquirido em duas diferentes versões: com 32 ou 64GB de memória. Já a memória RAM que irá cuidar dos múltiplos processos conta com 4GB.

Bateria não removível e retorno do certificado à prova d’água

É realmente impossível achar um smartphone que nos agrade do começo ao fim e um dos quesitos que não tem agradado muito é o fato da bateria ser não removível, impedindo o usuário de usar baterias reservas. Mas fora isso, suas capacidades são de grande valor, sendo 3.000 mAh para a versão normal e 3.600 mAh para a versão curva. Ambos também possuem suporte para carregamento rápido e podem utilizar carregadores com ou sem fio, levando 130 minutos e 150 minutos para esta última modalidade.

Uma das características que também fizeram muita falta foi a blindagem contra àgua, presente até a versão 5 da família S. Já no S7 o certificado IP68 retorna, garantindo que o aparelho mantenha-se submerso por até 30 minutos a cerca de 1.5 metros. Com o retorno deste recurso, volta também a capacidade de tirar fotos embaixo d’água.

Água Galaxy S7 Edge

Design aprimorado

Outro aspecto bastante criticado na versão anterior foi o design que deixou a desejar no quesito pegada/ergonomia. O S6 é um aparelho um pouco estranho de se ter na mão e parece que você não tem segurança ao manuseá-lo. Já nesta nova versão essa característica foi fortemente trabalhada e lhe concedeu curvas ergonômicas que melhoraram e muito a ação do usuário sobre o smartphone.

Design Samsung Galaxy S7

A Samsung também melhorou no design de vidro e metal. Suas bordas são arredondadas e possuem vidro 3D tanto na parte de trás como da frente. Dá pra ver que a Sammy tem se dedicado bastante nesse projeto para reverter todos os aspectos negativos da versão anterior.

Desempenho e conexões

O Galaxy S7 e o S7 Edge poderão vir tanto com processador Exynos 8890 (oito núcleos com clock máximo de 2,3 GHz) ou Qualcomm Snapdragon 820 SoC (com 2,15 GHz e quatro núcleos). Ambas as CPUs são de 64 bits e atuam em 14 nm. A Samsung divulgou uma melhora de 30% em termos de processamento e 60% na parte gráfica em comparação ao Galaxy S6.

A conexão 4G de categoria 9 (até 450mbps de velocidade) é suportada logo de cara, bem como qualquer outro tipo de conectividade esperado de um top de linha (bom, exceto pela porta USB Type-C).

Já na parte de jogos...

Quem se aproveitou da maior potência do dispositivo foi a nova API Vulcan para jogos, introduzida no Android 6.0. A nova API oferece maior fidelidade para gráficos e jogos móveis. Já a Samsung está adicionando um par de suas próprias ferramentas a fim de melhorar ainda mais a experiência dentro de jogos. Uma delas é o Game Tools, que permite o usuário gravar, pausar e até mesmo tirar screenshots durante sua partida.

Game Tools Samsung Galaxy S7

E para melhorar a vida útil da bateria e também o resfriamento, o visual dos jogos podem ser personalizados através do Game Tuner, um aplicativo já oferecido pela própria companhia e pronto para ser utilizado de forma gratuita.

Always On

Ambas as telas Quad HD Super AMOLED dos dispositivos exibem o recurso Always On. Uma funcionalidade que mostra a todo o momento dados na tela, como hora, tempo, notificações e eventos de calendário. O recurso promete consumir apenas 1% de bateria por hora e, para economizar, desliga essa funcionalidade quando posto dentro de uma bolsa ou bolsos.

Always On Samsung Galaxy S7

A tecnologia suporta temas de terceiro que poderão ser baixados a partir da loja de temas, personalizando completamente o recurso conforme a preferência do usuário.

Borda do S7 Edge com maior funcionalidade

No Galaxy S6 Edge, a proposta de uma tela curvada impressionou por algum momento mas logo ficou evidente que sua utilidade não era tão fantástica assim. Agora, no novo emblemático curvo, a Samsung acrescentou diversas novas telas com maiores funções, sendo alguns provenientes de terceiros.

Aplicativos Edge S7 Samsung

Você pode personalizar a borda completamente e ainda poderá criar atalhos de forma prática que facilitarão sua vida no dia a dia. Podemos dar como exemplo você que costuma enviar muitos e-mails para alguém em específico, podendo automatizar essa ação por meio de um atalho que abre automaticamente o seu e-mail com as informações do destinatário já preenchidas.

Outra novidade não tão atraente é a parceria com o Yahoo, que mostra na borda dos dispositivos informações sobre esportes, notícias, entre outras opções.

Entre os recursos que permaneceram está a dança de luzes que acontece quando algum dos seus contatos preferidos liga para você.

Especificações técnicas

Especificações Galaxy S7 Edge

Ele está incrível, não é mesmo? Mas será que tem força o suficiente para derrubar o novo lançamento da LG, com o G5, e o futuro iPhone 7?

Deixe sua opinião nos comentários abaixo. Ela é de suma importância para nós.

Fonte(s): GSMArena, TechTudo, SamMobile.

Comentários